Bullying e semiótica: um estudo dos estados de alma dos sujeitos

Autores

  • Marisa Ferreira Aderaldo Universidade Estadual do Ceará, Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.1.34-43

Palavras-chave:

Bullying. Semiótica Francesa. Paixão. Malevolência. Resignação.

Resumo

Neste artigo, a análise se fundamenta no nível narrativo do percurso da produção de sentido e explora o conceito de paixão (LARA e MATTE, 2009) para formular a hipótese de que o agente do bullying pode ser identificado por um perfil patêmico, cuja satisfação ou realização tem como meta estimular a abulia ou ausência de um querer no outro; neste caso, o bulizado. O trabalho analisa uma ocorrência verídica de bullying contra uma pessoa com deficiência visual e aponta para paixões como malevolência, em relação ao bulizador (ou bulidor), e decepção, frustração e resignação, em relação ao bulizado (ou bulido), paixões que são identificadas, intradiscursivamente, nesta reflexão que problematiza o tema do (des)empoderamento da pessoa com deficiência e o bullying.

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Biografia do Autor

Marisa Ferreira Aderaldo, Universidade Estadual do Ceará, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora de Literatura hispanoamericana (UECE), doutoranda em Estudos de Tradução (UFMG)

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Publicado

18-04-2012

Como Citar

ADERALDO, M. F. Bullying e semiótica: um estudo dos estados de alma dos sujeitos. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 5, n. 1, p. 34–43, 2012. DOI: 10.17851/1983-3652.5.1.34-43. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16607. Acesso em: 19 jun. 2024.

Edição

Seção

Análise Semiótica da Comunicação