Seja Audacity na criação de Podcasts: a união do software livre e da Web 2.0 no ensino de língua estrangeira

Autores

  • Vanessa Cristiane Rodrigues Bohn Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.2.1.26-33

Resumo

Web 2.0 e software livre são termos ainda novos para os professores de língua estrangeira. Com essa nova fase na rede mundial de computadores, a participação dos internautas tornou-se mais interativa e dinâmica. Partindo da idéia colaborativa, o presente artigo tem por finalidade apresentar a ferramenta Podcasting e o Software de edição de áudio Audacity na criação de material didático no ensino de língua estrangeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Cristiane Rodrigues Bohn, Universidade Federal de Minas Gerais

Menstranda do Programa de Pós Graduação em Estudos Linguisticos na àrea de Linguistica Aplicada. Linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia.

Referências

ARAÚJO, J. C. O que o meu aluno faz nesse tal de Orkut? Vida & Educação. Fortaleza: Brasil Tropical, 2006a, p. 29-32. Disponível em http://www.julioaraujo.com/download/o_que_o_meu_aluno_faz_nesse_tal_de_orkut.pdf. Último acesso: 30 de junho de 2009.

COSCARELLI, C. V. O uso da informática como instrumento de ensino-aprendizagem. Presença Pedagógica. Belo Horizonte, mar./abr., 1998, p.36-45. Disponível em http://bbs.metalink.com.br/~lcoscarelli/PrespedMM.pdf. Último acesso: 4 de julho de 2009.

LÉVY, Pierre: "A inteligência coletiva". São Paulo: ed. Loyola, 1998

MANNING, S. The promise of Podcasting. Pointers Nº 1 vol. 2 outono de 2009 http://www.textolivre.net 31 and clickers. Vol. 6 (2). (2005). [Online]; disponível em www.ion.uillinois.edu/resources/pointersclickers/200503. Último acesso em 04 de julho de 2009.

MATTAR, João; VALENTE, Carlos. Second Life e Web 2.0 na Educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec, 2007.

MORAN, José Manuel. Como utilizar as tecnologias na escola. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Papirus, 2007, p. 101-111. Acesso em: 03 de julho 2008:

http://www.eca.usp.br/prof/moran/textos.htm.

MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos e BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 12ª ed. Campinas: Papirus, 2006, p.12-17 Acesso em: 03 de julho 2008: http://www.eca.usp.br/prof/moran/textos.htm.

MOURA, Adelina e CARVALHO, Ana Amélia A. Podcast: Potencialidades na educação. Prisma.com. Disponível em: http://prisma.cetac.up.pt/artigospdf/5_adelina_moura_e_ana_amelia_carvalho_prisma.pdf. Acesso em: 5 de novembro 2008.

OLIVEIRA, A. S. & CARDOSO, E. L. (2009). Novas Perspectivas no Ensino da Língua Inglesa: Blogues e Podcasts. In Educação, Formação & Tecnologias; vol.2 (1); pp. 87-101, Maio de 2009, disponível em http://eft.educom.pt.

O’REILLY, Tim. What is Web 2.0? Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software. Acesso em: 03 de novembro 2008: http://www.oreilly.com/pub/a/oreilly/tim/news/2005/09/30/what-is-web-20.html.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica (submetido à publicação) 2008.

______________. A www e o ensino de Inglês. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada. v. 1, n1, 2001.p.93-116 Disponível em http://www.veramenezes.com/www.htm. Último acesso: 27 de junho de 2009.

PALLOF, Rena M. Pratt, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Trad. Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SOUZA, S. A.; MARTINS, C. B. M. J. . Exemplos de usos do podcasting no ensino de línguas estrangeiras. In: XV EPLE - Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná, 2007, Curitiba. Anais XV EPLE - Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná Línguas: culturas, diversidade, integração. Curitiba: Gráfica e Editora Lastro, 2007. p. 220-228. Disponível em: http://www.apliepar.com.br/site/anais_eple2007/artigos/19_shirley.pdf.

Portal do Software Livre: http://www.softwarelivre.gov.br/

Downloads

Publicado

2009-06-22

Como Citar

BOHN, V. C. R. Seja Audacity na criação de Podcasts: a união do software livre e da Web 2.0 no ensino de língua estrangeira. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 2, n. 1, p. 26–33, 2009. DOI: 10.17851/1983-3652.2.1.26-33. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16557. Acesso em: 12 ago. 2022.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia