A pesquisa em linguagem, tecnologia e ensino de língua inglesa na região norte do Brasil: implicações para a formação de professores

Autores

  • Ana Carolina Nascimento Souza Pinto Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
  • Vera Menezes Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.12.2.80-97

Palavras-chave:

metapesquisa, linguagem e tecnologia, ensino e aprendizagem de inglês, formação de professor.

Resumo

RESUMO: Este artigo apresenta uma metapesquisa sobre teses e dissertações sobre linguagem, tecnologia e uso de ferramentas digitais no ensino de língua inglesa, produzidas em programas de pós-graduação da Região Norte do Brasil. O objetivo principal é oferecer um panorama desse tipo de pesquisa nos últimos dez anos. Os dados foram coletados em plataformas digitais de pesquisa de teses e dissertações e foram encontradas apenas seis dissertações de mestrado. Analisamos os objetivos, as metodologias adotadas, bem como, os resultados apontados em cada trabalho. As pesquisas se baseiam predominantemente em estudos de caso, tendo como objeto de pesquisa um grupo específico de alunos e de professores de instituições educacionais da região. O texto reflete sobre questões particulares da Região Norte do Brasil e defende a necessidade de formação de professores para o uso de tecnologias digitais.

PALAVRAS-CHAVE: metapesquisa;linguagem e tecnologia; ensino e aprendizagem de inglês; formação de professor.

 

ABSTRACT: This article presents a meta-research report about theses and dissertations on language and technology and the use of digital tools in English language teaching, produced by graduate programs in the northern region of Brazil. The main objective is to provide an overview of this kind of research in the last ten years. Data were collected in digital research platforms for theses and dissertations. Only six M.A. studies were found. We analyzed the objectives, the methodologies adopted, as well as the results indicated in each study. The studies are predominantly based on case studies, with a specific group of students and teachers from educational institutions in the region. The text reflects on particular issues in the northern region of Brazil and defends the need of training teachers for the use of digital technologies.

KEYWORDS: meta-research; language and technology; English teaching and learning; teacher education.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Nascimento Souza Pinto, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Graduanda do Curso de Letras da UFMG e ex-bolsista IC do CNPq.

Vera Menezes, Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva é professora titular da Faculdade de Letras da UFMG e pesquisadora do CNPq. Atua na Graduação e na Pós-graduação, nas linhas de pesquisa em Linguagem e Tecnologia e em Retórica.

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Publicado

14-05-2019

Como Citar

SOUZA PINTO, A. C. N.; MENEZES, V. A pesquisa em linguagem, tecnologia e ensino de língua inglesa na região norte do Brasil: implicações para a formação de professores . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 12, n. 2, p. 80–97, 2019. DOI: 10.17851/1983-3652.12.2.80-97. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16844. Acesso em: 14 out. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia