Utilização do ambiente virtual de aprendizagem PVANet para formação de professores

Autores

  • Silvane Guimarães Silva Gomes Universidade Federal de Viçosa
  • Estela da Silva Leonardo Universidade Federal de Viçosa
  • Leiliane Sousa Bhering Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.7.1.14-24

Palavras-chave:

Educação a Distância (EaD). Ambiente virtual de aprendizagem. Formação de professores. Ensino-aprendizagem. Ferramentas.

Resumo

Analisam-se as ferramentas didáticas utilizadas no curso a distância “Ambiente Virtual de Aprendizagem”, resultado de parceria entre a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), oferecido a professores da rede pública de ensino. Este artigo apresenta considerações sobre como as ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem PVANet facilitaram a interação dos cursistas com o próprio ambiente, com colegas e a equipe do curso, favorecendo a construção de conhecimento e analisa-se o questionário de autoavaliação aplicado ao final do curso. Conclui-se que as ferramentas de comunicação e conteúdos tiveram maior aceitação pelos cursistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvane Guimarães Silva Gomes, Universidade Federal de Viçosa

Professora da Universidade Federal de Viçosa na Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CEAD). Mestre em Economia Familiar e doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFV, com ênfase em uso de novas tecnologias no processo educacional e aprendizagem ativa. Professora de cursos a distância da UAB/e-Tec/UFV. Atua no apoio pedagógico dos cursos; no treinamento e atendimento de professores e estudantes para o ambiente virtual de aprendizagem (PVANet).

Estela da Silva Leonardo, Universidade Federal de Viçosa

Estudante do 9º período de Letras do Departamento de Letras, da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Estagiária na Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância atuando como apoio pedagógico e na produção de materiais didáticos para curso a distância. Interesse em pesquisa na área de: tecnologias na educação, educação a distância, literatura mediada pelas tecnologias, formação do leitor.

Leiliane Sousa Bhering, Universidade Federal de Viçosa

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa e atualmente cursando o bacharelado em Geografia na mesma instituição. No período de 2010 a 2012, participou do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Capes. Atualmente é estagiária na CEAD, atuando na área de apoio pedagógico, na produção de materiais didáticos para cursos a distância e na tutoria do projeto «Professorpontocom», uma parceria entre a UFV e a UAITEC. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, recurso didático e geografia e gênero.

 

Referências

PETERS, Otto. Didática do Ensino a Distância. São Leopoldo. RS: UNISINOS, 2001 apud TAROUCO, L. M. R.; MEHLECKE, Q. T. C. Ambientes de suporte para educação a distância: A mediação para aprendizagem cooperativa. Novas tecnologias na Educação. CINTED-UFRGS. v. 1, n. 1, fev. 2003. Disponível em: http://penta2.ufrgs.br/edu/ciclopalestras/artigos/querte_ambientes.pdf. Acesso em: 20 jan. 2014.

PROFESSORPONTOCOM. Disponível em: .Acesso em: 29 de abril de 2014. PVANet. Disponível em: https://www2.cead.ufv.br/sistemas/pvanet/geral/login.php. Acesso em: 29 abril 2014.

RIBEIRO, E. N.; MENDONÇA, G. A. A.; MENDONÇA, A. F. de. A importância dos ambientes virtuais de aprendizagem na busca de novos domínios da EAD. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2007, Curitiba. ABED, 2007. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/4162007104526AM.pdf. Acesso em: 12 jan. 2014.

SCHLEMMER, E. Projetos de Aprendizagem baseados em Problemas: Uma metodologia interacionista/construtivista para formação de comunidades em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Colabora – Revista Digital da CVA- Ricesu, v. 1, n. 2, p. 10-19, nov. 2001. Disponível em: http://pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/viewFile/17/15. Acesso em: 20 jan. 2014.

TAROUCO, L. M. R.; MEHLECKE, Q. T. C. Ambientes de suporte para educação a distância: A mediação para aprendizagem cooperativa. Novas tecnologias na Educação.

CINTED-UFRGS. v. 1, n. 1, fev. 2003. Disponível em: http://pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/viewFile/17/15. Acesso em: 20 jan. 2014.

Downloads

Publicado

05-05-2014

Como Citar

GOMES, S. G. S.; LEONARDO, E. da S.; BHERING, L. S. Utilização do ambiente virtual de aprendizagem PVANet para formação de professores. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 7, n. 1, p. 14–24, 2014. DOI: 10.17851/1983-3652.7.1.14-24. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16653. Acesso em: 2 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)