A incorporação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) pelos professores de língua portuguesa das escolas estaduais de ensino médio de Linhares – ES
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.105-120Palavras-chave:
incorporação, língua portuguesa, tecnologias digitais de informação e comunicaçãoResumo
RESUMO: Este artigo objetiva investigar como está ocorrendo a incorporação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), em especial o computador e a internet, na prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio da rede estadual de Linhares – ES. Para tal fim, realizou-se pesquisa de campo, utilizando o questionário como instrumento de coleta de dados. O público-alvo foram os alunos concluintes do Ensino Médio das escolas estaduais de Linhares – ES. Esta pesquisa é descritiva, de abordagem qualitativa. Os dados indicam que os professores de Língua Portuguesa, em sua maioria, não integram esses recursos em sua prática pedagógica. A principal finalidade dos que levam os alunos ao laboratório de informática é a realização de pesquisas, seguida, em menor proporção, pela preparação de slides para apresentação de trabalhos, digitação de textos, realização de leitura de obras literárias, envio de e-mail e exibição de vídeos relacionados ao conteúdo da disciplina. Espera-se que essa pesquisa possa ser usada como subsídio para nortear ações que visem ao melhor aproveitamento dos recursos disponibilizados pelas tecnologias digitais de informação e comunicação no espaço escolar, contribuindo também no direcionamento de políticas de formação inicial e continuada para o uso pedagógico dessas tecnologias.
PALAVRAS-CHAVE: incorporação; língua portuguesa; tecnologias digitais de informação e comunicação.
ABSTRACT: This article aims at investigating how the incorporation of digital information and communication technologies (TDIC), in particular the computer and the internet, is taking place in the pedagogic practice of Portuguese language teachers of Linhares-ES state network. For this purpose, a field research was performed using the questionnaire as a data collection instrument. The target audience was the high school graduating students from Linhares state schools-ES. This research is descriptive, of qualitative approach. The data indicate that most Portuguese language teachers do not integrate these resources into their pedagogical practice. Of those who take the students to the computer lab, the main use is for conducting some research, followed, in smaller numbers, to prepare slides for presentation of works, typing texts, reading literary works, sending an e-mail and display of videos related to the content of the course. It is hoped that this research can be used as a subsidy to guide actions aimed at making better uses of the resources available through the digital information and communication technologies in the school space, also contributing in the direction of initial and continued training policies for the pedagogical use of these technologies.
KEYWORDS: incorporation; Portuguese language; digital information and communication technologies.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. C. A. As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), os novos contextos de ensino-aprendizagem e a identidade profissional de professores. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 8, n. 221, jan./abr. 2008.
BRASIL. Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional – PROINFO. Brasília, 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6300.htm. Acesso em: 14 dez. 2013.
BRASIL. INEP. Censo Escolar da Educação Básica de 2013. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/resultado/2013/dados_finais_censo_escolar_2013_anexo_I.xlsx. Acesso em: 01 jun. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Edital nº 12 de 8 de maio de 2014. Dispõe sobre o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2014. Brasília, 2014. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/enem/legislacao-e-documentos. Acesso em: 15 mai. 2014.
BRITO, G. S.; PURIFICAÇÃO, I. Educação e novas tecnologias: um re-pensar. Curitiba: Ibpex, 2006.
ESPÍRITO SANTO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Básico Escola Estadual Ensino Médio: área de Linguagens e Códigos. Vitória: SEDU, 2009.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1996.
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 2. ed. Campinas: Papirus, 2001.
MORAN, J. M. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013. p. 27-29. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/utilizar.pdf. Acesso em: 12 abr. 2014.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais emergente no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. (Orgs). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 15-80.
PAIVA, V. L. M. O. E-mail: um novo gênero textual. In: MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. (Orgs). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 81-108.
ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: Diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11-31.
SILVA, F. C. O. S. As TICs e a prova do ENEM: o desafio do letramento digital. Anais do SIELP. Uberlândia: EDUFU, v. 2, n. 1, p. 1-17, 2012. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/07/volume_2_artigo_131.pdf. Acesso em: 24 nov. 2017.
TAJRA, S. F. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 8. ed. São Paulo: Érica, 2008.
XAVIER, A. C. Letramento digital e ensino. In: SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M. (Orgs.). Alfabetização e Letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 133- 148.
XAVIER, A. C. Leitura texto e hipertexto. In: MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. (Orgs). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 207-240.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.