A ferramenta Wiki: desafios e contribuições na formação universitária presencial

Autores

  • Andriza Machado Becker Universidade Federal de Santa Maria-RS

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.4.1.55-67

Palavras-chave:

Ferramenta wiki. Formação de professores. Ensino-aprendizagem mediado por TICs.

Resumo

A incorporação crescente das TICs ao processo de ensino-aprendizagem traz novas possibilidades na educação e desafia as práticas pedagógicas. Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma experiência envolvendo o uso da ferramenta wiki em um curso de licenciatura presencial. Considera-se que essa ferramenta contribuiu colaborativamente para a discussão acerca da formação de professores na contemporaneidade, bem como para a familiarização e uso de recursos tecnológicos no ensino.

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Biografia do Autor

Andriza Machado Becker, Universidade Federal de Santa Maria-RS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria-RS - Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Possui Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação e graduação em Letras/Português. Atua desde 2009 como Professora-Tutora no Curso de Letras/Espanhol EAD/UAB/UFSM e desenvolve atividade de ensino, pesquisa e extensão junto ao Grupo Kosmos/UFSM - o qual centra-se na temática dos processos formativos, redes de formação e desenvolvimento profissional mediados por tecnologias.





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Publicado

2011-10-03

Como Citar

BECKER, A. M. A ferramenta Wiki: desafios e contribuições na formação universitária presencial. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 4, n. 1, p. 55–67, 2011. DOI: 10.17851/1983-3652.4.1.55-67. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16588. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

Produção Textual e Tecnologia