Castelo Rá-Tim-Bum: das práticas educativas às formas de vida
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.10.2.240-253Palavras-chave:
Castelo Rá-Tim-Bum, prática educativa, formas de vida, semióticaResumo
RESUMO: Este artigo tem como objetivo analisar o programa educativo audiovisual Castelo Rá-Tim-Bum, considerado um programa inovador, que se constitui como um gênero híbrido entre os gêneros educativo e de entretenimento. Tendo em vista as novas formas de produção e sociabilização dos saberes que os avanços tecnológicos promovem e que mudam significativamente as formas de vida contemporâneas, propõe-se investigar as estratégias de interação desse programa, considerando-o como um gênero didático pedagógico produzido no universo de práticas educativas não formais. As análises foram fundamentadas, predominantemente, pelos pressupostos da teoria semiótica francesa, com ênfase nos conceitos de formas de vida apresentados por Fontanille (2008).
PALAVRAS-CHAVE: Castelo Rá-Tim-Bum; prática educativa; formas de vida; semiótica.
ABSTRACT: The main objective of this article is to analyze the audiovisual and educational program, Castelo Rá-Tim-Bum, which is considered innovative, hybrid and different of other educational and entertainment programs. Considering the new forms of production and socialization of the knowledge that the advances in technology have promoted, which then result in significant changes in the contemporary life, we propose to investigate the strategies of interaction in Castelo Rá-Tim-Bum. It is interesting to consider that this program uses a pedagogical didactic genre that is not commonly applied to the formal educational practices. Our analyses were predominantly based in the French semiotic theory, thus emphasizing the concepts of forms of life presented by Fontanille (2008).
KEYWORDS: Castelo Rá-Tim-Bum; educational practice; forms of life; semiotic.
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