Seja Audacity na criação de Podcasts: a união do software livre e da Web 2.0 no ensino de língua estrangeira
DOI :
https://doi.org/10.17851/1983-3652.2.1.26-33Résumé
Web 2.0 e software livre são termos ainda novos para os professores de língua estrangeira. Com essa nova fase na rede mundial de computadores, a participação dos internautas tornou-se mais interativa e dinâmica. Partindo da idéia colaborativa, o presente artigo tem por finalidade apresentar a ferramenta Podcasting e o Software de edição de áudio Audacity na criação de material didático no ensino de língua estrangeira.Téléchargements
Références
ARAÚJO, J. C. O que o meu aluno faz nesse tal de Orkut? Vida & Educação. Fortaleza: Brasil Tropical, 2006a, p. 29-32. Disponível em http://www.julioaraujo.com/download/o_que_o_meu_aluno_faz_nesse_tal_de_orkut.pdf. Último acesso: 30 de junho de 2009.
COSCARELLI, C. V. O uso da informática como instrumento de ensino-aprendizagem. Presença Pedagógica. Belo Horizonte, mar./abr., 1998, p.36-45. Disponível em http://bbs.metalink.com.br/~lcoscarelli/PrespedMM.pdf. Último acesso: 4 de julho de 2009.
LÉVY, Pierre: "A inteligência coletiva". São Paulo: ed. Loyola, 1998
MANNING, S. The promise of Podcasting. Pointers Nº 1 vol. 2 outono de 2009 http://www.textolivre.net 31 and clickers. Vol. 6 (2). (2005). [Online]; disponível em www.ion.uillinois.edu/resources/pointersclickers/200503. Último acesso em 04 de julho de 2009.
MATTAR, João; VALENTE, Carlos. Second Life e Web 2.0 na Educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec, 2007.
MORAN, José Manuel. Como utilizar as tecnologias na escola. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Papirus, 2007, p. 101-111. Acesso em: 03 de julho 2008:
http://www.eca.usp.br/prof/moran/textos.htm.
MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos e BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 12ª ed. Campinas: Papirus, 2006, p.12-17 Acesso em: 03 de julho 2008: http://www.eca.usp.br/prof/moran/textos.htm.
MOURA, Adelina e CARVALHO, Ana Amélia A. Podcast: Potencialidades na educação. Prisma.com. Disponível em: http://prisma.cetac.up.pt/artigospdf/5_adelina_moura_e_ana_amelia_carvalho_prisma.pdf. Acesso em: 5 de novembro 2008.
OLIVEIRA, A. S. & CARDOSO, E. L. (2009). Novas Perspectivas no Ensino da Língua Inglesa: Blogues e Podcasts. In Educação, Formação & Tecnologias; vol.2 (1); pp. 87-101, Maio de 2009, disponível em http://eft.educom.pt.
O’REILLY, Tim. What is Web 2.0? Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software. Acesso em: 03 de novembro 2008: http://www.oreilly.com/pub/a/oreilly/tim/news/2005/09/30/what-is-web-20.html.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica (submetido à publicação) 2008.
______________. A www e o ensino de Inglês. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada. v. 1, n1, 2001.p.93-116 Disponível em http://www.veramenezes.com/www.htm. Último acesso: 27 de junho de 2009.
PALLOF, Rena M. Pratt, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Trad. Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SOUZA, S. A.; MARTINS, C. B. M. J. . Exemplos de usos do podcasting no ensino de línguas estrangeiras. In: XV EPLE - Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná, 2007, Curitiba. Anais XV EPLE - Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná Línguas: culturas, diversidade, integração. Curitiba: Gráfica e Editora Lastro, 2007. p. 220-228. Disponível em: http://www.apliepar.com.br/site/anais_eple2007/artigos/19_shirley.pdf.
Portal do Software Livre: http://www.softwarelivre.gov.br/
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Il s'agit d'un article en libre accès qui permet une utilisation, une distribution et une reproduction sans restriction sur n'importe quel support tant que l'article original est correctement cité.