Letramento literário na EaD: rodas de conversa em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.9.1.108-119Palavras-chave:
educação a distância, letramento literário, literaturas africanas de língua portuguesa, rodas de conversa.Resumo
RESUMO: O artigo pretende apontar para os alcances da EaD na democratização do conhecimento de modo geral e, mais especificamente, na promoção da formação do leitor literário. Refletindo sobre a ferramenta fórum e as rodas de conversa em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, busca-se evidenciar que o docente, quando atua como mediador no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), pode promover o alargamento e o aprofundamento da experiência literária dos alunos, garantindo-lhes o “direito à literatura”. A discussão do referencial teórico procura amparar as considerações sobre os alcances das novas tecnologias acerca da promoção da experiência literária nos ambientes acadêmicos, a qual tem sido gradativamente substituída pelos estudos extraliterários que envolvem a obra.
PALAVRAS-CHAVE: educação a distância; letramento literário; literaturas africanas de língua portuguesa; rodas de conversa.
ABSTRACT:This article aims at pointing to the reaches of Distance Education in the democratization of the knowledge in general and, more specifically, in the promotion of the literary reader formation. Reflecting about the tool “forum” and the “Chat groups” on African Literature of Portuguese language, it is sought to evidence that the professors, when work as mediators in the Virtual Learning Environment (VLE), can promote the extension and the depth of the students’ literary experience, which guarantee to them “the right to literature”. The discussion of the theoretical framework aims at supporting the considerations about the range of the new technologies on the promotion of the literary experience in the academic environments, which has been gradually replaced by extra-literary studies that involve the work.
KEYWORDS: distance education; literary literacy, African literature of Portuguese language; chat groups.
Referências
AGAZZI, G. L. Problemas do ensino da literatura: do perigo ao voo possível. Remate de Males. Campinas, SP, v. 34, n. 2, p. 443-458, jul./dez. 2014. Disponível em: http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/remate/article. Acesso em: 10 set. 2015.
ALVES, L. Educação a distância: conceitos e sua história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Educação Aberta e a Distância, São Paulo, v. 10, p. 83-92, 2011. Disponível em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2011/Artigo_07.pdf. Acesso em: 18 nov. 2014.
ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5. ed. Joinville, SC: Univille, 2003, p. 68-100. Disponível em: http://disciplinas.stoa.usp.br/mod/resource/view.php?ide=68945. Acesso em: 10 out. 2014.
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários escritos. São Paulo, Rio de Janeiro: Duas Cidades, 2004. p. 169-192.
CLARO, M. O que é moodle? Moodle Livre, 29 set. 2008. Disponível em: http://www.moodlelivre.com.br/tutoriais-e-dicas/974-o-que-e-moodle. Acesso em: 25 mai. 2016.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da Leitura no Brasil. 2011. Disponível em: http://prolivro.org.br/home/images/relatorios_boletins/3_ed_pesquisa_retratos_leitura_IPL.pdf. Acesso em: 10 jun. 2015.
LIBÂNEO, J. C. Uma escola para novos tempos. In: LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004. p. 43-62. Disponível em: http://terras.edu.ar/aula/cursos/8/biblio/LIBANEO-Jose-Carlos-CAP-2-uma-escola-para-novos-tempos.pdf. Acesso em: 5 nov. 2014.
NASCIMENTO, M. A. G. do; SILVA, C. M. da. Rodas de conversa e oficinas temáticas: experiências metodológicas de ensino-aprendizagem em Geografia. In: ENCONTROS DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 10., Porto Alegre, 2009. Anais... Porto Alegre: Editor(a), 2009. Disponível em: http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/Poster/P%20(36).pdf. Acesso em: 3 mai. 2016.
TODOROV, T. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.