Bullying e semiótica: um estudo dos estados de alma dos sujeitos

Autores/as

  • Marisa Ferreira Aderaldo Universidade Estadual do Ceará, Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.1.34-43

Palabras clave:

Bullying. Semiótica Francesa. Paixão. Malevolência. Resignação.

Resumen

Neste artigo, a análise se fundamenta no nível narrativo do percurso da produção de sentido e explora o conceito de paixão (LARA e MATTE, 2009) para formular a hipótese de que o agente do bullying pode ser identificado por um perfil patêmico, cuja satisfação ou realização tem como meta estimular a abulia ou ausência de um querer no outro; neste caso, o bulizado. O trabalho analisa uma ocorrência verídica de bullying contra uma pessoa com deficiência visual e aponta para paixões como malevolência, em relação ao bulizador (ou bulidor), e decepção, frustração e resignação, em relação ao bulizado (ou bulido), paixões que são identificadas, intradiscursivamente, nesta reflexão que problematiza o tema do (des)empoderamento da pessoa com deficiência e o bullying.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marisa Ferreira Aderaldo, Universidade Estadual do Ceará, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora de Literatura hispanoamericana (UECE), doutoranda em Estudos de Tradução (UFMG)

Citas

ALVES, R. Concerto para corpo e alma. Campinas: Papirus, 1998.

DICIONÁRIO CALDAS AULETE. Disponível em: http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital. Acesso em: 18 nov. 2011.

FANTE, C.; PEDRA, J. A. Bullying escolar: perguntas e respostas. Porto Alegre: Artmed, 2008.

FIORIN, J. L. Paixões, afetos, emoções e sentimentos. In: Cadernos de Semiótica Aplicada. v. 5, n.2, 2007. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/casa/article/view/541. Acesso em: 18 nov. 2011.

FIORIN, J. L. Semiótica das paixões: O ressentimento. In: Alfa, v. 51, n.1, 2007. Disponível em: http://www.alfa.ibilce.unesp.br/download/v51-1/01-Fiorin.pdf. Acesso em:18 nov.2011.

FONTANILLE, J.; ZILBERBERG, C. Tensão e significação. Tradução de Ivã Carlos Lopes et al. São Paulo: Discurso Editorial:Humanitas/FFLCH/USP, 2001.

FREIRE, P. Pegadogia do oprimido. 48 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

LOPES NETO, A. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. In: Jornal de Pediatria. Rio de Janeiro, 2005, v.81, n.5, p. 164- 172. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/jped/v81n5s0/v81n5Sa06.pdf. Acesso em: 19 nov. 2011.

GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de Semiótica. Tradução de Alceu Dias Lima et al. São Paulo: Contexto, 2008.

LARA, G. M. P.; MATTE, A. C. F. Ensaios de Semiótica: aprendendo com o texto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

LARA, G. M. P.; MATTE, A. C. F. Um panorama da semiótica greimasiana. In: Alfa, v. 53, n.2, 2009a. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/2119. Acesso em: 15 nov. 2011.

RICHARDSON, R. J. (Org.). Exclusão, Inclusão e Diversidade. João Pessoa: Ed. UFPB, 2009.

SANTIAGO, S. A. S. Exclusão e deficiência: primeiras aproximações teóricas. In: RICHARDSON, R. J. (Org.). Exclusão, Inclusão e Diversidade. João Pessoa: Ed. UFPB, 2009. p.113-135.

WITER, R. Sem prova em braile, deficiente visual deixa de fazer o Enem em Rio Grande. In: ClicVestibular, 2011. Disponível em: http://wp.clicrbs.com.br/clicvestibular/2011/10/22/deficiente-visual-e-impedida-de-fazer-provado-enem-em-rio-grande/?topo=77,1,1,,,77. Acesso em: 22 out. 2011.

Publicado

18-04-2012

Cómo citar

ADERALDO, M. F. Bullying e semiótica: um estudo dos estados de alma dos sujeitos. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 5, n. 1, p. 34–43, 2012. DOI: 10.17851/1983-3652.5.1.34-43. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16607. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Análisis semiótico de la comunicación