Concepção de linguagem na transposição do conhecimento científico para material didático da EAD/UNITINS
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.3.1.12-19Palavras-chave:
Linguagem. Interação. Material impresso. Sistema EaD/UNITINS.Resumo
Este texto tem o objetivo de discutir como é produzido o conhecimento público a partir do conhecimento científico pelos professores-autores do curso de Administração do sistema EaD/Unitins. Para isso, serão consideradas as multirreferências observadas pelo professor-autor na elaboração dos conteúdos e como é feita a escolha da vertente teórica a ser desenvolvida. A análise dos discursos, do conhecimento da ciência sobre o conhecimento possibilitará o entendimento desses aspectos ideológicos.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Yara Rondon Guasque. Telepresença: interação e interfaces. São Paulo: Educ/Fapesp, 2005.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Trad. Vera Frateschi. São Paulo: Hucitec, 2002.
BLOOM, Harold. Onde encontrar sabedoria? Trad. José Roberto O’Shea. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
FRÓES BURNHAM, Teresinha. Complexidade, multirreferencialidade, subjetividade: três referências polêmicas para a compreensão do currículo escolar. Barbosa, Joaquim Gonçalves (org.). In: Reflexões em torno da multirreferencialidade. São Carlos: EdUFSCar, 1998, p. 35-55.
FRÓES BURNHAM, Teresinha. Análise Contrastiva: memória da construção de uma metodologia para investigar a tradução de conhecimento científico em conhecimento público. In: DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação. V 3, n.3 jun/2002, disponível em: http://www.dgz.org.br/jun02/Art_05.htm. Acesso em: 12 de set. 2006.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1996.
HESSEN, Johanes. Filosofia dos valores. Coimbra: Almedina, 2001.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 6 ed. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2002.
NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução: Lúcia Pereira de Souza. São Paulo: Triom, 1999.
OLIVEIRA NETTO, Alvim Antonio de. Novas tecnologias & Universidade: da didática tradicionalista à inteligência artificial: desafios e armadilhas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2005.
PETERS, Oto. Didática do ensino a distância. São Leopoldo-RS: Unisinos, 2003.
PRETTO, Nelson de Luca (Org). Tecnologia e novas educações. Coleção Educação, comunicação e tecnologia. Salvador: EDUFBA, 2005.
ROWNTREE Derek. Teaching Through Self-Instruction. How to Develop Open Learning Material. London: Kogan Page, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.