Cerceamento ou acessibilidade: uma discussão sobre a documentação em software livre
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.3.2.25-32Palavras-chave:
Software livre. Documentação. Linguagem e poder.Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir sobre a importância de se conceber uma documentação em software livre adequada ao público usuário. Partindo do pressuposto de que a linguagem reflete um poder e de que a filosofia do software livre está baseada na liberdade – não podendo, portanto, cercear a acessibilidade do usuário –, propõe-se uma discussão sobre como uma documentação – ferramenta importante para divulgação e utilização do software – pode dirimir dúvidas ou, por outro lado, afastar potenciais usuários, já que os mesmos podem não ter acesso ao tipo de linguagem refletida, por exemplo, em determinados termos utilizados.
Referências
BAGNO, Marcos. A norma oculta: língua & poder na sociedade brasileira. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
CHARADEAU, Patrick. Uma teoria dos sujeitos da linguagem. Tradução Ida Lúcia Machado et al. In: MARI, Hugo et al. (org). Análise do discurso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: NAD/FALE – UFMG, 2001, p. 23-38.
FSF (América Latina). Fundação Software Livre América Latina. Liberdades essenciais do Software Livre. 2010. Disponível em: http://www.fsfla.org/svnwiki/. Acesso em: 04 abr. 2010.
GNERRE, Maurizio. Linguagem, escrita e poder. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
MATTE, Ana Cristina Fricke. Uma definição informal de documentação: análise semiótica. Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 2, nº 1, p. 1-16, 2008. Disponível em: http://www.textolivre.net/revista/index.php/TextoLivre/article/viewFile/12/13. Acesso em: 04 abr. 2010.
SILVA, Jomar. Os padrões e o controle da comunicação. In: SILVEIRA, Sergio Amadeu da. (org.). Cidadania e redes digitais. Citizenship and digital networks. Vários tradutores. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil: Maracá – Educação e Tecnologias, 2010, p. 235-243.
SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Software livre: a luta pela liberdade do conhecimento. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo (Coleção Brasil Urgente), 2004.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.