Ensino remoto e ressignificação de práticas e papéis na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.24941

Palavras-chave:

Educação, Tecnologias, Crise, Ensino e aprendizagem, COVID-19

Resumo

A pandemia da COVID-19 levou o mundo todo a um período intenso de mudanças e adaptações em todos os setores. No Brasil, a educação passou por transições importantes, nas quais foi necessário, entre outros, transpor o ensino presencial para os ambientes virtuais. Isso, sem aquisição de recursos, treinamento ou planejamento prévio. Essa situação emergencial fez com que escolas regulares privadas e públicas, bem como os órgãos governamentais, se vissem diante da necessidade de repensar o trabalho que vinha sendo realizado, para que os alunos pudessem continuar seus estudos remotamente. Assim, este artigo traz uma discussão em torno do papel das tecnologias na educação em tempo de crise, pensando na necessidade da ressignificação de práticas e papéis no processo de ensino e aprendizagem, em um paralelo com a realidade vivida durante a pandemia da COVID-19 que teve início em 2020, rumo a possíveis contribuições para o cenário educacional no futuro. Realiza-se uma pesquisa qualitativa, com pesquisa bibliográfica, análise de dados recentes sobre a Educação e análise do discurso a partir de elementos da Semiótica Francesa. Conclui-se, destacando a importância de ressignificar os papéis da escola e da família no processo de ensino e aprendizagem, bem como da cooperação entre todos, visando à autonomia e ao protagonismo dos aprendizes na era da informação.

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Biografia do Autor

Joyce Vieira Fettermann, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil

Doutora e Mestra em Cognição e Linguagem (UENF). Especialista em Língua Inglesa e graduada em Letras - Português/Inglês (UniFSJ). Possui qualificação para professores de inglês da Cambridge University - TKT (Teaching Knowledge Test, módulo 1). Foi docente I de Língua Inglesa na rede pública estadual de ensino do Rio de Janeiro (SEEDUC) e Professora Substituta no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES - Campus Cachoeiro de Itapemirim). Atuou também como professora de inglês e coordenadora pedagógica em cursos livres, onde auxiliou em treinamentos de professores, e no curso de Pós-graduação lato-sensu em Letras/Inglês do UniFSJ, com as disciplinas: Compreensão e Produção Oral da Língua Inglesa e Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Línguas Estrangeiras. Membro do Grupo Texto Livre, em que coordenou os Seminários Teóricos Interdisciplinares do Semiotec no primeiro semestre de 2018 e tem colaborado em diversas atividades de pesquisa. Atualmente, é consultora educacional em São Paulo, atuando, principalmente, em produção de materiais didáticos e no desenvolvimento de professores. Possui interesse pelos seguintes temas: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de línguas, Formação de professores, Recursos Educacionais Abertos para o ensino de línguas e Multiletramentos na Escola. 

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Publicado

27-04-2021

Como Citar

FETTERMANN, J. V.; TAMARIZ, A. D. R. . Ensino remoto e ressignificação de práticas e papéis na educação. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 1, p. e24941, 2021. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.24941. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24941. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia

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