Concepções de letramento para o ensino da língua portuguesa em tempos de uso de artefatos digitais
DOI:
https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.24366Palavras-chave:
Letramento, Multiletramentos, Novos estudos do letramento , Novos letramentosResumo
Este artigo objetiva apresentar um estudo teórico acerca das principais concepções de letramento que embasam o ensino da Língua Portuguesa na contemporaneidade. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica. Na atualidade, há, majoritariamente, três concepções teóricas acerca do letramento: Novos Estudos do Letramento, Pedagogia dos Multiletramentos e Novos letramentos, cujos principais representantes são Brian Street, Magda Soares e Ângela Kleiman, para Novos Estudos do Letramento; Bill Cope, Mary Kalantzis e Roxane Rojo, para Multiletramentos; e Colin Lankshear e Michele Knobel, para Novos Letramentos. Depreende-se, do estudo, que toda visão de letramento está atrelada a uma concepção de linguagem e a uma concepção de sociedade, e que a escola é a principal agência desse letramento, tendendo a desenvolver suas práticas de leitura e escrita a partir de um determinado posicionamento ideológico, estabelecido por valores, relações de poder e perspectivas que refletem o modelo de letramento escolhido para orientar a elaboração do currículo a ser implementado e todo o trabalho em sala de aula.
Downloads
Referências
BARRETO, Raquel Goulart. Objetos como sujeitos: o deslocamento radical. In: FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; CARVALHO, Jaciara de Sá (Org.). Educação e Tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES/UNESA, 2017. p. 124–141. Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2017/04/ebook-ticpe-2017.pdf. Acesso em: 20 jun. 2018.
BARTON, David; LEE, Carmen. Linguagem Online: textos e práticas digitais. Tradução: Milton Camargo Mota. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2015. 270 p. ISBN 9788579340888.
BRAGANÇA, Marcela Langa Lacerda; BALTAR, Marcos Antônio Rocha. Novos estudos de letramento: conceitos, implicações metodológicas e silenciamentos. Imagens da Educação, Universidade Estadual de Maringa, v. 6, n. 1, p. 3, abr. 2016. DOI: 10.4025/imagenseduc.v6i1.25321. Disponível em: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v6i1.25321. Acesso em: 19 set. 2020.
CAZDEN, Courtney et al. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review, Harvard Education Publishing Group, v. 66, n. 1, p. 60–93, abr. 1996. Disponível em: https://doi.org/10.17763/haer.66.1.17370n67v22j160u.
COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. “Multiliteracies”: New Literacies, New Learning. Pedagogies: An
International Journal, Informa UK Limited, v. 4, n. 3, p. 164–195, ago. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1080/15544800903076044.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.
GRUPO DE NOVA LONDRES. pedagogy of multiliteracies: designing social futures. The Harvard educational review, v. 1, n. 66, p. 60–92, 1996.
KATO, Mary. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguistica. São Paulo: Ática, 1986.
KLEIMAN, Angela B. Letramento na contemporaneidade. Bakhtiniana, v. 9, n. 2, p. 72–91, 2014.
KLEIMAN, Angela B. Os significados do letramento. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2003.
KNOBEL, Michele; LANKSHEAR, Colin. A New Literacies Sampler. New York: Peter Lang, 2007.
MAIA, Junot de Oliveira. Novos e híbridos letramentos em contexto de periferia. In: ROJO, Roxane (Org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013. p. 59–71.
RAULIK, Viviane de Fátima Pettirossi. Práticas colaborativas de escrita em disciplina de língua inglesa de curso militar. 2016. Diss. (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
ROJO, Roxane (Org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ROJO, Roxane. Pedagogia dos Multiletramentos. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11–31.
ROJO, Roxane. Pedagogia dos Multiletramentos: parte II. [Entrevista concedida a Cristiane Mori]. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IRFrh3z5T5w. Acesso em: 2 out. 2020.
SILVA, Themis Rondão Barbosa da Costa. Pedagogia dos multiletramentos: principais proposições metodológicas e pesquisas no âmbito nacional. Letras, Santa Maria, v. 26, n. 52, p. 11–23, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/25319/14659. Acesso em: 22 set. 2020.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2017.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação & Sociedade, FapUNIFESP (SciELO), v. 23, n. 81, p. 143–160, dez. 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0101-73302002008100008.
STREET, Brian. Entrevista com Brian Street. Revista Língua Escrita, n. 7, p. 84–92, 2009. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/revista%20lingua%20escrita/LinguaEscrita_7.pdf. Acesso em: 21 set. 2020.
STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução: Marcos Bagno. São paulo: Parábola Editorial, 2014.
TERRA, Márcia Regina. Letramento & letramentos: uma perspectiva sociocultural dos usos da escrita. Delta: documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada, v. 29, n. 1, p. 29–58, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/delta/v29n1/02.pdf. Acesso em: 19 set. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.