Bullying e semiótica: um estudo dos estados de alma dos sujeitos

Auteurs

  • Marisa Ferreira Aderaldo Universidade Estadual do Ceará, Universidade Federal de Minas Gerais

DOI :

https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.1.34-43

Mots-clés :

Bullying. Semiótica Francesa. Paixão. Malevolência. Resignação.

Résumé

Neste artigo, a análise se fundamenta no nível narrativo do percurso da produção de sentido e explora o conceito de paixão (LARA e MATTE, 2009) para formular a hipótese de que o agente do bullying pode ser identificado por um perfil patêmico, cuja satisfação ou realização tem como meta estimular a abulia ou ausência de um querer no outro; neste caso, o bulizado. O trabalho analisa uma ocorrência verídica de bullying contra uma pessoa com deficiência visual e aponta para paixões como malevolência, em relação ao bulizador (ou bulidor), e decepção, frustração e resignação, em relação ao bulizado (ou bulido), paixões que são identificadas, intradiscursivamente, nesta reflexão que problematiza o tema do (des)empoderamento da pessoa com deficiência e o bullying.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Marisa Ferreira Aderaldo, Universidade Estadual do Ceará, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora de Literatura hispanoamericana (UECE), doutoranda em Estudos de Tradução (UFMG)

Références

ALVES, R. Concerto para corpo e alma. Campinas: Papirus, 1998.

DICIONÁRIO CALDAS AULETE. Disponível em: http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital. Acesso em: 18 nov. 2011.

FANTE, C.; PEDRA, J. A. Bullying escolar: perguntas e respostas. Porto Alegre: Artmed, 2008.

FIORIN, J. L. Paixões, afetos, emoções e sentimentos. In: Cadernos de Semiótica Aplicada. v. 5, n.2, 2007. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/casa/article/view/541. Acesso em: 18 nov. 2011.

FIORIN, J. L. Semiótica das paixões: O ressentimento. In: Alfa, v. 51, n.1, 2007. Disponível em: http://www.alfa.ibilce.unesp.br/download/v51-1/01-Fiorin.pdf. Acesso em:18 nov.2011.

FONTANILLE, J.; ZILBERBERG, C. Tensão e significação. Tradução de Ivã Carlos Lopes et al. São Paulo: Discurso Editorial:Humanitas/FFLCH/USP, 2001.

FREIRE, P. Pegadogia do oprimido. 48 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

LOPES NETO, A. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. In: Jornal de Pediatria. Rio de Janeiro, 2005, v.81, n.5, p. 164- 172. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/jped/v81n5s0/v81n5Sa06.pdf. Acesso em: 19 nov. 2011.

GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de Semiótica. Tradução de Alceu Dias Lima et al. São Paulo: Contexto, 2008.

LARA, G. M. P.; MATTE, A. C. F. Ensaios de Semiótica: aprendendo com o texto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

LARA, G. M. P.; MATTE, A. C. F. Um panorama da semiótica greimasiana. In: Alfa, v. 53, n.2, 2009a. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/2119. Acesso em: 15 nov. 2011.

RICHARDSON, R. J. (Org.). Exclusão, Inclusão e Diversidade. João Pessoa: Ed. UFPB, 2009.

SANTIAGO, S. A. S. Exclusão e deficiência: primeiras aproximações teóricas. In: RICHARDSON, R. J. (Org.). Exclusão, Inclusão e Diversidade. João Pessoa: Ed. UFPB, 2009. p.113-135.

WITER, R. Sem prova em braile, deficiente visual deixa de fazer o Enem em Rio Grande. In: ClicVestibular, 2011. Disponível em: http://wp.clicrbs.com.br/clicvestibular/2011/10/22/deficiente-visual-e-impedida-de-fazer-provado-enem-em-rio-grande/?topo=77,1,1,,,77. Acesso em: 22 out. 2011.

Téléchargements

Publiée

18-04-2012

Comment citer

ADERALDO, M. F. Bullying e semiótica: um estudo dos estados de alma dos sujeitos. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 5, n. 1, p. 34–43, 2012. DOI: 10.17851/1983-3652.5.1.34-43. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16607. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Analyse de la communication sémiotique