Educação, artes e interculturalidade

o cinema documentário como linguagem comunicacional e tecnologia inovadora para a aprendizagem da metodologia P+D+I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.25639

Palavras-chave:

Arte intercultural, Competências digitais, Inovação educativa, Linguagem comunicacional, Tecnologia da informação e comunicação

Resumo

O objetivo do artigo é refletir sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação digital (TIC) nos processos linguísticos e educativos da formação continuada do corpo docente no Equador. A pesquisa utiliza uma abordagem metodológica transdisciplinar, de natureza qualitativa, exploratória, descritiva e analítica, que investiga as competências digitais que os docentes devem desenvolver para aprimorar as linguagens artísticas e interculturais entre seus estudantes. Como resultado, são mostradas as tecnologias de aprendizagem usadas durante as filmagens, desenvolvimento e a produção do documentário ‘A Arte Perdida da Educação’. Posteriormente, é apresentado um projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P+D+i) que procura disseminar a idiossincrasia intercultural, plurinacional e multiétnica do Equador com a inclusão digital de um videogame educativo e interativo. Conclui-se que a educação do século XXI precisa de uma profunda inovação de teorias, metodologias e recursos didáticos voltados para a reavaliação de práticas, costumes, conhecimentos e cosmovisões dos povos ancestrais através do uso de ferramentas tecnológicas, mídias digitais e recursos audiovisuais

Biografia do Autor

  • Javier Collado-Ruano, Universidade Nacional de Educação

    Professor de Filosofia da Educação na Universidade Nacional de Educação (UNAE) do Equador. Doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutor em Filosofia pela Universidade de Salamanca (Espanha). Mestre em Sociologia da Educação pela Universidade de Sevilha (Espanha). Graduado em História pela Universidade de Valência (Espanha) e especialização em Relações Internacionais e Arqueologia pela Universidade de Studi di Palermo (Itália). Membro da FLACSO Espanha e do CIRET na França. Diretor de Inovação Educativa na UNAE. www.javiercolladoruano.com

  • Mónica Naula Ojeda, Universidade Nacional de Educação

    Pesquisadora da Universidade Nacional de Educação (UNAE) do Equador. Ela é colaboradora de projetos de pesquisa e inovação educativa.

  • Miguel Orozco Malo, Universidade Nacional de Educação

    Professor na Universidade Nacional de Educação (UNAE). Doutor em Pedagogia pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Mestre em Inteligência Artificial pela Fundação Arturo Rosenblueth (1998). UNAM. Professor de Cátedra por 10 anos no Campus Tecnológico de Monterrey, na Cidade do México. Graduado em Matemáticas aplicadas e Computação pela UNAM (México).

  • Delsa Silva Amino , Universidade Nacional de Educação

    Pesquisadora da Universidade Nacional de Educação (UNAE) do Equador. Ela é colaboradora de projetos de pesquisa educacional: TO INN; Educação e pobreza; A arte perdida da educação; Criatividade e inovação no currículo e pertence ao GRUPO TRENDS. Co-autora do livro ‘Abordagem à educação equatoriana (2000-2018),’ Diversas vozes jovens e Entre as Ilhas Canárias e o Equador.

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Publicado

02-10-2020

Como Citar

Educação, artes e interculturalidade: o cinema documentário como linguagem comunicacional e tecnologia inovadora para a aprendizagem da metodologia P+D+I. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 13, n. 3, p. 376–393, 2020. DOI: 10.35699/1983-3652.2020.25639. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/25639. Acesso em: 19 dez. 2024.

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