O ensino de Libras na UFMG: uma experiência mais que virtual

Autores

  • Elidéa Lúcia Almeida Bernardino Faculdade de Letras da UFMG
  • Giselli Mara Silva Faculdade de Letras da UFMG
  • Rosana Passos Faculdade de Letras da UFMG
  • Letícia Capelão de Souza Faculdade de Letras da UFMG

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.7.2.2-29

Palavras-chave:

Libras, ensino de língua mediado por computador, educação a distância, Moodle, formação de professores.

Resumo

RESUMO: A disciplina Fundamentos de Libras foi criada em cumprimento ao Decreto 5.626/2005, que institui a Libras como disciplina obrigatória nas licenciaturas, na Fonoaudiologia e na Pedagogia. Relatamos neste artigo o planejamento e desenvolvimento dessa disciplina: o seu histórico de implantação e a descrição da interface e da proposta pedagógica desenvolvidas ao longo das experiências com as diferentes turmas. Ao final, apresentamos o perfil dos alunos e uma breve avaliação da disciplina, feita por eles, além de reflexões sobre a trajetória percorrida e as necessidades de mudanças.

PALAVRAS-CHAVE: Libras; ensino de língua mediado por computador; educação a distância; Moodle; formação de professores.

 

ABSTRACT: The course on “Fundamentos de Libras” was created in compliance with the 5.626/2005 Decree, which establishes Libras as a mandatory subject in teacher training courses, and Pedagogy and Speech Therapy degrees. Thus, in this article we aim to describe our involvement on planning and developing this course; including its deployment history. We also describe the interface and the pedagogical proposal developed throughout our experience with different classes. Finally, we present student profiles and their course evaluation, in addition toa reflection on what has been achieved so far and possible changes for the future.

KEYWORDS: Libras (Brazilian Sign Language); computer-mediated language instruction; distance education; Moodle; teacher training.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elidéa Lúcia Almeida Bernardino, Faculdade de Letras da UFMG

Doutora em Linguística Aplicada pela Boston University/Boston-USA, Mestre em Linguística pela FALE/UFMG  e graduação em Letras  pelo Unicentro Newton Paiva. Atualmente é professora adjunta na FALE-UFMG.

 

Giselli Mara Silva, Faculdade de Letras da UFMG

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela FALE-UFMG, Mestre em Educação pela FAE-UFMG e graduada em Letras pela FALE-UFMG. Atualmente é professora assistente nesta mesma instituição.

Rosana Passos, Faculdade de Letras da UFMG

Doutoranda em Estudos Linguísticos e Mestre em Estudos Linguístcos, ambos pela FALE-UFMG,  e graduada em Fonoaudiologia. Atualmente é professora assistente na FALE-UFMG.

Letícia Capelão de Souza, Faculdade de Letras da UFMG

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela FALE/UFMG, Mestre em Tecnologia pelo CEFET-MG, Licenciada em Informática e Física pelo CEFET-MG e Bacharel em Ciência da Computação pela UFMG.

 

Downloads

Publicado

2014-09-01

Como Citar

BERNARDINO, E. L. A.; SILVA, G. M.; PASSOS, R.; SOUZA, L. C. de. O ensino de Libras na UFMG: uma experiência mais que virtual. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 7, n. 2, p. 2–29, 2014. DOI: 10.17851/1983-3652.7.2.2-29. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16671. Acesso em: 6 jul. 2022.

Edição

Seção

Linguística e Tecnologia