Alfabetização – uma evolução do conceito: alfabetização e letramento em código
DOI :
https://doi.org/10.17851/1983-3652.13.1.137-155Mots-clés :
alfabetização científica; alfabetização tecnológica; alfabetização digital; alfabetização em código.Résumé
Este artigo retoma os conceitos e Alfabetização Científica e Alfabetização Científica e Tecnológica e suas diferentes denominações. Apresenta conceitos sobre a Alfabetização Digital, sua importância e diferentes tipos. Discute as diferenças conceituais sobre alfabetização e letramento, tanto científica quanto tecnológica. A partir da compreensão desses conceitos e os tomando como base, o objetivo deste trabalho é apresentar a evolução histórica sobre alfabetização, mais especificamente na área da Ciência da Computação, trazendo uma abordagem sobre a Alfabetização de Código. A proposta de um diferente entendimento para a Alfabetização de Código e um inovador conceito sobre Letramento em Código são as principais contribuições deste trabalho.
Téléchargements
Références
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. ISO/IEC 2382-1: Tecnologia da Informação – Vocabulário. Rio de Janeiro, 1998.
BARTON, D.; HAMILTON, M. Local Literacies: Reading and writing in one community. 2012. Disponível em: https://www.academia.edu/12860191/Local_Literacies_Reading_and_Writing_in_One_Community. Acesso em: 1 set. 2018.
BELSHAW, D. The Essential Elements of Digital Literacies, 2013. Disponível em: https://dougbelshaw.com/blog/2016/06/27/ebook-now-free/. Acesso em: 30 ago. 2018.
BELSHAW, D. Going Beyond “Learning to Code”: Why 2014 is the Year of Web Literacy. 2014a. Disponível em: https://clalliance.org/blog/going-beyond-learning-to-code-why-2014-is-the-year-of-web-literacy/. Acesso em: 10 ago. 2018.
BELSHAW, D. Why the Web Literacy Map will remain at v1.1 until MozFest. 2014b. Disponível em: http://literaci.es/weblitmap-at-v11-until-mozfest. Acesso em: 12 set. 2018.
BETTS, R. Concept to Code. UX Magazine, [s. l.], 2011. Disponível em: http://uxmag.com/articles/concept-to-code. Acesso em: 10 ago. 2018.
BOCHECO, O. Parâmetros para abordagem de evento no enfoque CTS. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/95281. Acesso em: 7 ago. 2018.
BONILLA, M. H. O Brasil e a alfabetização digital. Jornal da Ciência, Rio de Janeiro, p. 7, 2011. Disponível em: http://www2.ufba.br/~bonilla/artigojc.htm. Acesso em: 15 ago. 2018.
CAJAS, F. Alfabetizacion cientifica y tecnologica: la transposiocion didactica del conocimiento tecnologico. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 19, n. 2, p. 243-253, 2001. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21737. Acesso em: 6 ago. 2018.
CERF, V. G. Computer science revisited. Communications of the ACM, [s. l.], v. 55, n. 12, p. 7, 2012. Disponível em: http://dl.acm.org/citation.cfm?doid=2380656.2380658. Acesso em: 12 ago. 2018.
CUNHA, R. B. O que significa alfabetização ou letramento para os pesquisadores da educação científica e qual o impacto desses conceitos no ensino de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 24, n. 1, p. 27-41, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000100027&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 1 set. 2018.
DEL PINO, J. C.; FRISON, M. D. Química : Um Conhecimento Científico Para a Formação Do Cidadão. Revista de Educação, Ciências e Matemáticas, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 36-50, 2011. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/1585. Acesso em: 10 set. 2018.
DENNING, Peter J. The science in computer science. Communications of the ACM, [s. l.], v. 56, n. 5, p. 35, 2013. Disponível em:
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Il s'agit d'un article en libre accès qui permet une utilisation, une distribution et une reproduction sans restriction sur n'importe quel support tant que l'article original est correctement cité.