Aplicativo digital: uma contribuição para o processo de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.10.2.169-184Palavras-chave:
letramento, letramento digital, aplicativo educacional, ensino-aprendizagem, escola digital.Resumo
RESUMO: O objetivo deste artigo é apresentar a elaboração de um aplicativo educacional e seu sistema de funcionamento para atender crianças que cursam entre o 1º e o 2º ano do ensino fundamental I, correspondentes à faixa etária em média de seis a oito anos. O aplicativo, intitulado Escolinha do Letramento, é voltado para leitura e escrita. Para o desenvolvimento do aplicativo, estabelecemos como princípio a utilização de recursos gratuitos, a fim de facilitar o acesso do público. Baseados em Soares (2006, 2008) e Xavier (2002), visitamos os conceitos de letramento e letramento digital, respectivamente. Cesarini (2004) e Kay (2006) foram importantes para fundamentar a relação do professor e a sua formação com a tecnologia. Em virtude de vivermos em uma sociedade moderna e cada vez mais tecnológica, faz-se necessário cada vez mais estudos sobre o letramento digital. O aplicativo educacional, já testado com cinco crianças, é resultado do projeto de pesquisa do grupo de pesquisa Letramento, Alfabetização, Tecnologia Digital e Cognição – LATEC. Os testes demonstraram que as crianças compreenderam o mecanismo do jogo de forma satisfatória e não foram identificados problemas técnicos no funcionamento do aplicativo.
PALAVRAS-CHAVE: letramento; letramento digital; aplicativo educacional; ensino-aprendizagem; escola digital.
ABSTRACT: The objective of this article is to present the elaboration of the educational application and its prototype working system that aims at helping children who attend between the 1st and 2nd year of elementary school I, corresponding to the average age range of 6 to 8 years old. The application, entitled Escolinha do Letramento, is aimed at reading and writing. For the development of the application, we established as a principle the use of free resources, so that we could make it available to the public without generating financial costs. Based on Soares (2006), Xavier (2002), we visit the concepts of digital literacy, respectively. Cesarini (2004) and Kay (2006) were important in substantiating the relation of the teacher and his formation with the technology. As we live in a modern and increasingly technological society, there is a growing need for studies on digital literacy. The educational application, already tested with five children, is the result of the research project of the research group Literacy, Literacy, Digital Technology and Cognition – LATEC. The tests demonstrated that the children understood the game mechanism satisfactorily and that no technical issues were identified in the application's operation.
KEYWORDS: literature; digital literacy; educational application; teaching-learning; digital school.
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