O uso do CMS Joomla e suas ferramentas hipertextuais na produção de sites educativos e de material didático online

Autores

  • Marcos Antônio Pereira Coelho UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE (Darcy Ribeiro)
  • Fabiana Aguiar de Miranda UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE
  • Jeferson Cabral Azevedo UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE
  • Joyce Vieira Fettermann UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE
  • Carlos Henrique de Souza Medeiros UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE
  • Daniella Costantini das Chagas Ribeiro UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.4.2.38-46

Palavras-chave:

Gestão de conteúdo. Joomla. Hipertexto. Material didático.

Resumo

 

Anecessidade de atualização dos conteúdos, os preços relativamente baixos dos provedores de acesso, dentre outros fatores, fazem com que, cada vez mais, empresas, escolas e outras instituições tenham os eu espaço na web. Uma escola que produza e disponibilize material com alguma regularidade terá necessidades que vão além de um blog. Seria necessário, então, criar redes de informações onde possam inserir, modificar e consultar os conteúdos com vistas a promover a interação direta com os alunos e a sociedade em geral. O presente artigo tem como objetivo apresentar as ferramentas hipertextuais do Sistema de Gestão de Conteúdos, Joomla,e suas ferramentas hipertextuais que podem ser utilizadas na produção de material didático online.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antônio Pereira Coelho, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE (Darcy Ribeiro)

Mestrando em Cognição e Linguagem, LInha de Pesquisa em Novas Tecnologias, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).Especialista em Designer Instrucional para EAD Virtual na Universidade Federal de Itajubá - MG (2008) e em Docência no Ensino Superior pela Universidade Iguaçu - RJ(2007), Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade do Estado de Minas Gerais - MG (2006). Professor de Gerência de Projetos, Tecnologia da Informação e Comunicação, Multimídia, Programação I e Projeto de Software na Universidade do Estado de Minas Gerais (FAVALE) Unidade Agregada Carangola. Experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Hardware e rede, atuando principalmente nos seguintes temas: Inclusão Digital, Ensino à Distância e Tecnologia da Informação e Comunicação aplicada na Educação

Fabiana Aguiar de Miranda, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE

Mestranda em Cognição e LInguagem (UENF, 2011)Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (2000). Pós-Graduação em Psicopedagogia pela Universidade Candido Mendes,RJ (2005).Mestrando em Cognição e Liguagem pela Universidade Estadual Norte Fluminense-UENF.

Jeferson Cabral Azevedo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE

Mestrando pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2011). MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora Rede Salesiana Macaé (2005 - 2006) - Graduação em Psicologia com Licenciatura, Formação de Psicólogo e Bacharelado. Extensão em Psicologia da Educação e Psicologia Clínica. - Universidade Estácio de Sá Nova Friburgo (2000 2004) - Graduação em Administração de Empresas Universidade Cândido Mendes (1994 1998)

Joyce Vieira Fettermann, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE

Possui graduação em Letras com habilitação para Inglês e especialização em Língua Inglesa pelo Centro Universitário São José (Itaperuna, RJ) e, atualmente, é aluna bolsista do Programa de Mestrado em Cognição e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), em Campos dos Goytacazes, RJ.

Carlos Henrique de Souza Medeiros, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE

Carlos Henrique de Souza Medeiros Doutorado em Comunicação e Midia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro . Mestrado em Educação, pós graduação em gerência de informatica e pós graduação em produção de software- UFJF, Bacharel em Direito, Bacharel Informatica. Professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF. Coordenador do Mestrado Interdisciplinar - PGCL / UENF. Avaliador de cursos do Conselho Estadual de Educação - CEE/RJ, avaliador de cursos e institucional do INEP/MEC. Associado ao CRA/MG, CEAD e a SBC.Já exerceu a função de Diretor Acadêmico / Coordenador de Curso de Sistemas de Informação na UNIVERSO, UNIG e UCB. Tem experiência na área das Ciências Jurídicas ( Direito Informático, Lógica Jurídica, Legislação de Informática), Administração (SiG / Gestão de Processos/ Gestão da Informação, Logística, Marketing e Gestão Empresarial ), Inteligência Coletiva, outras. Autor de vários livros nas áreas de TICs, Educação e Ciberespaço e recentemente o livro Metodologia da Pesquisa : Um guia prático.

Daniella Costantini das Chagas Ribeiro, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE

Possui graduação em Comunicação Social pelo Centro Universitário Fluminense (2008) e mestranda em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense.

Referências

BARCIA, L. M. G. A utilização da plataforma joomla! na escola. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação). Universidade Católica Portuguesa, 2008.

BAX, M. P.; PEREIRA, J. C. Introdução à Gestão de Conteúdos. 3º. Workshop Brasileiro de Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento, 2002, São Paulo. Anais. 1º. Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento.

FILATRO, A. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. Editora Senac. São Paulo, 2004.

KENSKI, V. M. Tecnologias do Ensino Presencial e a Distância. Campinas, SP Papirus, 2003. (Série prática pedagógica).

LÉVY, P. A Inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1998.

LÉVY, P. O que é o virtual? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

LIMA, A. L. A.; RIBEIRO; R. R. CMS: Disponibilidade, praticidade e economia, estudo comparativo Joomla, Drupal e WordPress. Disponível em: http://www.fatecjp.com.br/revista/arted02-003.pdf. Acesso em 02 nov. 2010.

MORAN, José Manuel. Novas Tecnologias, Mediação Pedagógica / José Manuel Moran, Marcos T. Masseto, Marilda Aparecida Behrens – Campinas SP: Papirus, 2000. (Coleção Papirus Educação).

MORAIS, M. C. O Paradigma Emergencial: implicações na formação do professor e nas práticas pedagógicas. Em aberto, Brasília, n.16, abr./jun. 1996. p. 57-69.

RAHMEL, D. Dominando Joomla: do Iniciante ao Profissional. Trad. 2. ed. Rio de Janeiro: Alta Books Editora. 2010

SOUZA, C. H. M.; GOMES, M. L. M. Educação e Ciberespaço. 1. ed. Brasília: Editora Usina de Letras, 2008. 158p.

TRAMULLAS, J. (2005). Herramientas de software libre para la gestión de contenidos.

Hipertext.net, (3). Disponível em: http://www.hipertext.net/web/pag258.htm. Acesso em 08 abr. 2011.

Downloads

Publicado

2011-10-03

Como Citar

COELHO, M. A. P.; DE MIRANDA, F. A.; AZEVEDO, J. C.; FETTERMANN, J. V.; MEDEIROS, C. H. de S.; RIBEIRO, D. C. das C. O uso do CMS Joomla e suas ferramentas hipertextuais na produção de sites educativos e de material didático online. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte-MG, v. 4, n. 2, p. 38–46, 2011. DOI: 10.17851/1983-3652.4.2.38-46. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16595. Acesso em: 31 jul. 2021.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia