Concepção de linguagem na transposição do conhecimento científico para material didático da EAD/UNITINS
DOI :
https://doi.org/10.17851/1983-3652.3.1.12-19Mots-clés :
Linguagem. Interação. Material impresso. Sistema EaD/UNITINS.Résumé
Este texto tem o objetivo de discutir como é produzido o conhecimento público a partir do conhecimento científico pelos professores-autores do curso de Administração do sistema EaD/Unitins. Para isso, serão consideradas as multirreferências observadas pelo professor-autor na elaboração dos conteúdos e como é feita a escolha da vertente teórica a ser desenvolvida. A análise dos discursos, do conhecimento da ciência sobre o conhecimento possibilitará o entendimento desses aspectos ideológicos.
Téléchargements
Références
ARAÚJO, Yara Rondon Guasque. Telepresença: interação e interfaces. São Paulo: Educ/Fapesp, 2005.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Trad. Vera Frateschi. São Paulo: Hucitec, 2002.
BLOOM, Harold. Onde encontrar sabedoria? Trad. José Roberto O’Shea. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
FRÓES BURNHAM, Teresinha. Complexidade, multirreferencialidade, subjetividade: três referências polêmicas para a compreensão do currículo escolar. Barbosa, Joaquim Gonçalves (org.). In: Reflexões em torno da multirreferencialidade. São Carlos: EdUFSCar, 1998, p. 35-55.
FRÓES BURNHAM, Teresinha. Análise Contrastiva: memória da construção de uma metodologia para investigar a tradução de conhecimento científico em conhecimento público. In: DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação. V 3, n.3 jun/2002, disponível em: http://www.dgz.org.br/jun02/Art_05.htm. Acesso em: 12 de set. 2006.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1996.
HESSEN, Johanes. Filosofia dos valores. Coimbra: Almedina, 2001.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 6 ed. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2002.
NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução: Lúcia Pereira de Souza. São Paulo: Triom, 1999.
OLIVEIRA NETTO, Alvim Antonio de. Novas tecnologias & Universidade: da didática tradicionalista à inteligência artificial: desafios e armadilhas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2005.
PETERS, Oto. Didática do ensino a distância. São Leopoldo-RS: Unisinos, 2003.
PRETTO, Nelson de Luca (Org). Tecnologia e novas educações. Coleção Educação, comunicação e tecnologia. Salvador: EDUFBA, 2005.
ROWNTREE Derek. Teaching Through Self-Instruction. How to Develop Open Learning Material. London: Kogan Page, 1996.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Il s'agit d'un article en libre accès qui permet une utilisation, une distribution et une reproduction sans restriction sur n'importe quel support tant que l'article original est correctement cité.