Desafios da gestão em educação a distância: uma análise a partir da visão do gestor

Autores

  • Alexandre Gomes Soares Doutorando em Educação (USP). Professor Adjunto na Faculdade Única de Contagem

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.10.2.106-122

Palavras-chave:

educação a distância, gestão, equipe multidisciplinar, gestor

Resumo

RESUMO: O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender os limites e possibilidades da gestão de um curso na modalidade a distância que envolve as áreas de saúde e educação, com foco na percepção do gestor sobre sua gestão e sobre as consequências dela na atuação da equipe multidisciplinar de suporte. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, em que se utiliza do Estudo de Caso, ao lado de técnicas como a análise de conteúdo e pesquisa documental. O aporte teórico foi fundamentado em Mill (2006) Mill et al. (2010) Mill e Carmo (2012), Rocha et al. (2007) que apresentam uma discussão sobre EaD e autores na área de administração institucional. A literatura que tem buscado analisar a gestão de EaD tem se baseado fortemente em entender as instituições e seus processos numa perspectiva multidisciplinar. Os resultados apontam afinidade do discurso do gestor acerca da gestão com os autores clássicos da Administração, o que se relaciona com sua área de formação. Apontam, também, contradições na percepção do mesmo acerca dos limites da gestão da EaD, quando se confronta sua fala com o relatório final do curso em análise.
PALAVRAS-CHAVE: educação a distância; gestão; equipe multidisciplinar; gestor.


ABSTRACT: The present study presents the results of a research that had as objective to understand the limits and possibilities of the management of a course in the distance modality that involves the areas of health and education, focusing on the perception of the manager about its management and the consequences of it in the multidisciplinary support team. It is a research of a qualitative nature, in which the Case Study is used, alongside techniques such as content analysis and documentary research. The theoretical contribution was based on Mill (2006), Mill et al. (2010, 2012), Rocha et al. (2007) who present a discussion about Distance Education (DE) and authors in the area of institutional administration. The literature that has sought to analyze the management of DE has been based heavily on understanding the organizations and their processes in a multidisciplinary perspective. The results point to the affinity of the manager's discourse about management with the classic authors of the Administration, which is related to his area of formation. They also point to contradictions in the perception of the same about the limits of the management of the DE, when confronting his speech with the final report of the course under analysis
KEYWORDS: distance education; management; multidisciplinary team; manager.

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Biografia do Autor

Alexandre Gomes Soares, Doutorando em Educação (USP). Professor Adjunto na Faculdade Única de Contagem

Doutorando em Educação (USP),Mestre em Educação Tecnológica (CEFET/MG), Pós-graduado em
Gestão de Pessoas e Projetos Sociais pela UNIFEI, Pós-graduado em Planejamento, Implementação e
Gestão de Educação a Distância pela UFF,Pós-graduado em História e Culturas Políticas pela UFMG,
Pós-graduado em Educação Empreendedora pela UFSJ, Pós-graduado em Educação Profissional Integ.
a Ed. Bás. na Educação de Jovens e Adultos (CEFET-MG), Bacharel Licenciado em História pela
PUC-Minas. Membro do Grupo de Estudos de Gênero, Educação e Cultura Sexual (EdGES) credenciado
no CNPq.Possuo experiência nas áreas de gestão em saúde, docência e formação de professores
(temas em Educação: Gênero, Sexualidade/Diversidade, Currículo, Formação Docente).

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Publicado

28-12-2017

Como Citar

SOARES, A. G. Desafios da gestão em educação a distância: uma análise a partir da visão do gestor. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 10, n. 2, p. 106–122, 2017. DOI: 10.17851/1983-3652.10.2.106-122. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16764. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia

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