Educação, artes e interculturalidade

o cinema documentário como linguagem comunicacional e tecnologia inovadora para a aprendizagem da metodologia P+D+I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.25639

Palavras-chave:

Arte intercultural, Competências digitais, Inovação educativa, Linguagem comunicacional, Tecnologia da informação e comunicação

Resumo

O objetivo do artigo é refletir sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação digital (TIC) nos processos linguísticos e educativos da formação continuada do corpo docente no Equador. A pesquisa utiliza uma abordagem metodológica transdisciplinar, de natureza qualitativa, exploratória, descritiva e analítica, que investiga as competências digitais que os docentes devem desenvolver para aprimorar as linguagens artísticas e interculturais entre seus estudantes. Como resultado, são mostradas as tecnologias de aprendizagem usadas durante as filmagens, desenvolvimento e a produção do documentário ‘A Arte Perdida da Educação’. Posteriormente, é apresentado um projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P+D+i) que procura disseminar a idiossincrasia intercultural, plurinacional e multiétnica do Equador com a inclusão digital de um videogame educativo e interativo. Conclui-se que a educação do século XXI precisa de uma profunda inovação de teorias, metodologias e recursos didáticos voltados para a reavaliação de práticas, costumes, conhecimentos e cosmovisões dos povos ancestrais através do uso de ferramentas tecnológicas, mídias digitais e recursos audiovisuais

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Javier Collado-Ruano, Universidade Nacional de Educação

Professor de Filosofia da Educação na Universidade Nacional de Educação (UNAE) do Equador. Doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutor em Filosofia pela Universidade de Salamanca (Espanha). Mestre em Sociologia da Educação pela Universidade de Sevilha (Espanha). Graduado em História pela Universidade de Valência (Espanha) e especialização em Relações Internacionais e Arqueologia pela Universidade de Studi di Palermo (Itália). Membro da FLACSO Espanha e do CIRET na França. Diretor de Inovação Educativa na UNAE. www.javiercolladoruano.com

Mónica Naula Ojeda, Universidade Nacional de Educação

Pesquisadora da Universidade Nacional de Educação (UNAE) do Equador. Ela é colaboradora de projetos de pesquisa e inovação educativa.

Miguel Orozco Malo, Universidade Nacional de Educação

Professor na Universidade Nacional de Educação (UNAE). Doutor em Pedagogia pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Mestre em Inteligência Artificial pela Fundação Arturo Rosenblueth (1998). UNAM. Professor de Cátedra por 10 anos no Campus Tecnológico de Monterrey, na Cidade do México. Graduado em Matemáticas aplicadas e Computação pela UNAM (México).

Delsa Silva Amino , Universidade Nacional de Educação

Pesquisadora da Universidade Nacional de Educação (UNAE) do Equador. Ela é colaboradora de projetos de pesquisa educacional: TO INN; Educação e pobreza; A arte perdida da educação; Criatividade e inovação no currículo e pertence ao GRUPO TRENDS. Co-autora do livro ‘Abordagem à educação equatoriana (2000-2018),’ Diversas vozes jovens e Entre as Ilhas Canárias e o Equador.

Referências

ALVES, A. Interculturalidade, representação e identidade em contextos de aprendizagem de língua estrangeira via teletandem. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 11, n. 2, p. 18-33, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.18-33. Acesso em: 19 set. 2020.

AREA, M. La innovación pedagógica con TIC y el desarrollo de las competencias informacionales y digitales. Revista de Investigación en la Escuela, v. 64, p. 5-17, 2008.

AUSUBEL, D. The Acquisition and Retention of Knowledge. A Cognitive View. New York: Springer-Science+Business Media, 2000.

BOURGONJON, J; VALCKE, M.; SOETAERT, R.; SCHELLENS, T. Students’ perceptions about the use of video games in the classroom. Computers & Education, vol. 54, n. 4, p. 1145-1156, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2009.10.022. Acesso em: 19 set. 2020.

BROWN, C.; CZERNIEWICZ, L. Debunking the 'digital native': beyond digital apartheid, towards digital democracy. Journal of Computer Assisted Learning, v. 26, n. 5, p. 357-369, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1365-2729.2010.00369.x. Acesso em: 19 set. 2020.

BROWN, M.; McCORMACK, M.; REEVES, J.; BROOKS, C.; GRAJEK, S. 2020 EDUCAUSE Horizon Report, Teaching and Learning Edition. Louisville: EDUCAUSE, 2020.

CARBONELL, J. Pedagogias do século XXI: Bases para a Inovação Educativa. Porto Alegre: Penso, 2016.

CASTRO, C.; MUÑOZ, J.; BRAZO, A. El uso de videojuegos serios en el aprendizaje de francés en educación superior. Revista Mexicana de Investigación Educativa, v. 23, n. 76, p. 157-177, 2018.

CORBETTA, S. (coord.). Educación intercultural bilingüe y enfoque de interculturalidad en los sistemas educativos latinoamericanos. Santiago: CEPAL, 2018.

COLLADO, J. Filosofía de la innovación educativa y desarrollo de competencias digitales con TIC. AGUILAR, F. (coord). Filosofía de la innovación y de la tecnología educativa, 2020. p. 15-46.

COLLADO, J.; CARAPÁS, L.; RIERA, G. Pedagogías artísticas y praxis interculturales: el cine documental como herramienta didáctica para la innovación educativa. Revista Opción, v. 36, 2020, p. 209-221, 2020.

COLLADO, J.; MADROÑERO, M.; ÁLVAREZ, F. Training Transdisciplinary Educators: Intercultural Learning and Regenerative Practices in Ecuador. Studies in Philosophy and Education, v. 38, n. 2, p. 177-194, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11217-019-09652-5. Acesso em: 19 set. 2020.

COLOMER, J.; NAVARRO, Y. El uso del documental didáctico como recurso TIC para la enseñanza de las Ciencias Sociales: metodología y propuesta de trabajo. Trabajo publicado en los anales del I Seminario Internacional "Investigación en Educación para el siglo XXI”, organizado por la Universidad de Valladolid, p. 162-175, 2015.

CORREA, J.; PABLOS, J. Nuevas tecnologías e innovación educativa. Revista de Psicodidáctica, v. 14, n. 1, p. 133-145, 2009.

DE SOUSA, B. Una epistemología del Sur: la reinvención del conocimiento y la emancipación social. México: Siglo XXI, 2009.

DEL POPOLO, F.; LÓPEZ, M.; ACUÑA, M. Juventud indígena y afrodescendiente en América Latina: inequidades sociodemográficas y desafíos de políticas. Santiago: CEPAL, 2009.

DOMINGO, M.; FUENTES, M. Innovación educativa: experimentar con las TIC y reflexionar sobre su uso. Pixel-bit. Revista de Medios y Educación, v. 36, p. 171-180, 2010.

FARIAS, I. Inovação, mudança e cultura docente. Brasília: Liber libro, 2006.

HELSPER, E.; EYNON, R. Digital Natives: Where Is the Evidence? British Educational Research Journal, v. 36, n. 3, p. 503-520, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1080/01411920902989227. Acesso em: 19 set. 2020.

HERMANN, A. Innovación, tecnologías y educación: las narrativas digitales como estrategias didácticas. Revista Killkana Sociales, v. 2, n. 2, p. 31-38, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.26871/killkana_social.v2i2.295. Acesso em: 19 set. 2020.

KARAGIORGI, Y. Throwing Light into the Black Box of Implementation: ICT in Cyprus Elementary Schools. Educational Media International, v. 42, n. 1, p. 19-32, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09523980500116654. Acesso em: 19 set. 2020.

LEE, J.; LUCHINI, K.; MICHAEL, B.; NORRIS, C.; SOLOWAY, E. More than just fun and games: Assessing the value of educational video games in the classroom. CHI'04 extended abstracts on Human factors in computing systems, p. 1375-1378, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1145/985921.986068. Acesso em: 19 set. 2020.

LI, Y.; RANIERI, M. Are ‘digital natives’ really digitally competent?-A study on Chinese teenagers. British Journal of Educational Technology, v. 41, n. 6, p. 1029-1042, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1467-8535.2009.01053.x. Acesso em: 19 set. 2020.

McLUHAN, M. The Gutenberg Galaxy: The Making of Typographic Man. Toronto: University of Toronto Press, 1962.

OCDE. Frascati Manual 2015: Guidelines for Collecting and Reporting Data on Research and Experimental Development, The Measurement of Scientific, Technological and Innovation Activites. Paris: OCDE, 2015.

ONU MUJERES. El progreso de las mujeres en el mundo 2015-16. Transformaciones económicas para realizar los derechos. New York: ONU Mujeres, 2015.

PASQUIER, F.; NICOLESCU, B. To be or Not to be Transdisciplinary, That is the New Question. So, How to be Transdisciplinary? TheAtlas, Transdisciplinary Journal of Engineering & Science, 10, p. 1-7, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.22545/2019/0110. Acesso em: 19 set. 2020.

PERTIERRA, A.; SALAZAR, J. (coord.). Media Cultures in Latin America. Key Concepts and New Debates. New York: Routledge. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.4324/9780429425127. Acesso em: 19 set. 2020.

PIAGET, J. The Language and Thought of the Child. London: Routledge, 2002.

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants Part 1. On the horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1108/10748120110424816. Acesso em: 19 set. 2020.

QUIJANO, A. El “movimiento indígena” y las cuestiones pendientes en América Latina. Argumentos, vol. 19, n. 50, p. 51-77, 2006.

RIBEIRO, J.; AMORIM, R.; NUNES, R. Selfies, emojis, likes: representações voláteis e leituras líquidas na era digital. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 9, n. 2, p. 161-173, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.9.2.161-173. Acesso em: 19 set. 2020.

RIVERA, S. Ch’ixinakax utxiwa: A Reflection on the Practices and Discourses of Decolonization. South Atlantic Quarterly, v. 111, n. 1, p. 95-109, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1215/00382876-1472612. Acesso em: 19 set. 2020.

RODRÍGUEZ, I. La importancia de las competencias digitales de los docentes, en la sociedad del conocimiento. Revista Iberoamericana de Producción Académica y Gestión Educativa, v. 2, p. 1-12, 2015.

SENPLADES. Plan Nacional de Desarrollo 2017-2021 ‘Toda una vida’. Quito: Senplades, 2017.

SILBERMAN, M.; HANSBURG, F. People Smart. Developing Your Interpersonal Intelligence. San Francisco: BK, 2000.

TUAZA, L. La fiesta del Inti Raymi en la construcción del Estado plurinacional en el Ecuador. Amérique Latine Histoire & Mémoire, p. 1-16, 2017.

UNESCO. Crisis y currículo durante el COVID-19: mantención de los resultados de calidad en el contexto del aprendizaje remoto. Paris: UNESCO, 2020.

UNICEF. Aprendamos de las nacionalidades y pueblos del Ecuador. Quito: UNICEF, 2007.

VIDAL, M. Investigación y gestión del conocimiento: enfoque de competencias profesionales. Cochabamba: Educación del siglo XXI, 2019.

VYGOTSKY, L. Mind in Society. The Development of Higher Psychological Processes. Cambridge: Harvard University Press, 1980.

WALSH, C. Las geopolíticas del conocimiento y colonialidad del poder. Polis. Revista Latinoamérica, n. 4, 2003. Disponível em: http://journals.openedition.org/polis/7138. Acesso em: 02 out. 2020.

WESTERA, W. On strategies of educational innovation: Between substitution and transformation. Higher Education, v. 47, n. 4, p. 501-517, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1023/B:HIGH.0000020875.72943.a7. Acesso em: 19 set. 2020.

Publicado

2020-10-02

Como Citar

COLLADO-RUANO, J. .; OJEDA, M. N. .; MALO, M. O. .; AMINO , D. S. . Educação, artes e interculturalidade: o cinema documentário como linguagem comunicacional e tecnologia inovadora para a aprendizagem da metodologia P+D+I. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte-MG, v. 13, n. 3, p. 376–393, 2020. DOI: 10.35699/1983-3652.2020.25639. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/25639. Acesso em: 9 dez. 2021.