Castelo Rá-Tim-Bum: das práticas educativas às formas de vida

Autores

  • Carolina Mazzaron de Castro Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Naiá Sadi Câmara

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.10.2.240-253

Palavras-chave:

Castelo Rá-Tim-Bum, prática educativa, formas de vida, semiótica

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como objetivo analisar o programa educativo audiovisual Castelo Rá-Tim-Bum, considerado um programa inovador, que se constitui como um gênero híbrido entre os gêneros educativo e de entretenimento. Tendo em vista as novas formas de produção e sociabilização dos saberes que os avanços tecnológicos promovem e que mudam significativamente as formas de vida contemporâneas, propõe-se investigar as estratégias de interação desse programa, considerando-o como um gênero didático pedagógico produzido no universo de práticas educativas não formais. As análises foram fundamentadas, predominantemente, pelos pressupostos da teoria semiótica francesa, com ênfase nos conceitos de formas de vida apresentados por Fontanille (2008).
PALAVRAS-CHAVE: Castelo Rá-Tim-Bum; prática educativa; formas de vida; semiótica.


ABSTRACT: The main objective of this article is to analyze the audiovisual and educational program, Castelo Rá-Tim-Bum, which is considered innovative, hybrid and different of other educational and entertainment programs. Considering the new forms of production and socialization of the knowledge that the advances in technology have promoted, which then result in significant changes in the contemporary life, we propose to investigate the strategies of interaction in Castelo Rá-Tim-Bum. It is interesting to consider that this program uses a pedagogical didactic genre that is not commonly applied to the formal educational practices. Our analyses were predominantly based in the French semiotic theory, thus emphasizing the concepts of forms of life presented by Fontanille (2008).
KEYWORDS: Castelo Rá-Tim-Bum; educational practice; forms of life; semiotic.

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Biografia do Autor

Carolina Mazzaron de Castro, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutoranda pelo programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa (Unesp/Câmpus de Araraquara). Bolsista CNPq. Mestre em Linguística pela Universidade de Franca (2016). Possui pós-graduação lato sensu em Linguagens Midiáticas (2013) pelo Centro Universitário Barão de Mauá e graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade de Franca (2009). Tem experiência na área de Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: Historiografia Linguística e Semiótica.

Naiá Sadi Câmara

Pós-doutoranda no curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos, doutora e mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho .Iniciei minha atuação profissional ensino básico (1986 a 2003) e, desde 1991, atuo no ensino superior em cargos administrativos ( coordenações) e como doscente (cursos de formação inicial de diferentes áreas do conhecimento, com disciplinas en torno da áera de Letras e Comunicação Social). Também atuo na criação, gestão e docência em cursos de formação continuada, como por exemplo um dos primeiros " Teia do Saber" (SP) e os cursos de especialização strictu sensu ( Mestrado em Linguística da Unifran; Mestrado em Desenvolvimento regional/Uni-Facef) e cursos latu sensu como Língua Portuguesa e estudos literários, Didática do ensino superior; " Comunicação: linguagens midiáticas"; " Produção de conteúdos audiovisual para multiplataformas. Minhas pesquisas são fundamentadas de forma transdisciplinar, principalmente entre as teorias de base Linguística (Semiótica; Análise do Discurso, entre outras) e as teorias da área da Comunicação Social, e meus objetos de estudo giram em torno de: Letramentos transmídia - redes criativas- multiplataformas- audiovisual - comunicação- formação profissional- processos de ensino e aprendizagem. Sou pesquisadora nos seguintes grupos: Grupo de Estudos Geminis- UFSCAR, do Grupo Actantes e do Grupo de trabalhao da Anpoll ( GT) de Semiótica.

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YOUTUBE. Castelo Rá-Tim-Bum. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCSTzvPF1Fti4v7DBc9WfJGA. Acesso em: 08 ago. 2016.

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Publicado

28-12-2017

Como Citar

CASTRO, C. M. de; CÂMARA, N. S. Castelo Rá-Tim-Bum: das práticas educativas às formas de vida . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 10, n. 2, p. 240–253, 2017. DOI: 10.17851/1983-3652.10.2.240-253. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16772. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Semiótica e Tecnologia