A pesquisa em linguagem, tecnologia e ensino de língua inglesa na região norte do Brasil: implicações para a formação de professores

Autores

  • Ana Carolina Nascimento Souza Pinto Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
  • Vera Menezes Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.12.2.80-97

Palavras-chave:

metapesquisa, linguagem e tecnologia, ensino e aprendizagem de inglês, formação de professor.

Resumo

RESUMO: Este artigo apresenta uma metapesquisa sobre teses e dissertações sobre linguagem, tecnologia e uso de ferramentas digitais no ensino de língua inglesa, produzidas em programas de pós-graduação da Região Norte do Brasil. O objetivo principal é oferecer um panorama desse tipo de pesquisa nos últimos dez anos. Os dados foram coletados em plataformas digitais de pesquisa de teses e dissertações e foram encontradas apenas seis dissertações de mestrado. Analisamos os objetivos, as metodologias adotadas, bem como, os resultados apontados em cada trabalho. As pesquisas se baseiam predominantemente em estudos de caso, tendo como objeto de pesquisa um grupo específico de alunos e de professores de instituições educacionais da região. O texto reflete sobre questões particulares da Região Norte do Brasil e defende a necessidade de formação de professores para o uso de tecnologias digitais.

PALAVRAS-CHAVE: metapesquisa;linguagem e tecnologia; ensino e aprendizagem de inglês; formação de professor.

 

ABSTRACT: This article presents a meta-research report about theses and dissertations on language and technology and the use of digital tools in English language teaching, produced by graduate programs in the northern region of Brazil. The main objective is to provide an overview of this kind of research in the last ten years. Data were collected in digital research platforms for theses and dissertations. Only six M.A. studies were found. We analyzed the objectives, the methodologies adopted, as well as the results indicated in each study. The studies are predominantly based on case studies, with a specific group of students and teachers from educational institutions in the region. The text reflects on particular issues in the northern region of Brazil and defends the need of training teachers for the use of digital technologies.

KEYWORDS: meta-research; language and technology; English teaching and learning; teacher education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Nascimento Souza Pinto, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Graduanda do Curso de Letras da UFMG e ex-bolsista IC do CNPq.

Vera Menezes, Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva é professora titular da Faculdade de Letras da UFMG e pesquisadora do CNPq. Atua na Graduação e na Pós-graduação, nas linhas de pesquisa em Linguagem e Tecnologia e em Retórica.

Referências

ALENCAR, L. das G. B. A sala de aula de línguas estrangeiras em cursos técnicos a distância como um sistema adaptativo complexo: contribuições e limitações. 2017. 160 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2017.

ALMEIDA, G. J. de. Emprego do Aplicativo WhatsApp no Ensino de Química. 2015. 72 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Instituto de Química, Universidade de Brasília, Brasília, 2015. Disponível em: http:bdm.unb.br/handle/10483/11240. Acesso em: 10 nov. 2018.

ALMEIDA, J. I. M. de. Possibilidades pedagógicas do aplicativo WhatsApp em um curso de Letras Inglês: sentidos construídos durante uma experiência de ensino de língua inglesa. 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Identidade). Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2018.

BENTO, M. A. S.; COELHO, W. N. B.; COELHO, M. C.; FERNANDES, D. M. P. A educação na região norte: apontamentos iniciais. Amazônica: Revista de Antropologia (Online), v. 5, p. 140-175, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diretoria de Avaliação. Avaliação Quadrienal 2017 – Documento de Área – Letras e Linguística, Brasília, DF: CAPES, 2017. https://capes.gov.br/images/documentos/Documentos_de_area_2017/41_LETR_docarea_2016.pdf. Acesso em: 05 maio 2018. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Avaliação da CAPES aponta crescimento da pós-graduação brasileira, 2017a. Disponível em: http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8558-avaliacao-da-capes-apontacrescimento-da-pos-graduacao-brasileira. Acesso em: 05 maio 2018. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Documento de Área – Letras e Linguística. 2017b. Disponível em: https://capes.gov.br/images/documentos/Documentos_de_area_2017/41_LETR_docarea_ 2016.pdf. Acesso em: 05 maio 2018.

DUARTE, F. E. B. Motivação e autonomia no ensino e aprendizagem da habilidade da escrita em inglês como língua estrangeira: os gêneros textuais do Orkut e as suas interfaces interacionais. 2010. 124 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Área dos municípios. Disponível em: https://ww2.ibge.gov.br/home/geociencias/cartografia/default_territ_area.shtm. Acesso em: 05 maio 2018. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cidades e estados do Brasil. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/. Acesso em: 05 maio 2018.

LEFFA, V. J. Nem tudo que balança cai: objetos de aprendizagem no ensino de línguas. Polifonia. Cuiabá, v. 12, n. 2, p. 15-45, 2006.

LIMA, M. L. Os desafios do ensino de inglês para fins específicos à distância: um estudo de caso. 2016. 127 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016.

LOBATO, C. P. Tecnologia e língua inglesa: Reflexões sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação no contexto escolar amazônico. 2016. 85 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016.

NONATO, J. M. S.; PEREIRA, N. M. Histórico da ciência na Região Norte do Brasil: A ciência em ação na Amazônia brasileira. Perspectivas. São Paulo, v. 44, p. 93-124, jul./dez. 2013.

PERRY, Jr., Fred L. Research in Applied Linguistics: becoming a discerning consumer. 3a ed. London, New York. Routledge, 2017.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E ARTES. Universidade Estadual do Amazonas. Disponível em: http://www.pos.uea.edu.br/data/area/apresent/download/6- 1.pdf. Acesso em: 02 ago. 2018.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS. Universidade Federal de Tocantins. Histórico. Disponível em: http://ww2.uft.edu.br/index.php/ppgletras/historico. Acesso em: 02 ago. 2018.

SOBRINHO, M. C. Avaliação de objetos de aprendizagem para o ensino da língua inglesa: um estudo de caso. 2008. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Pará – UFPA. Belém.

TROCHIM, W. M.; DONNELLY, J. P. Research Methods: The Essential Knowledge Base, Second Edition. Boston, MA.: Cengage Learning, 2016.

WALLIMAN, N. Research methods: the basics. New York: Routledge, 2011.

WIKIPÉDIA. Orkut. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Orkut. Acesso em: 05 maio 2018.

Downloads

Publicado

14-05-2019

Como Citar

SOUZA PINTO, A. C. N.; MENEZES, V. A pesquisa em linguagem, tecnologia e ensino de língua inglesa na região norte do Brasil: implicações para a formação de professores . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 12, n. 2, p. 80–97, 2019. DOI: 10.17851/1983-3652.12.2.80-97. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16844. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia