Análise para descobrir o efeito da técnica de mapeamento mental nas habilidades de escrita da aprendizagem iraniana de Inglês como Língua Estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.24559

Palavras-chave:

Mapeamento mental, Ensino de escrita, Organização da escrita, Estilo da escrita

Resumo

Os educadores sempre se interessaram pelo estabelecimento de ambientes que motivem e estimulem os alunos a se engajarem em seu processo de aprendizado de maneira ativa e dinâmica. O mapeamento mental está entre as estratégias de ensino e aprendizagem surgidas nesse sentido. Este estudo teve como objetivo determinar os efeitos que a técnica de mapeamento mental tem sobre o desenvolvimento da organização e estilo de escrita de alunos de Inglês como Língua Estrangeira iranianos intermediários. Assim, trinta participantes do ensino médio de inglês foram selecionadas de um instituto conhecido em uma pequena cidade como participantes do estudo. Eles foram alocados aleatoriamente para um controle, bem como um grupo experimental, cada um composto por 15 indivíduos. O grupo controle recebeu o treinamento usual, enquanto o grupo experimental recebeu a intervenção duas vezes por semana durante o verão de 2018. O pré-teste e o pós-teste foram aplicados para ambos os grupos neste estudo experimental e os resultados foram comparados. Com base nos resultados da pesquisa, a aplicação do mapeamento mental no ensino da escrita pode melhorar a organização de escrita dos alunos. No entanto, não mostrou efeitos significativos no estilo de escrita deles. Como os resultados das análises estatísticas indicaram, uma aplicação de mapeamento mental nas aulas de redação ajudaria os alunos a organizar seus escritos de maneira mais eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AL-JARF, R. Teaching spelling skills with a mind-mapping software. Asian EFL Journal Professional Teaching Articles, 53,p. 4-16, 2011. Retrieved from http://70.40.196.162/PTA/Volume-53raj.pdf

ALJASER, A. M. The Effectiveness of Electronic Mind Maps in Developing Academic Achievement and the Attitude towards Learning English among Primary School Students. International Education Studies, v. 10, n. 12, 2017.

AL KAMLI, H. M. The Effect of Using Mind Maps to Enhance EFL Learners' Writing Achievement and Students' Attitudes Towards Writing at Taif University. (Master Thesis), Arab World English Journal (ID Number: 232), p. 1-92, 2019. DOI: https://dx.doi.org/10.24093/awej/th.232

AL NAGHBI, S. The use of mind mapping to develop writing skills in UAE schools, 2008. Retrieved from: https://www.emeraldinsight.com. Accessed on: 20 August 2018.

BIKTIMIROV, E. N.; NILSON, L. B. Show them the money: Using mind mapping in the introductory finance course. Journal of Financial Education, 32, p. 72-86, 2006.

BOROVKOVÁ, M. P. Application of mind maps in ELT with the emphasis in lexis. Unpublished MA Thesis: Charles University in Prague, Prague, 2014.

BROWN, D. H. Language assessment: principles and classroom practices. New York: Longman, 2003.

BURNS, B. Mind Mapping: 7 ways to use mind mapping as a developer, 2014. Retrieved from: https://www.netguru.co/blog/mindmapping-7-ways-to-use. Accessed on: 20 August 2018.

BUZAN, T. Use both side of your brain. New York: E.P. Dutton Co, 1976.

CRESWELL, J. W. Research design: Qualitative and quantitative approaches. Thousand Oaks, CA: Sage, 1995.

ERDIANA, N. Improving Students’ Writing Skill through Mind Mapping. Proceedings of the 1st EEIC Conference: Banda Aceh, Indonesia, 2016.

HAJI MAIBODI, A. The impact of mind mapping strategy on vocabulary use in the writing of Iranian EFL learners. Unpublished M.A. thesis. Islamic Azad University, Maybod Branch, 2017.

INGEMANN, M. The power of mind mapping. London: John Benjamin Publishers, 2017.

JAFARI, N.; ZAREI, GH. R. The influence of concept mapping on iranian intermediate EFL learners argumentative essay writing skill. Journal of applied linguistics and language research, 2, p. 98-112, 2015.

KARIMATUL FAJRI, A. Improving Students’ Writing Skill by Using Mind Maps: A Classroom Action Research on the 10th Grade Students. Unpublished MA thesis Sebelas Maret University, 2011.

KHOIRIYAH. Increasing the students writing skills through mind mapping technique. Nusantara of Research, 1, (2), p. 14-21, 2014.

KHUDHAIR, N. K. The impact of applying mind mapping technique as a prewriting tool on EFL college students in essay writing. J Of College of Education for Women. 27 (1), p. 426-436, 2016. Retrieved from: https://www.iasj.net/iasj?func=fulltext&aId=117731. Accessed on: Mai 12th, 2019.

LANSEUR, K.; HADDUCHE, S. Enhancing EFL Students’ Writing Skill through Mind Mapping Strategy. The People’s Democratic Republic Of Algeria Ministry Of Higher Education And Scientific Research Abderrahmane Mira University Of Bejaia Faculty Of Arts And Languages Department Of English, 2019.

MINGLI, L. Using Mind Maps to Develop English Majors’ Essay Writing in China. Sino-US English Teaching, v. 16, n. 10, p. 419-425, 2019.

NEMATI, A.; JAHANDAR, SH.; KHODABANDEHLOU, M. The effect of mind mapping technique on the enhancement of advanced iranian EFL learners’ essay writing ability through organizing information and thoughts. Indian Journal of Fundamental and Applied Life Sciences, 7, p. 78-93, 2014.

NOURI MOHAMMED, A. Introducing the mind map technique to promote lesson summarizing in EFL instruction: Case study of first year IMD student of the English language. Unpublished PhD Dissertation at Mohamed Khieder University of Biskra University: Lampour, India, 2013.

O’HARA, D.; BUDIYONO, B. Using Mind Mapping to Improve Argumentative Writing Score Of Eleventh Graders. Magister Scientiae, 106 Edisi No. 45, 2019.

RISWANTO; PUTRA, P. P. The Use of Mind Mapping Strategy in the Teaching of Writing at SMAN 3 Bengkulu, Indonesia. International Jurnal of Humanities and Science, 2 (21), 60-68, 2012.

SAED, H. A.; AL-OMARI, H. A. The effectiveness of a proposed program based on a mind mapping strategy in developing the writing achievement of eleventh grade EFL students in jordan and their attitudes towards writing. Journal of Education and Practice, 5, p. 88-109, 2014.

VITULLI, P.; GILES, R. Mind Mapping: Making Connections with Images and Color. Delta Journal of Education, 6(2), p. 1-10, 2016.

Publicado

2020-08-09

Como Citar

NAGHMEH-ABBASPOUR, B. .; RASTGOO, V. . Análise para descobrir o efeito da técnica de mapeamento mental nas habilidades de escrita da aprendizagem iraniana de Inglês como Língua Estrangeira. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 13, n. 2, p. 102–116, 2020. DOI: 10.35699/1983-3652.2020.24559. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24559. Acesso em: 5 jul. 2022.

Edição

Seção

Linguística e Tecnologia