Blogs educacionais não institucionais no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: uma revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.177-191Palavras-chave:
trabalhos acadêmicos, ferramenta tecnológica, educação.Resumo
RESUMO: O presente trabalho é resultado de um levantamento bibliográfico feito com amostras de trabalhos acadêmicos publicados e disponibilizados online de 2015 até o final do 1º semestre de 2017, sobre a temática da utilização dos blogs educacionais não institucionais no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa. O resultado indica que a maioria das publicações trata do blog como ferramenta de ensino-aprendizagem e foi do tipo teórico-reflexiva. Em relação ao nível de ensino, a maior parte dos trabalhos se voltou para o Ensino Superior (graduação e pós-graduação) e para formação de professores da Educação Superior. O levantamento bibliográfico indicou que existem lacunas quanto à formação de professores de Educação Básica para uso do blog como ferramenta tecnológica no processo de ensino-aprendizagem. A análise dos estudos publicados apontou para a necessidade de realização de estudos que tragam experiências e relatos sobre o uso dos blogs para ensino-aprendizagem dos alunos e experiências de professores que os utilizam, na prática, como recurso tecnológico para formação de outros professores. O exame dos trabalhos acadêmicos revelou que existe carência de materiais didáticos que permitam que o(s) professor (es) se capacitem para o uso do blog como recurso tecnológico e estudos que o tratem como potente ambiente virtual de aprendizagem.
PALAVRAS-CHAVE: trabalhos acadêmicos;ferramenta tecnológica; educação.
ABSTRACT: The present work is the result of a bibliographical survey done with samples of academic papers published and made available online from 2015 until the end of the first semester of 2017, about the use of non-institutional educational blogs in the Portuguese language teaching-learning process. The result indicates that most publications treat the blog as a teaching-learning tool and was of a theoretical-reflexive type. Regarding the level of education, most of the work was focused on Higher Education (undergraduate and postgraduate) and for the training of Higher Education teachers. The bibliographic survey indicated that there are gaps regarding the formation of Basic Education teachers to use the blog as a technological tool in the teaching-learning process. The analysis of the published studies pointed to the need to carry out studies that bring experiences and reports about the use of blogs for teaching-learning of students and experiences of teachers who use, in practice, the blog as a technological resource for training other teachers. The examination of the academic work revealed that there is a shortage of didactic materials that allow the teacher(s) to be able to use the blog as a technological resource and studies that treat the blog as a powerful virtual learning environment.
KEYWORDS: academic work; technology tool; education.
Downloads
Referências
ANDRADE, P. V. C. C.; ACIOLY-RÉGNIER, N. M. Utilização de um dispositivo pedagógico tecnológico híbrido na formação de professores na França. Educação Unisinos. 20 (1): 117 – 128, jan/abril. 2016.
ACOSTA, J. D’arc C. B.; DORNELLES, C. Interação e interatividade em blogs de ensino de língua portuguesa sob a perspectiva dos multiletramentos. SIGNUM: Estud. Ling., Londrina, n. 18/2, p. 13-49, dez. 2015.
BICALHO FONSECA, J. Z. Gênero digital blog: uma estratégia para o ensino da escrita em contexto de formação docente. Cadernos de Letras, Niterói (RJ), v. 27, n. 54, p. 291- 310, jan-jun. 2017.
BUBIAK JÚNIOR, W. Utilização do blog como ferramenta de Ensino. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2016, p. 29. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&q=utiliza%C3%A7%C3%A3o+do+blog+como+ferramenta+de+ensino. Acesso em: 2 ago. 2017.
CANTUÁRIO, A. S. Blog: orientação de ensino em um livro didático do Ensino Médio. Entre Palavras: Revistas de Linguística do Departamento de Letras Vernáculas da UFC, v. 7, n. 5, p. 137-148, 2017.
CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura. In: A Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000. v. 1.
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede: do conhecimento à Política. In: CASTELLS, M.; CARDOSO, G. A Sociedade em Rede: do Conhecimento à Ação Política. Imprensa Nacional – Casa da Moeda, p. 17, 2005.
COUTINHO, C. P. Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Edições Almeidina, 2011.
CUNHA, M.; STEINBERG-ELIAS, M. B. Os rumos das pesquisas envolvendo blogs educacionais. Universidade Federal do ABC, Santo André, SP. 2016.
GAYDECZKA, B; KARWOSKI, A. Pedagogia dos multiletramentos e desafios para o uso das novas tecnologias digitais em sala de aula no ensino de língua portuguesa. Revista Linguagem e Ensino, v. 18, Pelotas, n. 1, p. 151-174, jan./jun. 2015.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, p. 42, 2002.
GOMES, C. O. S.; CAPUCHINHO, A. C. O blog como espaço de interação textual – uma proposta de refacção de textos via diários eletrônicos de alunos de língua portuguesa. Revista Porto das Letras, v. 02, Número Especial, p. 139-150, 2016.
GOMES, M. J. Blogs: um recurso e uma estratégia. VII Simpósio Internacional de Informática Educativa – SIIE05. Leiria, Portugal, 16 – 18 nov., p. 311-315, 2005.
HALFELD, P. C. O blog como hiper(gênero) discursivo e sua inclusão nos currículos escolares. Diadorim, Rio de Janeiro, Revista 18, v. 2, p. 256-269, jul-dez. 2016.
SOARES, M. As práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br/. Acesso em: 1 ago. 2017.
STRAUSS, A.; CORBIN, J. Grounded theory methodology: an overview. In: DENZIN, N. K., LINCOLN, Y. S. (Eds). Handbook pf Qualitative Research. Sage, Thousand Oaks, p. 273-285, 1994.
PINCHUK, O. P. Perspective analyses of use of social networks as learning tools in learning environment. Deputy Director for Scientific Experimental Work. Institute of Information Technologies and Learning Tools of NAES of Ukraine, Kyiv, Ukraine, v. 54, n. 4, p. 83-98, 2016.
PRIEGO, C. M.; MUÑOZ, G. N.; CIESIELKIEWICZ, M. Blogs as a tool for the development of self-regulated learning skills: a project. American Journal of Educational Research, vol. 3, n. 1, p. 38-42, 2015.
ROLANDO, R. M. O ensino de literatura com base em uma atividade social: o resgate da voz discente a partir da criação coletiva de um blog. ECCOM, v. 7, n. 14, jul./dez., p. 237- 250, 2016.
SILVA, F. V.; BARBOSA, M. S. M. F. Da tela ao papel: os gêneros digitais blog e e-mail em livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio. Calidoscópio, v. 13, n. 1, p. 27-37, jan./abr. 2015.
SOUZA, A. M.; GOULART, L. B. Percursos da formação inicial em portfólio e blog. Revista PerCursos, Florianólpolis, v. 17, n. 35, p. 160-174, set./dez. 2016.
SOUZA, A. S. Gêneros discursivos digitais na formação docente: o blog em práticas de ensino. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA. 2016.
SHANA, Z. A.; ABULIBDEHB, E. S. Engaging Students trough blogs: using blogs to boost a course experience. International Technologies in Learning (iJET), V. 10, Issue 1, p. 30- 38, 2015.
TENÓRIO et. al. O blog como instrumento pedagógico na disciplina de Língua Portuguesa: motivação e inovação nas aulas de Ensino Médio. Revista EDaPECI, São Cristóvão (SE). v. 15, n. 2, p. 393-408, mai./ago. 2015.
VALENTIM, M. L. P. (Org.). Métodos qualitativos de pesquisa em Ciência da Informação. São Paulo: Polis, 2008. (Coleção Palavra-Chave, 16)
VIEIRA, C. H. A. Os elementos léxico-gramaticais de atitude em comentários de blogs para o ensino de português. Universidade Federal de Goiás. Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Catalão (GO). 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.