Aprendizagem colaborativa e mediação pedagógica em curso de extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.7.1.68-82Palavras-chave:
Aprendizagem Colaborativa. Mediação Pedagógica. Língua Portuguesa.Resumo
Nos últimos anos, demandas contemporâneas no campo da linguagem, capitaneadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) têm tensionado discussões tanto no ensino de Língua Portuguesa na educação básica quanto na formação de professores em Letras. Neste contexto, torna-se inevitável rediscutir concepções de aprendizagem e do papel do professor, a partir de uma série de modificações constatadas nas práticas sociais de linguagem e nas instâncias formativas emergentes. O presente trabalho busca investigar, sob a ótica das teorias de aprendizagem colaborativa e dos papéis sociais do professor de língua portuguesa, a minha prática docente em curso de extensão universitária ofertado em 2013 aos alunos dos últimos anos do curso de Letras da Universidade Estadual de Londrina. Essa investigação foi proposta tendo em vista que as práticas docentes, tanto no ensino universitário quanto no básico, nem sempre acompanham as concepções de aprendizagem que as subjazem. Este estudo tem como principais referências teóricas estudos de Moran (2013), Behrens (2013), Pereira (2000) e Tardif (2002), sobre ensino e aprendizagem e discussões de Kleiman (2006), Santos (2006) e Silva (2004), a respeito dos papéis sociais assumidos e/ou almejados pelo professor em sua prática de ensino.Downloads
Referências
BEHRENS, M. A. Projetos de Aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, J. M. MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. (Orgs.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013, p. 73-140.
BRAGA, D. B. Ambientes digitais: reflexões teóricas e práticas. 1.ed. São Paulo: Cortez, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Introdução dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CELANI, M. A. A. Transdisciplinaridade na Linguística Aplicada no Brasil. In: I. SIGNORINI & M. C. CAVALCANTI (Orgs.). Linguística Aplicada e Transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras, 1998.
KLEIMAN, A. B. Processos identitários na formação profissional- o professor como agente de letramento. In: CORRÊA, M. L.; BOCH, F. (Orgs.). Ensino de língua: representação e letramento. Campinas: Mercado das Letras, 2006. p. 79-91.
______. ; MARTINS, M. S. Formação de professores: a contribuição das instâncias administrativas na conservação e na transformação de práticas docentes. In: KLEIMAN, A. B.; CAVALCANTI, M. C. (Orgs.). Linguística Aplicada: suas faces e interfaces. Campinas: Mercado das Letras, 2007, p. 273-298.
MILLER, I. K.Formação de professores de línguas: da eficiência à reflexão crítica e ética. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Linguística aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013, p. 99- 121.
MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, J. M. MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. (Orgs.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013, p. 11-72.
MOREIRA, A. F. A crise da teoria curricular crítica. In: COSTA, M. V. O currículo nos limiares do contemporâneo. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1999, p. 12-36.
OLIVEIRA, M. B. Revisitando a formação de professores de língua materna: teoria, prática e construção de identidades. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 6, n. 1, jan./abr. 2006.
PEREIRA. J. E. Formação de professores - pesquisa, representação e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
SANTOS, J. A. Teorias da Aprendizagem: Comportamentalista, Cognitivista e Humanista. Revista Sigma. v.2. Macapá: IESAP, 2006, p. 97-111.
SILVA, M. Indicadores de interatividade para o professor presencial e on-line. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 12, p. 93-109. 2004. Disponível em: http://www.miniwebcursos.com.br/artigos/PDF/DIALOGO.pdf. Acesso em: 11 jul. 2014.
TARDIF, M. O saber dos professores e sua formação. In: ______. Saberes docentes e formação profissional. 6. ES. Petrópolis: Vozes, 2002. Parte II, p. 225-303.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.