Extensão para a educação: a experiência de capacitação a distância do Espaço do Produtor

Autores

  • João Batista Mota Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Silvane Guimarães Silva Gomes Universidade Federal de Viçosa
  • Estela da Silva Leonardo Universidade Federal de Viçosa(UFV)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.9.1.160-172

Palavras-chave:

cursos livres, educação a distância, espaço do produtor, extensão.

Resumo

RESUMO: Este artigo apresenta e analisa os resultados da experiência do site Espaço do Produtor, desenvolvido e mantido pela Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Para isso, associaram-se os resultados coletados por pesquisa realizada com os usuários em 2012 a uma revisão literária sobre o tema, particularmente sobre os cursos online oferecidos pelo site. Neles, são utilizados recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a fim de estimular o autoaprendizado do usuário, dentre outras particularidades da Educação a Distância (EaD). Ao mesmo tempo, pretende-se confirmar a viabilidade técnica e institucional de se desenvolver um site para a realização de atividades de extensão de universidades públicas, fundamentando-as com dados e depoimentos da pesquisa. Entre os empecilhos para o desenvolvimento de atividades e projetos de extensão estão o alto custo e a falta de estímulo para participação de pesquisadores e de alunos. Conclui-se que, com o site, é possível alcançar um grande público, que muitas vezes, por condições geográficas ou falta de tempo, não poderia se dedicar a um curso presencial ou a distância. Além disso, o usuário consegue se aprofundar no assunto, que tem grande importância para a sua tomada de decisões presentes ou futuras na vida profissional e no dia a dia.

PALAVRAS-CHAVE: cursos livres; educação a distância; espaço do produtor; extensão.

 

ABSTRACT: This article presents and analyzes the results of the experience related to Espaço do produtor’s website (Producer space, in free translation), developed and maintained by Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead), from Universidade Federal de Viçosa (UFV). For this purpose, we associated the results acquired by researches made with the website users in 2012, and a literature review about the theme, particularly about the online courses offered by the website. In those courses, the information and communication technologies (TIC) were used to stimulate users’ self-learning, among others e-learning particularities. At the same time, we intend to confirm the technical and institutional viability to develop a website to promote extension activities in education public institutions, grounding them with the help of data and research testimonials. Among the obstacles for the development of activities and extension projects, we found the high costs and the lack of incentive for researches and students’ participation. We conclude that it is possible to reach a large audience, that often, due to geographic condition or lack of time, could not dedicate to a classroom or distance course. Besides that, the user can go further in the matter, which has big importance for his decisions, in the present or future, for the professional or everyday life.

KEYWORDS: free courses; distance learning; Espaço do produtor; extension.

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Biografia do Autor

João Batista Mota, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV-linha de pesquisa Redes sociais e processos de comunicação) e Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atuou como repórter e editor em veículos de comunicação impressos e TV. Foi editor durante 13 anos da TV Viçosa-emissora vinculada à UFV-, onde também atuou como diretor de 2003 a 2005. Atualmente, é responsável pelo setor de Conteúdo da CEAD-UFV, que abrange da elaboração de roteiros de vídeos à produção/adaptação de materiais didáticos. Na CEAD, responde, dentre outros trabalhos, pelo Espaço do Produtor– site de extensão rural desenvolvido e mantido pela Coordenadoria. Disponível em: https://www2.cead.ufv.br/espacoProdutor/scripts/inicio.php

Silvane Guimarães Silva Gomes, Universidade Federal de Viçosa

Professora da Universidade Federal de Viçosa e diretora da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CEAD). Bacharela e Licenciada em Economia Doméstica, Mestre em Economia Familiar e Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa, com ênfase em uso de novas tecnologias no processo educacional e aprendizagem ativa. Pesquisadora e estudiosa dos temas: metodologias de aprendizagem ativa, uso das TICs no processo de ensino-aprendizagem, educação a distância e produção de material didático para EAD

Estela da Silva Leonardo, Universidade Federal de Viçosa(UFV)

Estudante do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa (MG), na área de concentração de Estudos Literários. Licenciada em Letras pela mesmo universidade. Atua na Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead) da UFV na área de apoio pedagógico para o ambiente virtual de aprendizagem PVANet e na produção de materiais didáticos para cursos a distância. Interesse em pesquisa na área de: tecnologias na educação, educação a distância, ensino de literatura mediado pelo uso de tecnologias, formação do leitor.

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Publicado

13-07-2016

Como Citar

MOTA, J. B.; GOMES, S. G. S.; LEONARDO, E. da S. Extensão para a educação: a experiência de capacitação a distância do Espaço do Produtor. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 9, n. 1, p. 160–172, 2016. DOI: 10.17851/1983-3652.9.1.160-172. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16720. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia

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