A promoção e difusão da língua portuguesa – vozes de estudantes lusófonos

Autores

  • Maria Helena Ançã Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.8.2.94-106

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, promoção e difusão, formação de professores de Português

Resumo

RESUMO:O interesse atual pela promoção e difusão da Língua Portuguesa e pela sua internacionalização tem conduzido a diferentes iniciativas, em diferentes contextos, nomeadamente no acadêmico. Assim, tendo em conta que os professores de Português são agentes decisivos no processo de difusão da língua, foi realizado um estudo com o objetivo de conhecer a perspetiva de futuros professores de Português sobre esta questão. Para o efeito, foi passado um questionário em três Universidades (Portugal, Brasil e Cabo Verde), tendo os dados sido tratados na Universidade portuguesa, com recurso ao programa informático NVivo10. Os resultados apontam para a nítida consciência da importância que estes sujeitos têm da difusão da LP, mas da pouca convicção que cada um tem sobre si neste processo. Como conclusão, é sublinhado que a formação de professores de Português terá de integrar uma abordagem mais lata que contemple questões de políticas linguísticas, com o reconhecimento das diferentes dimensões que a LP comporta.

PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa; promoção e difusão; formação de professores de Português.

 

ABSTRACT: The current interest in the promotion and diffusion of the Portuguese language (PL) and in its internationalization has led to various initiatives in different contexts, particularly in the academic one. Thus, given that PL teachers are decisive agents in this dissemination process, a study has been carried out in order to ascertain the standpoint of future PL teachers. To this end, a questionnaire was distributed in three Universities (Portugal, Brazil and Cape Verde), and the data was treated in the Portuguese university, using the NVivo10 software program. The results indicate that these students have a clear awareness of the importance of spreading the PL, but little conviction about their role in this process. The findings emphasize the need to integrate in the training of PL teachers a broader and contemporary approach addressing language policy issues, acknowledging the different dimensions comprising the PL.

KEYWORDS: Portuguese language; promotion and diffusion; training of Portuguese language teachers.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Helena Ançã, Universidade de Aveiro

Nacionalidade portuguesa, nascida em Lisboa. Professora Associada com Agregação do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro (UA). Licenciada em Linguística/Filologia Românica (1976), pela Faculdade de Letras de Lisboa, fez um Diplôme d'Etudes Approfondies em Linguística e Didática de Línguas (1981) na Universidade de Grenoble III. Doutorou-se na UA (1991), em Ciências da Educação/Didática do Português, apresentando as provas de Agregação (2009) em Educação, na mesma Universidade. Integra, desde o seu início, o Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores/CIDTFF. Coordena (com Cristina Sá) o Laboratório de Investigação em Educação em Português/LEIP (www.ua.pt/cidtff/leip), sendo responsável pela segunda linha de investigação: Português Língua Não Materna/PLNM e variação (a. Português, língua de acolhimento, em contexto educativo português/Português, língua oficial, em contextos educativos africano, americano e asiático; b. Apropriação da variedade normalizada por locutores/aprendentes de outras variedades de Português). Tem participado e coordenado projetos nacionais e internacionais no âmbito da Educação em Línguas/Português. Integrou ainda o grupo PLNM, do Departamento de Educação Básica/Ministério da Educação. Tem orientado dissertações/relatórios de mestrado, teses de doutoramento, estágios de pós-doc nos seguintes domínios: Consciência (Meta)linguística, Variedades do Português, Representações da LP e Educação Intercultural, Folk Linguistics, Políticas linguísticas para o Português, Educação em Português e Migrações, Português e (ou) Espanhol - perspetivas didáticas e valor económico. Autora de diversas publicações, apresenta regularmente os seus trabalhos em congressos nacionais e internacionais.

Referências

AAVV. Língua Portuguesa. Presente e Futuro. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.

AGUILAR, L. A Língua Portuguesa na Galáxia das Línguas do Mundo e no Ciberespaço, 2004. Disponível em: www.teiaportuguesa.com/webquestslinguaportuguesa/nasgalaxiasdaslinguasdomundo.htm. Acesso em: 10 set. 2013.

ANÇÃ, M. H. (Org.) Educação em Português e Migrações. Lisboa: LIDEL, 2010.

ANÇÃ, M. H. (Org.) Ensino de segundas línguas em Portugal. Segundas Lenguas e Inmigración en red, n.7, 2013. Disponível em: http://www.segundaslenguaseinmigracion.org/. Acesso em: 10 set. 2013.

ANÇÃ, M. H. A promoção e difusão da língua portuguesa – cruzando atores, vozes e perspetivas. In: Atas/Anais do XXII Colóquio da Lusofonia. Associação Internacional Colóquios da Lusofonia/AICL, 2014, CD. ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE LINGUÍSTICA/APL. Para uma Política da Língua Portuguesa. In: Revista Internacional de Língua Portuguesa/RILP, n. 7, p. 26-30, 1992.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2009. CALVET, L.-J. Les politiques linguistiques. Paris: PUF, 1996.

CALVET, L.-J. La guerre des langues et les politiques linguistiques. Paris: Payot, 1999.

CASTRO, I. A Internacionalização da Língua Portuguesa. Comunicação ao Colóquio A Internacionalização da Língua Portuguesa. Lisboa: Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses, 2009.

CASTRO, I. As Políticas Linguísticas do Português. In: XXV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística/APL. Porto: APL, p. 65-71, 2010.

CPLP/Comunidades dos Países de Língua Portuguesa. Plano de Ação de Brasília para a Promoção, a Difusão e a Projeção da Língua Portuguesa, 2010. Disponível em: http://www.cplp.org/. Acesso em: 11 mar. 2013.

CPLP/Comunidades dos Países de Língua Portuguesa. Plano de Ação de Lisboa, 2013. Disponível em: http://www.cplp.org/. Acesso em: 22 fev. 2014.

CRISTÓVÃO, F. Para uma nova política linguística na Comunidade Europeia. In: RILP, n.7, p. 35-38, 1992.

DE SWAAN, A. Words of the World. Cambridge: Polity Press, 2001.

DELGADO-MARTINS, M. R. Política da língua e sistema educativo. In: RILP, n. 7, p. 50- 53, 1992.

FEYTOR PINTO, P. Política de Língua na Democracia Portuguesa, 321 p. Tese de Doutoramento. Lisboa: Universidade Aberta, 2008. Disponível em: http://repositorioaberto.univ-ab.pt/. Acesso em: 26 jun. 2014.

FEYTOR PINTO, P. O Essencial sobre Política de Língua. Lisboa: INCM, 2010.

FILIPE, M.. Promoção da Língua Portuguesa no Mundo: Hipótese de Modelo Estratégico, 564 p. Tese de doutoramento. Lisboa: Universidade Aberta, 2005.

FIRMINO, G. O caso do português e das línguas indígenas de Moçambique. In: Revista Internacional de Língua Portuguesa/RILP, n. 13, p. 33-43, 1995.

GENDRAUX MASSALOUX, M. A constelação linguística na Europa. In: MATEUS, M. H. M. (Coord.). Uma política de língua para o português. Lisboa: Edições Colibri, p. 63-70, 2002.

GIORDAN, H. Les langues régionales et minoritaires de L’Union Européenne. In: MATEUS, M. H. M. (Coord.). Uma política de língua para o português. Lisboa: Edições Colibri, p. 111-134, 2002.

GUERREIRO, C., JUNIOR, L. C. P. O valor do idioma. Revista Língua Portuguesa. 2011. Disponível em: http://revistalingua.uol.com.br/textos/72/o-valor-do-idioma-249210-1.asp. Acesso em: 19 fev. 2013.

GUZEVA, T., MACÁRIO, M.J. Promoção da língua portuguesa e ciberespaço. In: ANÇÃ, M. H e MACÁRIO, M. J. (Orgs). A Promoção da Língua Portuguesa e a Educação Linguística. Aveiro: UA Editora, p. 45-66, 2015.

LOPES, A. S. Editorial. In: RILP, n. 14, p. 7-8, 1995. MATEUS, M. H. M. Editorial. In: RILP, n. 13, p. 7, 1995.

MATEUS, M. H. M. (Coord.). Uma política de língua para o português. Lisboa: Edições Colibri, 2002.

MATEUS, M. H. M. Prefácio. In: MATEUS, M.H.M. (Coord.). Uma política de língua para o português. Lisboa: Edições Colibri, p. 7-11, 2002.

MATEUS, M. H. M. Uma política de língua para o português. In: XXV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística. Porto: APL, p. 73-78, 2010.

OLIVEIRA, G. M. de. Política linguística e internacionalização: a língua portuguesa no mundo globalizado do século XXI. In: Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas n. 52.2, p. 409-433, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tla/v52n2/a10v52n2.pdf. Acesso em: 23 ago. 2014.

PRADO-COELHO, E. Nota Introdutória. In: AAVV. Língua Portuguesa. Presente e Futuro. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, p. 11-12, 2004a.

PRADO-COELHO, E. Introdução. In: AAVV. Língua Portuguesa. Presente e Futuro. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, p. 285-288, 2004b.

SILVA, R. V. M. e. Editorial. In: RILP, n. 7, p. 7, 1992.

VEIGA, E. Imigração e Segurança em Cabo Verde O papel da Direcção de Estrangeiros e Fronteira, 165 p. Dissertação de Mestrado. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/10961/240. Acesso em: 11 nov. 2015.

Downloads

Publicado

16-12-2015

Como Citar

ANÇÃ, M. H. A promoção e difusão da língua portuguesa – vozes de estudantes lusófonos. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 8, n. 2, p. 94–106, 2015. DOI: 10.17851/1983-3652.8.2.94-106. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16703. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.