Campo temático: possibilidade de organização de um dicionário infantil

Autores

  • Sheila de Carvalho Pereira Gonçalves Universidade Federal de Goias - UFG

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.34-49

Palavras-chave:

lexicologia, lexicografia, campo temático, dicionário online

Resumo

RESUMO: Sabe-se que o processo de ensino-aprendizagem de língua na atualidade requer a inserção do aluno em práticas pedagógicas diversificadas, uma vez que a chamada era digital desencadeia uma série de mudanças na maneira de se construir o conhecimento. Nesse sentido, a utilização de novos recursos didáticos ganha espaço no contexto escolar, tais como os dicionários online. Este artigo tem por objetivo evidenciar a organização, a partir de campos temáticos, dos lexemas de nossa proposta de dicionário temático infantil online, DTI, em construção, especialmente desenvolvida para alunos que cursam do segundo ao quinto ano do ensino fundamental. A principal base teórica está alicerçada nos fundamentos da Lexicologia e da Lexicografia. Como resultado de nossas análises, defende-se que discussões dessa natureza podem contribuir com a criação e o aperfeiçoamento de obras cada vez mais funcionais, específicas e com um maior potencial para atender às necessidades de seu público-alvo.

PALAVRAS-CHAVE: lexicologia; lexicografia; campo temático; dicionário online.

 

ABSTRACT: It is known that the current process of teaching and learning language requires the insertion of the student in diverse pedagogical practices since the so-called digital era triggers a series of changes in the way we build knowledge. In this sense, the use of new didactic resources gains space in the school context, such as online dictionaries. This article aims at demonstrating the organization, from thematic fields, of the lexemes of our proposal for an online thematic children's dictionary, TCD, under construction, specially developed for students who study from the second to fifth years of elementary education. The main theoretical basis are the foundations of Lexicology and Lexicography. As a result of our analysis, it is argued that discussions of this nature can contribute to the creation and improvement of works that are increasingly functional, specific and with greater potential to meet the needs of their target audience.

KEYWORDS: lexicology, lexicography; thematic field; online dictionary.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila de Carvalho Pereira Gonçalves, Universidade Federal de Goias - UFG

Doutora em Análise Lingüística pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Possui Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Líder do grupo de pesquisa intitulado Grupo de estudos em Lexicografia, Metalexicografia escolar e Terminografia.

Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Catalão, onde coordena o projeto de pesquisa Dicionário escolar: reflexões e possibilidades. Como pesquisadora, atua, principalmente, nas áreas de Lexicologia, Lexicografia , Terminologia, Terminografia.

Referências

BALDINGER, K. Teoría semántica: hacia una semántica moderna. Trad. Emilio Lledó; L. Molina; José Mondéjar; José Luis Rivarola. Madrid: Alcalá, 1970.

BARROS, L. A. Curso básico de Terminologia. São Paulo: Edusp, 2002.

BIDERMAN, M. T. C. A Estrutura Mental do Léxico. In: Teoria Lingüística. Lingüística quantitativa e computacional. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1981, p. 131- 145.

BIDERMAN, M. T. C. O Dicionário padrão da língua. A ciência da lexicografia. In: ALFA: Revista de Linguística. Universidade Estadual Paulista. São Paulo, v. 28. Supl. Janeiro. 1984.

BIDERMAN, M. T. C. Dimensões da palavra. In: Filologia e Linguística Portuguesa. N. 2. São Paulo: Humanitas, FFLCH / USP, 1998.

COSERIU, E. Teoria da linguagem e linguística geral. Rio de Janeiro: Presença; São Paulo: Edusp, 1977.

GECKELER, H. Semântica Estructural y Teoría del campo léxico. 2. ed. Editorial Gredos: Madrid, 1976. 389 p.

GENOUVRIER, E.; PEYTARD, J. Lingüística e Ensino do Português. Tradução de Rodolfo Ilari. Coimbra: Livraria Almedina, 1973. p. 277-367.

LYONS, J. Semântica Estrutural. Lisboa: Presença, 1980.

NOGUEIRA, N. R. O Professor Atuando no Ciberespaço: Reflexões sobre a utilização da Internet com fins pedagógicos. São Paulo: Érica, 2002.

SAUSSURE, F. de. Curso de Lingüística Geral. 3ª ed. São Paulo: Editora Cultrix, 1972. 271 p.

SOUZA, J. M. La forma gráfica de los diccionarios. In: CABRÉ, M. T. (Org.). Cicle de conferencies 94/95. Léxic, corpus e diccionaris. Barcelona: IULA, 1996, p. 48-76.

ULLMANN, S. Semântica: uma Introdução à ciência do significado. 2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1977. 577 p.

WELKER, H. A. Dicionários: uma pequena introdução à lexicografia. 2.ed. Brasília: Thesaurus, 2004. 301p.

Downloads

Publicado

16-07-2018

Como Citar

PEREIRA GONÇALVES, S. de C. Campo temático: possibilidade de organização de um dicionário infantil . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 11, n. 2, p. 34–49, 2018. DOI: 10.17851/1983-3652.11.2.34-49. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16791. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Linguística e Tecnologia