Letramento multimodal e argumentação: análise de estratégias persuasivas no anúncio publicitário

Autores

  • Mauriceia Silva de Paula Vieira Universidade Federal de Lavras
  • Paula Silva Abreu Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.10.2.271-290

Palavras-chave:

multimodalidade, anúncio publicitário, persuasão

Resumo

RESUMO: Este artigo analisa anúncios publicitários veiculados no YouTube, com vistas a compreender como os diferentes recursos semióticos contribuem para que o anúncio possa significar mais e atingir o público-alvo. Para isso, foram selecionados três anúncios publicitários, veiculados em vídeo, a fim de que fosse feita uma análise dos recursos presentes, a partir da abordagem da Gramática do Design Visual, uma das vertentes da semiótica social. As análises, de cunho descritivo e qualitativo, evidenciam que as funções composicional, interativa e representacional encontram-se articuladas no gênero anúncio publicitário em vídeo e que os sentidos construídos a partir da integração das várias semioses estão vinculados aos padrões de experiência e às interações sociais, próprias de cada cultura.
PALAVRAS-CHAVE: multimodalidade; anúncio publicitário; persuasão.


ABSTRACT: This article analyzes commercials aired on YouTube, in order to understand how different semiotic resources contribute to the ad might mean more and reach the target audience. Three video advertisements were selected in order to analyze their present resources, based on the Grammar Theory of Visual Design, one of the ramifications of social semiotics. Descriptive and qualitative analyses show that compositional, interactive and representational functions are articulated in the genre advertising and that the meanings constructed from the integration of the various semiosis are linked to the patterns of experience and social interactions according to each culture.
KEYWORDS: multimodality; advertisement; persuasion.

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Biografia do Autor

Mauriceia Silva de Paula Vieira, Universidade Federal de Lavras

Mauricéia Silva de Paula Vieira é doutora em Linguística Pela Universidade Federal de Minas Gerais. Concluiu o mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003), na área de leitura: produção e recepção de textos. Possui especialização em Processo de Ensino e Aprendizagem em Língua Portuguesa e Especialização em Alfabetização. Graduada em Letras Português-Francês e bacharel em Direito. Pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE/UFMG, possui experiência nas área de Linguística e Alfabetização. Suas pesquisas se inserem nas seguintes temáticas: interações mediadas pelo computador, ensino e aprendizagem da língua portuguesa, leitura, escrita e morfossintaxe. Atualmente, é Coordenadora do Curso de Letras Português , na Universidade Federal de Lavras. Participa do Projeto Laboratório Interdisciplinar de Formação Docente (LIFE/CAPES) e do Projeto " Letramento digital: diagnóstico sobre o uso de tecnologias da Informação e da comunicação no ensino da leitura em escolas públicas do município de Lavras. Atua como docente e pesquisadora no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão.

Paula Silva Abreu, Universidade Federal de Lavras

Bolsista PIBID/CAPES. Graduanda em Letras Português/Inglês, na Universidade Federal de Lavras.

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Publicado

28-12-2017

Como Citar

VIEIRA, M. S. de P.; ABREU, P. S. Letramento multimodal e argumentação: análise de estratégias persuasivas no anúncio publicitário . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 10, n. 2, p. 271–290, 2017. DOI: 10.17851/1983-3652.10.2.271-290. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16774. Acesso em: 25 jun. 2024.

Edição

Seção

Semiótica e Tecnologia