Alfabetização – uma evolução do conceito: alfabetização e letramento em código

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.13.1.137-155

Palavras-chave:

alfabetização científica; alfabetização tecnológica; alfabetização digital; alfabetização em código.

Resumo

Este artigo retoma os conceitos e Alfabetização Científica e Alfabetização Científica e Tecnológica e suas diferentes denominações. Apresenta conceitos sobre a Alfabetização Digital, sua importância e diferentes tipos. Discute as diferenças conceituais sobre alfabetização e letramento, tanto científica quanto tecnológica. A partir da compreensão desses conceitos e os tomando como base, o objetivo deste trabalho é apresentar a evolução histórica sobre alfabetização, mais especificamente na área da Ciência da Computação, trazendo uma abordagem sobre a Alfabetização de Código. A proposta de um diferente entendimento para a Alfabetização de Código e um inovador conceito sobre Letramento em Código são as principais contribuições deste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. 1982. Disponível em: https://www.academia.edu/4781703/Dicion%C3%A1rio_de_Filosofia_-_Nicola_Abbagnano. Acesso em: 23 mar. 2020.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. ISO/IEC 2382-1: Tecnologia da Informação – Vocabulário. Rio de Janeiro, 1998.
BARTON, D.; HAMILTON, M. Local Literacies: Reading and writing in one community. 2012. Disponível em: https://www.academia.edu/12860191/Local_Literacies_Reading_and_Writing_in_One_Community. Acesso em: 1 set. 2018.
BELSHAW, D. The Essential Elements of Digital Literacies, 2013. Disponível em: https://dougbelshaw.com/blog/2016/06/27/ebook-now-free/. Acesso em: 30 ago. 2018.
BELSHAW, D. Going Beyond “Learning to Code”: Why 2014 is the Year of Web Literacy. 2014a. Disponível em: https://clalliance.org/blog/going-beyond-learning-to-code-why-2014-is-the-year-of-web-literacy/. Acesso em: 10 ago. 2018.
BELSHAW, D. Why the Web Literacy Map will remain at v1.1 until MozFest. 2014b. Disponível em: http://literaci.es/weblitmap-at-v11-until-mozfest. Acesso em: 12 set. 2018.
BETTS, R. Concept to Code. UX Magazine, [s. l.], 2011. Disponível em: http://uxmag.com/articles/concept-to-code. Acesso em: 10 ago. 2018.
BOCHECO, O. Parâmetros para abordagem de evento no enfoque CTS. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/95281. Acesso em: 7 ago. 2018.
BONILLA, M. H. O Brasil e a alfabetização digital. Jornal da Ciência, Rio de Janeiro, p. 7, 2011. Disponível em: http://www2.ufba.br/~bonilla/artigojc.htm. Acesso em: 15 ago. 2018.
CAJAS, F. Alfabetizacion cientifica y tecnologica: la transposiocion didactica del conocimiento tecnologico. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 19, n. 2, p. 243-253, 2001. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21737. Acesso em: 6 ago. 2018.
CERF, V. G. Computer science revisited. Communications of the ACM, [s. l.], v. 55, n. 12, p. 7, 2012. Disponível em: http://dl.acm.org/citation.cfm?doid=2380656.2380658. Acesso em: 12 ago. 2018.
CUNHA, R. B. O que significa alfabetização ou letramento para os pesquisadores da educação científica e qual o impacto desses conceitos no ensino de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 24, n. 1, p. 27-41, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000100027&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 1 set. 2018.
DEL PINO, J. C.; FRISON, M. D. Química : Um Conhecimento Científico Para a Formação Do Cidadão. Revista de Educação, Ciências e Matemáticas, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 36-50, 2011. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/1585. Acesso em: 10 set. 2018.
DENNING, Peter J. The science in computer science. Communications of the ACM, [s. l.], v. 56, n. 5, p. 35, 2013. Disponível em:

Downloads

Publicado

2020-07-11

Como Citar

CORDENONZI, W. H.; DEL PINO, J. C.; CONCEIÇÃO OLIVEIRA, E.; GUIMARÃES STROHSCHOEN , A. A. Alfabetização – uma evolução do conceito: alfabetização e letramento em código . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 13, n. 1, p. 137–155, 2020. DOI: 10.17851/1983-3652.13.1.137-155. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24077. Acesso em: 12 ago. 2022.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.