Campo temático: possibilidade de organização de um dicionário infantil
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.34-49Palavras-chave:
lexicologia, lexicografia, campo temático, dicionário onlineResumo
RESUMO: Sabe-se que o processo de ensino-aprendizagem de língua na atualidade requer a inserção do aluno em práticas pedagógicas diversificadas, uma vez que a chamada era digital desencadeia uma série de mudanças na maneira de se construir o conhecimento. Nesse sentido, a utilização de novos recursos didáticos ganha espaço no contexto escolar, tais como os dicionários online. Este artigo tem por objetivo evidenciar a organização, a partir de campos temáticos, dos lexemas de nossa proposta de dicionário temático infantil online, DTI, em construção, especialmente desenvolvida para alunos que cursam do segundo ao quinto ano do ensino fundamental. A principal base teórica está alicerçada nos fundamentos da Lexicologia e da Lexicografia. Como resultado de nossas análises, defende-se que discussões dessa natureza podem contribuir com a criação e o aperfeiçoamento de obras cada vez mais funcionais, específicas e com um maior potencial para atender às necessidades de seu público-alvo.
PALAVRAS-CHAVE: lexicologia; lexicografia; campo temático; dicionário online.
ABSTRACT: It is known that the current process of teaching and learning language requires the insertion of the student in diverse pedagogical practices since the so-called digital era triggers a series of changes in the way we build knowledge. In this sense, the use of new didactic resources gains space in the school context, such as online dictionaries. This article aims at demonstrating the organization, from thematic fields, of the lexemes of our proposal for an online thematic children's dictionary, TCD, under construction, specially developed for students who study from the second to fifth years of elementary education. The main theoretical basis are the foundations of Lexicology and Lexicography. As a result of our analysis, it is argued that discussions of this nature can contribute to the creation and improvement of works that are increasingly functional, specific and with greater potential to meet the needs of their target audience.
KEYWORDS: lexicology, lexicography; thematic field; online dictionary.
Downloads
Referências
BALDINGER, K. Teoría semántica: hacia una semántica moderna. Trad. Emilio Lledó; L. Molina; José Mondéjar; José Luis Rivarola. Madrid: Alcalá, 1970.
BARROS, L. A. Curso básico de Terminologia. São Paulo: Edusp, 2002.
BIDERMAN, M. T. C. A Estrutura Mental do Léxico. In: Teoria Lingüística. Lingüística quantitativa e computacional. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1981, p. 131- 145.
BIDERMAN, M. T. C. O Dicionário padrão da língua. A ciência da lexicografia. In: ALFA: Revista de Linguística. Universidade Estadual Paulista. São Paulo, v. 28. Supl. Janeiro. 1984.
BIDERMAN, M. T. C. Dimensões da palavra. In: Filologia e Linguística Portuguesa. N. 2. São Paulo: Humanitas, FFLCH / USP, 1998.
COSERIU, E. Teoria da linguagem e linguística geral. Rio de Janeiro: Presença; São Paulo: Edusp, 1977.
GECKELER, H. Semântica Estructural y Teoría del campo léxico. 2. ed. Editorial Gredos: Madrid, 1976. 389 p.
GENOUVRIER, E.; PEYTARD, J. Lingüística e Ensino do Português. Tradução de Rodolfo Ilari. Coimbra: Livraria Almedina, 1973. p. 277-367.
LYONS, J. Semântica Estrutural. Lisboa: Presença, 1980.
NOGUEIRA, N. R. O Professor Atuando no Ciberespaço: Reflexões sobre a utilização da Internet com fins pedagógicos. São Paulo: Érica, 2002.
SAUSSURE, F. de. Curso de Lingüística Geral. 3ª ed. São Paulo: Editora Cultrix, 1972. 271 p.
SOUZA, J. M. La forma gráfica de los diccionarios. In: CABRÉ, M. T. (Org.). Cicle de conferencies 94/95. Léxic, corpus e diccionaris. Barcelona: IULA, 1996, p. 48-76.
ULLMANN, S. Semântica: uma Introdução à ciência do significado. 2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1977. 577 p.
WELKER, H. A. Dicionários: uma pequena introdução à lexicografia. 2.ed. Brasília: Thesaurus, 2004. 301p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.