Ensinar francês por dispositivos móveis: uma experiência com Duolingo e WhatsApp

Autores

  • Tiago Barbosa Souza Universidade Federal do Piauí
  • Maria Iara Zilda Návea da Silva Mourão Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.10.2.206-219

Palavras-chave:

didática do ensino de línguas estrangeiras, francês língua estrangeira, Duolingo, WhatsApplíngua estrangeira, WhatsApp

Resumo

 

RESUMO: O presente trabalho objetiva apresentar o relato de uma prática pedagógica que enfatizou o uso de ferramentas tecnológicas no ensino de língua francesa. Essa prática foi pensada dentro do projeto de monitoria da UFPI, nos dois períodos de 2015, nas disciplinas de Língua Francesa I e II, nas quais se experimentou o uso de ferramentas virtuais pelos alunos, com fins pedagógicos. Dentre essas ferramentas, enfatizou-se o manuseio dos aplicativos gratuitos Duolingo e WhatsApp, com a intenção de que o aprendizado fosse levado para além das fronteiras da sala de aula, a partir de um contato frequente com a língua estudada e pelo estímulo à comunicação nessa língua. A escolha desses dois meios se deu com base na ideia de que muitos aplicativos e sítios dedicados ao aprendizado de línguas adicionais, como o Duolingo, oferecem um suporte gramatical da língua estrangeira, mas não conseguem suprir a necessidade de comunicação e interação que tornam o aprendizado da segunda língua mais eficaz. Dessa forma, pensou-se que o WhatsApp, aplicativo de conversas instantâneas, pudesse suprir tais necessidades. Os resultados dessa experiência demonstraram que é possível intensificar o aprendizado de língua francesa através dessas ferramentas acessórias, considerando suas limitações. Como referencial teórico, foram usados, entre outros, os estudos de Cuq e Gruca (2003), sobre uma visão geral da didática de línguas estrangeiras e do ensino de francês e Gomes (2015), Leffa (2016), Araújo e Bonttentuit (2015) sobre uso de ferramentas tecnológicas para propósitos educacionais.
PALAVRAS-CHAVE: didática do ensino de línguas estrangeiras; francês língua estrangeira; Duolingo; WhatsApp.


ABSTRACT: This work aims at presenting the report of a pedagogical practice that emphasized the use of technology-based tools in the teaching of French language. This practice was conceived within the mentoring project in UFPI along 2015, in the disciplines French I and II, in which the use of virtual tools by the students was experimented for pedagogical purposes. Among these tools, it was emphasized the handling of the free applications Duolingo and WhatsApp, aiming at carrying the learning beyond the borders of the classroom, by a frequent contact with the target-language and by the stimulus to the communication in that language. The choice of these two media was based on the idea that many apps and sites dedicated to additional languages learning, such as Duolingo, offer a grammatical support of the foreign language, but they cannot supply the need for communication and interaction that makes the target-language learning more effective. Then, WhatsApp could meet such needs, since it’s an instant messaging app. The results of this experiment demonstrated that it is possible to intensify the French language learning through these technology-based tools, considering their limitations. As a theoretical reference, the studies of Cuq and Gruca (2003) about an overview of foreign language teaching, also Gomes (2015), Leffa (2016), Araújo and Bonttentuit (2015) about the use of technology-based tools in teaching French as a foreign language.
KEYWORDS: didactics of foreign language teaching; French as a foreign language; Duolingo; WhatsApp.

 

Biografia do Autor

  • Tiago Barbosa Souza, Universidade Federal do Piauí
    Descrição pessoal
    Professor da Coordenação de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Piauí, leciona nas áreas de Língua Francesa e Literatura. É Graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará e Mestre em Literatura Comparada pela mesma instituição. É representante do programa Idiomas sem Fronteiras-Francês. Desenvolve pesquisa sobre oralidade e performance na literatura e sobre ensino de língua francesa para mobilidade acadêmica.
    Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
    Mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará,
    Graduado em Letras Português/Francês pela mesma instituição.
    Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
    Ensino de língua estrangeira;
    Francês com objetivo específico/ universitário;
    Literatura Francófona;
    Literatura e Oralidade;
    Literatura Comparada.
  • Maria Iara Zilda Návea da Silva Mourão, Universidade Federal do Piauí
    Graduanda do curso de Licenciatura em Letras Português-Francês e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Fez parte do programa de Iniciação Científica Voluntária 2015/2016 da UFPI no projeto "PROPÓSITOS COMUNICATIVOS E MOVIMENTOS RETÓRICOS EM PROJETOS DE PESQUISA NA ÁREA DE LETRAS", sob orientação do Prof. Drª. Maria Lourdilene Vieira Barbosa; Participou do Núcleo de Pesquisa em Texto, Gênero e Discurso - CATAPHORA (UFPI); Participa do Grupo de Pesquisa Mobilité en Français UFPI e do Programa Idiomas sem Fronteiras, atuando como professora de francês para fins acadêmicos.

Referências

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Publicado

28-12-2017

Edição

Seção

Educação e Tecnologia

Como Citar

Ensinar francês por dispositivos móveis: uma experiência com Duolingo e WhatsApp . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 10, n. 2, p. 206–219, 2017. DOI: 10.17851/1983-3652.10.2.206-219. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16770. Acesso em: 19 dez. 2024.

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