O novo aluno
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.8.1.51-61Palavras-chave:
Escola. Novas Tecnologias. Contextualização. Aprendizagem Significativa.Resumo
RESUMO:Na história da existência do homem, percebe-se que o sujeito, de acordo com sua época, vem se transformando até chegar ao contexto presente do século XXI. Do Sujeito do Iluminismo centrado, unificado, rígido, passando pelo Sujeito Sociológico interacional – eu, o outro e a sociedade –, flexível, até chegar ao Sujeito Pós-Moderno, atual, flutuante, em construção, demandado por representações culturais. É com base neste último sujeito, contemporâneo, que propomos neste trabalho uma análise dos indivíduos, hoje interligados às novas tecnologias, junto à instituição escolar. O presente estudo aborda questões que se referem ao novo aluno e ao novo professor que a atualidade, com seus avanços tecnológicos, vêm transformando. Aponta-se, ainda, a necessidade de se repensar as práticas educacionais, que parecem já não atender com êxito à realidade atual da escola.
PALAVRAS-CHAVE: Escola. Novas Tecnologias. Contextualização. Aprendizagem Significativa.
ABSTRACT:In the history of man's existence is perceived that the subject, according to his age, has been transformed to reach the present context of the XXI century. Subject-centered, unified, disk Enlightenment, through interactional Sociological Subject - I and the other society, flexible, until the Postmodern Subject, current, floating in construction, defendant cultural representations. Based on this last subject we propose in this paper an analysis of the reality of these individuals, now linked to the new technologies, with the school institution. This study addresses issues that relate to the new student and new teacher that today with its technological advances are transforming. It highlights the need to rethink educational practices, it seems that no longer meet successfully the current reality of the school.
KEYWORDS: School. New Technologies. Contextualization. Meaningful Learning.
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