Letramento multimodal e argumentação: análise de estratégias persuasivas no anúncio publicitário
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.10.2.271-290Palavras-chave:
multimodalidade, anúncio publicitário, persuasãoResumo
RESUMO: Este artigo analisa anúncios publicitários veiculados no YouTube, com vistas a compreender como os diferentes recursos semióticos contribuem para que o anúncio possa significar mais e atingir o público-alvo. Para isso, foram selecionados três anúncios publicitários, veiculados em vídeo, a fim de que fosse feita uma análise dos recursos presentes, a partir da abordagem da Gramática do Design Visual, uma das vertentes da semiótica social. As análises, de cunho descritivo e qualitativo, evidenciam que as funções composicional, interativa e representacional encontram-se articuladas no gênero anúncio publicitário em vídeo e que os sentidos construídos a partir da integração das várias semioses estão vinculados aos padrões de experiência e às interações sociais, próprias de cada cultura.
PALAVRAS-CHAVE: multimodalidade; anúncio publicitário; persuasão.
ABSTRACT: This article analyzes commercials aired on YouTube, in order to understand how different semiotic resources contribute to the ad might mean more and reach the target audience. Three video advertisements were selected in order to analyze their present resources, based on the Grammar Theory of Visual Design, one of the ramifications of social semiotics. Descriptive and qualitative analyses show that compositional, interactive and representational functions are articulated in the genre advertising and that the meanings constructed from the integration of the various semiosis are linked to the patterns of experience and social interactions according to each culture.
KEYWORDS: multimodality; advertisement; persuasion.
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