O novo aluno

Autores

  • Talita Miranda Ribeiro Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Giovane Nascimento Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.8.1.51-61

Palavras-chave:

Escola. Novas Tecnologias. Contextualização. Aprendizagem Significativa.

Resumo

RESUMO:Na história da existência do homem, percebe-se que o sujeito, de acordo com sua época, vem se transformando até chegar ao contexto presente do século XXI. Do Sujeito do Iluminismo centrado, unificado, rígido, passando pelo Sujeito Sociológico interacional – eu, o outro e a sociedade –, flexível, até chegar ao Sujeito Pós-Moderno, atual, flutuante, em construção, demandado por representações culturais. É com base neste último sujeito, contemporâneo, que propomos neste trabalho uma análise dos indivíduos, hoje interligados às novas tecnologias, junto à instituição escolar. O presente estudo aborda questões que se referem ao novo aluno e ao novo professor que a atualidade, com seus avanços tecnológicos, vêm transformando. Aponta-se, ainda, a necessidade de se repensar as práticas educacionais, que parecem já não atender com êxito à realidade atual da escola.

PALAVRAS-CHAVE: Escola. Novas Tecnologias. Contextualização. Aprendizagem Significativa.

 

ABSTRACT:In the history of man's existence is perceived that the subject, according to his age, has been transformed to reach the present context of the XXI century. Subject-centered, unified, disk Enlightenment, through interactional Sociological Subject - I and the other society, flexible, until the Postmodern Subject, current, floating in construction, defendant cultural representations. Based on this last subject we propose in this paper an analysis of the reality of these individuals, now linked to the new technologies, with the school institution. This study addresses issues that relate to the new student and new teacher that today with its technological advances are transforming. It highlights the need to rethink educational practices, it seems that no longer meet successfully the current reality of the school.

KEYWORDS: School. New Technologies. Contextualization. Meaningful Learning.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Miranda Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Mestranda em Cognição e Linguagem - UENF

Giovane Nascimento, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Doutor em Politicas Públicas e Formação Humana pela UERJ. Professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. 2. ed. Brasília, DF: MEC, Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2000. 10 v. ISBN 8586584703(v.1) Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 04 jul. 2015.

BOURDIEU, P. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1992. DAMATTA, R. O que faz o Brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 2002.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro – 11. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LÉVY, P. O que é virtual? Rio de Janeiro. Ed. 34, 1996.

LÉVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1999.

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

NÓVOA, A. Os Professores na Virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa. v. 25, n. 1, 1999.

PIAGET, J. Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1979.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. Tradução de José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. – 7ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

31-07-2015

Como Citar

RIBEIRO, T. M.; NASCIMENTO, G. O novo aluno. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 8, n. 1, p. 51–61, 2015. DOI: 10.17851/1983-3652.8.1.51-61. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16687. Acesso em: 3 out. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia