Linguagem, tecnologia e dança: o “corpotecnológico”

Autores

  • Siane Paula de Araújo CEFETMG-UFMG

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.3.2.45-52

Palavras-chave:

Dança. Linguagem. Corpo. Tecnologia.

Resumo

Pretendemos estabelecer um diálogo entre a Linguagem, a Tecnologia e a Dança sob o viés da possível concepção de “corpotecnológico" que surge a partir de nossas análises e reflexões sobre a elaboração e difusão do último vídeo documentário de dança do Grupo Dança 1, intitulado “Dança ao Pé da Letra”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Siane Paula de Araújo, CEFETMG-UFMG

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do CEFETMG atuando na linha de pesquisa I: Discurso, Cultura e Tecnologia, no Grupo de Pesquisa Discurso, Cultura e Poesia e no Núcleo Corpo, Movimento e Tecnologia: Experimentações em Dança. Também participa do Grupo de Pesquisa Concepçoes Contemporâneas em Dança do PRODAEX-UFMG.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 4ª Ed, 2003.

BARBA, Eugenio & SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator. São Paulo: Hucitec, UNICAMP, 1995.

BENJAMIN, Walter. Magia, técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1989.

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas. São Paulo: Edusp, 1997.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil platôs. capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

DOMINGUES, Diana. A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: UNESP, 1997.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 21. Ed. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 2005.

http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre Ano: 2010 – Volume: 3 – Número: 2

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis: Ed. Vozes, 2004.

GUATARRI, Félix. As três ecologias. São Paulo: Papirus, 2001.

GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre o sentido: ensaios semióticos. Rio de Janeiro: Vozes, 1975.

GROTOWSKI, Jerzy. Teatro Laboratório. São Paulo: Perspectiva, 1980.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo I. Petrópolis: Vozes: 1986.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo II. Petrópolis: Vozes, 1995.

KATZ, Helena. A dança, pensamento do corpo. In: NOVAES, Adalto. O homem-máquina: a ciência manipula o corpo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

LABAN, R. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.

MACÊDO, Silvana. O animal telepresente. In: Anpap -17° Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas: Panorama da Pesquisa em Artes Visuais, 19 a 23 de agosto de 2008, Florianópolis. Anais. Florianópolis: UDESC, 2008. Disponível em: www.anpap.org.br/anais/2008/artigos/191.pdf. Acesso em 20 de out. 2009.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1971.

PINTO, Álvaro Vieira. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.

SIBILIA, Paula. O homem pós-orgânico: corpo, subjetividade e tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2. Ed., 2003.

VIRILIO, Paul. O espaço crítico. São Paulo. 34 Ed., 2008.

Downloads

Publicado

29-08-2011

Como Citar

ARAÚJO, S. P. de. Linguagem, tecnologia e dança: o “corpotecnológico”. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 3, n. 2, p. 45–52, 2011. DOI: 10.17851/1983-3652.3.2.45-52. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16581. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Semiótica e Tecnologia