Utilização do ambiente virtual de aprendizagem PVANet para formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.7.1.14-24Palavras-chave:
Educação a Distância (EaD). Ambiente virtual de aprendizagem. Formação de professores. Ensino-aprendizagem. Ferramentas.Resumo
Analisam-se as ferramentas didáticas utilizadas no curso a distância “Ambiente Virtual de Aprendizagem”, resultado de parceria entre a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), oferecido a professores da rede pública de ensino. Este artigo apresenta considerações sobre como as ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem PVANet facilitaram a interação dos cursistas com o próprio ambiente, com colegas e a equipe do curso, favorecendo a construção de conhecimento e analisa-se o questionário de autoavaliação aplicado ao final do curso. Conclui-se que as ferramentas de comunicação e conteúdos tiveram maior aceitação pelos cursistas.
Downloads
Referências
PETERS, Otto. Didática do Ensino a Distância. São Leopoldo. RS: UNISINOS, 2001 apud TAROUCO, L. M. R.; MEHLECKE, Q. T. C. Ambientes de suporte para educação a distância: A mediação para aprendizagem cooperativa. Novas tecnologias na Educação. CINTED-UFRGS. v. 1, n. 1, fev. 2003. Disponível em: http://penta2.ufrgs.br/edu/ciclopalestras/artigos/querte_ambientes.pdf. Acesso em: 20 jan. 2014.
PROFESSORPONTOCOM. Disponível em: .Acesso em: 29 de abril de 2014. PVANet. Disponível em: https://www2.cead.ufv.br/sistemas/pvanet/geral/login.php. Acesso em: 29 abril 2014.
RIBEIRO, E. N.; MENDONÇA, G. A. A.; MENDONÇA, A. F. de. A importância dos ambientes virtuais de aprendizagem na busca de novos domínios da EAD. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2007, Curitiba. ABED, 2007. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/4162007104526AM.pdf. Acesso em: 12 jan. 2014.
SCHLEMMER, E. Projetos de Aprendizagem baseados em Problemas: Uma metodologia interacionista/construtivista para formação de comunidades em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Colabora – Revista Digital da CVA- Ricesu, v. 1, n. 2, p. 10-19, nov. 2001. Disponível em: http://pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/viewFile/17/15. Acesso em: 20 jan. 2014.
TAROUCO, L. M. R.; MEHLECKE, Q. T. C. Ambientes de suporte para educação a distância: A mediação para aprendizagem cooperativa. Novas tecnologias na Educação.
CINTED-UFRGS. v. 1, n. 1, fev. 2003. Disponível em: http://pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/viewFile/17/15. Acesso em: 20 jan. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.