A ferramenta Wiki: desafios e contribuições na formação universitária presencial

Autores

  • Andriza Machado Becker Universidade Federal de Santa Maria-RS

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.4.1.55-67

Palavras-chave:

Ferramenta wiki. Formação de professores. Ensino-aprendizagem mediado por TICs.

Resumo

A incorporação crescente das TICs ao processo de ensino-aprendizagem traz novas possibilidades na educação e desafia as práticas pedagógicas. Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma experiência envolvendo o uso da ferramenta wiki em um curso de licenciatura presencial. Considera-se que essa ferramenta contribuiu colaborativamente para a discussão acerca da formação de professores na contemporaneidade, bem como para a familiarização e uso de recursos tecnológicos no ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andriza Machado Becker, Universidade Federal de Santa Maria-RS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria-RS - Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Possui Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação e graduação em Letras/Português. Atua desde 2009 como Professora-Tutora no Curso de Letras/Espanhol EAD/UAB/UFSM e desenvolve atividade de ensino, pesquisa e extensão junto ao Grupo Kosmos/UFSM - o qual centra-se na temática dos processos formativos, redes de formação e desenvolvimento profissional mediados por tecnologias.





Referências

ABEGG, Ilse. Produção colaborativa e diálogo-problematizador mediados pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação Livres. 2009. 184 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

ABDO, Alexandre Hannud. Wiki. In.: SPYER, Juliano (Org.). Para entender a internet: Noções, práticas e desafios da comunicação em rede. 2009, p. 57-58. Disponível em: http://paraentenderainternet.blogspot.com. Acesso em: 18 fev. 2011.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

BRASIL. Portaria n. 4.059, de 13 de dezembro de 2004. Regulamenta a modalidade semipresencial. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 13 dez. 2004.

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf. Acesso em: 25 mai. 2011.

BOHADANA, Estrella.; ROSADO, Luiz Alexandre da Silva. Autoria coletiva na educação: análise da ferramenta wiki para cooperação e colaboração no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. In: Encontro de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação, 5.; 2007, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá, 2007. Disponível em: http://alexandrerosado.net78.net/attachments/004_ETICVAlexandreRosado.pdf. Acesso em: 23 mai. 2011.

CASTRO, Rafael Fonseca de; CARBONI, Simone. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAS) como instrumentos de suporte ao ensino presencial tradicional: um estudo de caso em curso de Pós-Graduação. In.: Congresso de Iniciação Científica, 18.; 2009, Pelotas. Anais eletrônicos. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2009. Disponível em: http://www.ufpel.edu.br/cic/2009/cd/pdf/CH/CH_00990.pdf. Acesso em: 20 out. 2011.

DELGADO, Laura Maria Miranda; HAGUENAUER, Cristina Jasbinschek. Uso da Plataforma Moodle no Apoio ao Ensino Presencial: Um Estudo de Caso. Revista Educa Online, Rio de Janeiro, UFRJ, v. 4, n. 1, jan/abril de 2010.

DIAS, Simone Regina. Reflexão sobre a Lingu@guem na Educação a Distância. In.: MELO, Maria Taís de; CARVALHO NETO, Cassiano Zeferino de; SPANHOL, Fernando José (Orgs.). Hipermídias: interfaces digitais em EAD. São Paulo: Laborciência, 2009. p. 25-39.

GOMES, Mayra Rodrigues. A ferramenta wiki: uma experiência pedagógica. Revista Eca XII, São Paulo, USP, 8 jul. 2007.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza (Coleção questões da nossa época) – 6 ed. São Paulo: Cortez: 2006.

LÉVY, Pierre. Educação e cybercultura. São Paulo: Editora 34, 1998.

LITTO, Frederic. Aprendizagem a distância. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

MOODLE. Disponível em: http://moodle.org. Acesso em: 21 jul. 2011.

MORAN, José Manuel. Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias. Revista Interações, São Paulo, v. 5, n.9, p. 57- 72, 2000.

_______. O que é educação a distância. 2002. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm. Acesso em: 02 nov. 2010.

_______. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 4 ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

NEDER, Maria Lúcia Cavalli. A formação do professor a distância: desafios e inovações na direção de uma prática transformadora. Cuiabá: EdUFMT, 2009.

PRIMO, Alex. Hipertexto cooperativo: uma análise da escrita coletiva a partir dos blogs e Wikipédia. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 22, pp. 71-89, 2003.

PORTAL DO PROFESSOR. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html. Acesso em: 22 set. 2010.

WIKI DA ESCOLA BR. Disponível em: http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=P%C3%A1gina_principal. Acesso em: 22 set. 2010.

Downloads

Publicado

03-10-2011

Como Citar

BECKER, A. M. A ferramenta Wiki: desafios e contribuições na formação universitária presencial. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 4, n. 1, p. 55–67, 2011. DOI: 10.17851/1983-3652.4.1.55-67. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16588. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Produção Textual e Tecnologia