Produção textual e autoria em ambiente virtual de aprendizagem: uma escrita dialógica

Autores

  • Claudemir Sousa Universidade Estadual do Maranhão (UEMA-CESITA), Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.10.2.308-323

Palavras-chave:

escrita, autoria, dialogismo, ambiente virtual de aprendizagem

Resumo

RESUMO: As possibilidades oferecidas pelas ferramentas tecnológicas para a produção de texto afetam sobremaneira a concepção que temos de escrita e de autoria. Neste artigo, objetivamos discutir uma concepção dialógica de escrita e de autoria, tendo como objeto de análise uma interação virtual escrita realizada por estudantes de uma universidade pública do estado de São Paulo. Essa discussão está ancorada nos pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin e seus interlocutores contemporâneos acerca das categorias teóricas autor e dialogismo, bem como em estudos sobre os impactos do uso de ferramentas tecnológicas na produção textual para a relação com a escrita e a autoria, sobretudo em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Concluímos que a escrita no Ambiente Virtual de Aprendizagem ocorre em um processo dialógico entre alunos, professor(es) e textos outros, havendo convergências ou divergências quando os alunos assumem o lugar de autor que organiza vozes.
PALAVRAS-CHAVE: escrita; autoria; dialogismo; ambiente virtual de aprendizagem.


ABSTRACT: The possibilities offered by the technological tools for the production of text greatly affect the conception we have of writing and authorship. In this article, we aim at discussing a dialogical conception of writing and authorship, by analyzing a virtual written interaction made by students of a public university in the state of São Paulo. This discussion is anchored in the theoretical assumptions of Mikhail Bakhtin and his contemporary interlocutors about the theoretical categories of author and dialogism, as well as on studies about the impact of the use of technological tools in textual production on the relationship with writing and the authorship, especially in virtual learning environments. We conclude that writing in the Virtual Learning Environment occurs in a dialogical process between students, teacher(s) and other texts, occurring convergences or divergences when students take the place of author who organizes voices.
KEYWORDS: writing; authorship; dialogism; virtual learning environment.

Biografia do Autor

  • Claudemir Sousa, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA-CESITA), Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Araraquara-SP (UNESP-Ar); Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Maranhão. Membro do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Discursos (GPELD) e do Grupo de Estudos do Discurso de Araraquara (GEADA).

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Publicado

28-12-2017

Edição

Seção

Produção Textual e Tecnologia

Como Citar

Produção textual e autoria em ambiente virtual de aprendizagem: uma escrita dialógica . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 10, n. 2, p. 308–323, 2017. DOI: 10.17851/1983-3652.10.2.308-323. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16776. Acesso em: 19 dez. 2024.

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