Utilização do ambiente virtual de aprendizagem PVANet para formação de professores

Autores

  • Silvane Guimarães Silva Gomes Universidade Federal de Viçosa
  • Estela da Silva Leonardo Universidade Federal de Viçosa
  • Leiliane Sousa Bhering Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.7.1.14-24

Palavras-chave:

Educação a Distância (EaD). Ambiente virtual de aprendizagem. Formação de professores. Ensino-aprendizagem. Ferramentas.

Resumo

Analisam-se as ferramentas didáticas utilizadas no curso a distância “Ambiente Virtual de Aprendizagem”, resultado de parceria entre a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), oferecido a professores da rede pública de ensino. Este artigo apresenta considerações sobre como as ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem PVANet facilitaram a interação dos cursistas com o próprio ambiente, com colegas e a equipe do curso, favorecendo a construção de conhecimento e analisa-se o questionário de autoavaliação aplicado ao final do curso. Conclui-se que as ferramentas de comunicação e conteúdos tiveram maior aceitação pelos cursistas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Silvane Guimarães Silva Gomes, Universidade Federal de Viçosa

    Professora da Universidade Federal de Viçosa na Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CEAD). Mestre em Economia Familiar e doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFV, com ênfase em uso de novas tecnologias no processo educacional e aprendizagem ativa. Professora de cursos a distância da UAB/e-Tec/UFV. Atua no apoio pedagógico dos cursos; no treinamento e atendimento de professores e estudantes para o ambiente virtual de aprendizagem (PVANet).

  • Estela da Silva Leonardo, Universidade Federal de Viçosa
    Estudante do 9º período de Letras do Departamento de Letras, da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Estagiária na Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância atuando como apoio pedagógico e na produção de materiais didáticos para curso a distância. Interesse em pesquisa na área de: tecnologias na educação, educação a distância, literatura mediada pelas tecnologias, formação do leitor.
  • Leiliane Sousa Bhering, Universidade Federal de Viçosa

    Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa e atualmente cursando o bacharelado em Geografia na mesma instituição. No período de 2010 a 2012, participou do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Capes. Atualmente é estagiária na CEAD, atuando na área de apoio pedagógico, na produção de materiais didáticos para cursos a distância e na tutoria do projeto «Professorpontocom», uma parceria entre a UFV e a UAITEC. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, recurso didático e geografia e gênero.

     

Referências

PETERS, Otto. Didática do Ensino a Distância. São Leopoldo. RS: UNISINOS, 2001 apud TAROUCO, L. M. R.; MEHLECKE, Q. T. C. Ambientes de suporte para educação a distância: A mediação para aprendizagem cooperativa. Novas tecnologias na Educação. CINTED-UFRGS. v. 1, n. 1, fev. 2003. Disponível em: http://penta2.ufrgs.br/edu/ciclopalestras/artigos/querte_ambientes.pdf. Acesso em: 20 jan. 2014.

PROFESSORPONTOCOM. Disponível em: .Acesso em: 29 de abril de 2014. PVANet. Disponível em: https://www2.cead.ufv.br/sistemas/pvanet/geral/login.php. Acesso em: 29 abril 2014.

RIBEIRO, E. N.; MENDONÇA, G. A. A.; MENDONÇA, A. F. de. A importância dos ambientes virtuais de aprendizagem na busca de novos domínios da EAD. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2007, Curitiba. ABED, 2007. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/4162007104526AM.pdf. Acesso em: 12 jan. 2014.

SCHLEMMER, E. Projetos de Aprendizagem baseados em Problemas: Uma metodologia interacionista/construtivista para formação de comunidades em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Colabora – Revista Digital da CVA- Ricesu, v. 1, n. 2, p. 10-19, nov. 2001. Disponível em: http://pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/viewFile/17/15. Acesso em: 20 jan. 2014.

TAROUCO, L. M. R.; MEHLECKE, Q. T. C. Ambientes de suporte para educação a distância: A mediação para aprendizagem cooperativa. Novas tecnologias na Educação.

CINTED-UFRGS. v. 1, n. 1, fev. 2003. Disponível em: http://pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/viewFile/17/15. Acesso em: 20 jan. 2014.

Downloads

Publicado

05-05-2014

Edição

Seção

Educação e Tecnologia

Como Citar

Utilização do ambiente virtual de aprendizagem PVANet para formação de professores. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 7, n. 1, p. 14–24, 2014. DOI: 10.17851/1983-3652.7.1.14-24. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16653. Acesso em: 9 fev. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 536

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)