A ferramenta Wiki: desafios e contribuições na formação universitária presencial
DOI :
https://doi.org/10.17851/1983-3652.4.1.55-67Mots-clés :
Ferramenta wiki. Formação de professores. Ensino-aprendizagem mediado por TICs.Résumé
A incorporação crescente das TICs ao processo de ensino-aprendizagem traz novas possibilidades na educação e desafia as práticas pedagógicas. Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma experiência envolvendo o uso da ferramenta wiki em um curso de licenciatura presencial. Considera-se que essa ferramenta contribuiu colaborativamente para a discussão acerca da formação de professores na contemporaneidade, bem como para a familiarização e uso de recursos tecnológicos no ensino.
Téléchargements
Références
ABEGG, Ilse. Produção colaborativa e diálogo-problematizador mediados pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação Livres. 2009. 184 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
ABDO, Alexandre Hannud. Wiki. In.: SPYER, Juliano (Org.). Para entender a internet: Noções, práticas e desafios da comunicação em rede. 2009, p. 57-58. Disponível em: http://paraentenderainternet.blogspot.com. Acesso em: 18 fev. 2011.
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
BRASIL. Portaria n. 4.059, de 13 de dezembro de 2004. Regulamenta a modalidade semipresencial. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 13 dez. 2004.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf. Acesso em: 25 mai. 2011.
BOHADANA, Estrella.; ROSADO, Luiz Alexandre da Silva. Autoria coletiva na educação: análise da ferramenta wiki para cooperação e colaboração no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. In: Encontro de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação, 5.; 2007, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá, 2007. Disponível em: http://alexandrerosado.net78.net/attachments/004_ETICVAlexandreRosado.pdf. Acesso em: 23 mai. 2011.
CASTRO, Rafael Fonseca de; CARBONI, Simone. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAS) como instrumentos de suporte ao ensino presencial tradicional: um estudo de caso em curso de Pós-Graduação. In.: Congresso de Iniciação Científica, 18.; 2009, Pelotas. Anais eletrônicos. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2009. Disponível em: http://www.ufpel.edu.br/cic/2009/cd/pdf/CH/CH_00990.pdf. Acesso em: 20 out. 2011.
DELGADO, Laura Maria Miranda; HAGUENAUER, Cristina Jasbinschek. Uso da Plataforma Moodle no Apoio ao Ensino Presencial: Um Estudo de Caso. Revista Educa Online, Rio de Janeiro, UFRJ, v. 4, n. 1, jan/abril de 2010.
DIAS, Simone Regina. Reflexão sobre a Lingu@guem na Educação a Distância. In.: MELO, Maria Taís de; CARVALHO NETO, Cassiano Zeferino de; SPANHOL, Fernando José (Orgs.). Hipermídias: interfaces digitais em EAD. São Paulo: Laborciência, 2009. p. 25-39.
GOMES, Mayra Rodrigues. A ferramenta wiki: uma experiência pedagógica. Revista Eca XII, São Paulo, USP, 8 jul. 2007.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza (Coleção questões da nossa época) – 6 ed. São Paulo: Cortez: 2006.
LÉVY, Pierre. Educação e cybercultura. São Paulo: Editora 34, 1998.
LITTO, Frederic. Aprendizagem a distância. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.
MOODLE. Disponível em: http://moodle.org. Acesso em: 21 jul. 2011.
MORAN, José Manuel. Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias. Revista Interações, São Paulo, v. 5, n.9, p. 57- 72, 2000.
_______. O que é educação a distância. 2002. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm. Acesso em: 02 nov. 2010.
_______. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 4 ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
NEDER, Maria Lúcia Cavalli. A formação do professor a distância: desafios e inovações na direção de uma prática transformadora. Cuiabá: EdUFMT, 2009.
PRIMO, Alex. Hipertexto cooperativo: uma análise da escrita coletiva a partir dos blogs e Wikipédia. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 22, pp. 71-89, 2003.
PORTAL DO PROFESSOR. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html. Acesso em: 22 set. 2010.
WIKI DA ESCOLA BR. Disponível em: http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=P%C3%A1gina_principal. Acesso em: 22 set. 2010.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Il s'agit d'un article en libre accès qui permet une utilisation, une distribution et une reproduction sans restriction sur n'importe quel support tant que l'article original est correctement cité.