Formação tecnológica e pluricultural de professores para uma inclusão educacional de qualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.25648

Palavras-chave:

Tecnologias, Pluriculturalismo, Inclusão educacional, Formação de professores, Educação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo estabelecer os vínculos que podem existir entre a formação tecnológica e pluricultural de professores com a inclusão educacional. O desenho da pesquisa é não-experimental, explicativo e correlacional, com um método quantitativo. Foi utilizada uma escala tipo Likert, que foi validada em termos de conteúdo e é confiável. A amostra utilizada é de 594 sujeitos, formada por estudantes universitários em seu último ano do Ensino Fundamental e alunos de pós-graduação (Mestrado em Formação de Professores) (Universidade de Jaén, Espanha). Para os resultados realizamos uma análise fatorial exploratório que validou a construção da escala e que nos permite concluir o maior valor dado à formação estrangeira do que à formação nacional e, além disso, pouco valor que é dado à formação de professores como chave para um sistema educacional de acordo com o século XXI. Aplicamos o Rho de Spearman, onde se observa a correlação significativa entre a formação fornecido por instituições não universitárias e a formação pluricultural. A modelagem de equação estrutural (SEM) nos permite concluir demonstrando a forte relação entre a formação inclusiva e pluricultural de professores, e entre tecnologia e formação de professores, com uma relação fraca entre a formação tecnológica e uma formação geral de professores.

Biografia do Autor

  • Cláudia de Barros Camargo, Universidad de Granada

    Investigadora del Instituto de Migraciones (Universidad de Granada). Miembro del grupo de investigación (LABOSfor) Laboratorio de Investigación en Formación y Profesionalización (SEJ059) (Universidad de Granada).

    Doctorado por la Universidad de Jaén-Espanha.
    Mestre em Ciência da Educação. Licenciada en Pedagogía. Especialista em Neuropsicopedagogia- Aplicada a Educação. Licenciatura en Educación.

Referências

AINSCOW, M. Hacia escuelas eficaces para todos. Manual para la formación de equipos. Madrid: Narcea, 2001.

ALCARAZ, S.; ARNAIZ, P. La escolarización del alumnado con necesidades educativas especiales en España: un estudio longitudinal. Revista Colombiana de Educación, 78, p. 299-320, 2020. http://doi.org/10.17227/rce.num78-10357

BARBOSA, A. Educação bilíngue nos Estados Unidos. Uma possível transição moral para a cidadania global. Educ. Pesqui., São Paulo, v.39, n. 3, p. 673-688, jul./set, 2013.

BERNATE, J.; BEATRIZ, G; PAOLA, H; MANUEL, M; DEIVIS, M; ALIETH, P.; ERIXON, R.; ORLANDO, S.; ORLANDO, V. Innovación educativa desde la praxis y la formación docente. Bogotá: Editorial Eidec, 2020. https://doi.org/10.34893/7j9b-8m20

BESALÚ, X. Diversidad cultural y educación. Madrid: Síntesis, 2002.

BEYER, L. The value of critical perspectives in teacher education. Journal of Teacher Education. v. 1, n. 52, p. 151-161, 2001.

BIESTA, G; FILIPPAKOU, O.; WAINWRIGHT, E.; ALDRIDGE, D. Why educational research should not just solve problems, but should cause them as well. British Educational Research Journal, v. 45, n. 1, p. 1-4, 2019.

CABERO, J.; FERNÁNDEZ, J. M.; CÓRDOBA, M. Conocimiento de las TIC aplicadas a las personas con discapacidades. Construcción de un instrumento de diagnóstico. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, v. 8, n. 17, p. 157-176, 2016.

FISHER, R. A. Métodos estadísticos para investigadores. Madrid: Aguilar, 1949.

GEORGE, D.; MALLERY, P. SPSS for Windows step by step: A simple guide and reference. 11.0 update. Boston: Allyn & Bacon, 2003.

INFANTE, A. El papel de la educación en situaciones de posconflicto : estrategias y recomendaciones. Hallazgos, v. 11, n. 21, p. 223-245, 2013. Recuperado de: https://doi.org/10.15332/s1794-3841.2014.0021.13.

INFANTE, M.; MATUS, C. Desafíos de la formación docente: inclusion educativa. Estudios Pedagógicos XXXVI, v. 1, n. 1, p. 287-297, 2009.

INFANTE, M.; ORTEGA, M.; RODRÍGUEZ, C.; FONSECA, C.; MATUS, C.; RAMÍREZ, V. Desafíos de la formación docente: inclusión educativa. Estudios Pedagógicos XXXVI, v. 1, n. 1, p. 287-297, 2008.

IRAOSSI, G. The Power of Survey Design: A User's Guide for Managing Surveys, Interpreting Results, and Influencing Respondents. Washington, D. C.: The World Bank, 2006.

JORDAN, J.; MAUREEN, W.; HARTLING, L. M. The complexity of connections: writings from the stone center´s Jean Baker Miller Training Institute. New Yorf: Guilford, 2004.

KAISER, H. F. An index of factorial simplicity. Psychometrika, v. 1, n. 39, p. 31-36, 1974.

KAPLAN, D. Structural equation modeling: Foundations and extensions. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2000.

KLINE, R. Principles and practices of structural equation modeling (2n ed.). New York: Guilford Press, 2005.

LADSON, G. Toward a theory of culturally relevant pedagogy. American Educational Research Journal, v. 32, n. 3, p. 465-491, 1995.

MALLA, F.; ZABALA, I. La previsión del futuro en la empresa (III): el método Delphi. Estudios Empresariales, v. 1, n. 39, p. 13-24, 1978.

MARTÍNEZ, S. Tecnologías de Información y Comunicación, Realidad Aumentada y Atención ala Diversidad en la formación del profesorado. Transdigital, v. 1, n. 1, p. 2020.

MENGUAL, S. La importancia percibida por el profesorado y el alumnado sobre la inclusión de la competencia digital en educación Superior (Doctoral thesis, Universidad de Alicante), 2011.

MONTAÑO, S. La formación y el desarrollo profesional docente. (G. Londoño Orozco, Ed.) (Primera ed). Bogotá: Universidad de la Salle. Recuperado de: https://goo.gl/VEVMWc, 2010.

MURILLO, L. D.; RAMOS, D. Y.; GARCÍA, I.; SOTELO, M. A. Estrategias educativas inclusivas y su relación con la autoeficacia de docentes en formación. Revista Actualidades Investigativas en Educación, v. 20, n. 1, p. 1-25, 2020. DOI: 10.15517/aie.v20i1.40060.

RIEHL, C. The Principal's Role in Creating Inclusive Schools for Diverse Students: A Review of Normative, Empirical, and Critical Literature on the Practice of Educational Administration. Review of Educational Research, v. 70, n. 1, p. 55-81, 2000.

TENORIO, S. Las representaciones sociales de profesores básicos de las comunas de Ñuñoa y Macul acerca de la integración escolar. Tesis para optar al grado de Doctor en Ciencias de la Educación. Santiago de Chile: Pontificia Universidad Católica de Chile, 2007.

REDECKER, C.; PUNIE, Y. European Framework for the Digital Competence of Educators: DigCompEdu. Luxenbourg: Publications Office of the European Union, 2017.

UNESCO. A guide for ensuring inclusion and equity in education. Paris: UNESCO, 2017.

Downloads

Publicado

02-10-2020

Como Citar

Formação tecnológica e pluricultural de professores para uma inclusão educacional de qualidade. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 13, n. 3, p. 224–239, 2020. DOI: 10.35699/1983-3652.2020.25648. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/25648. Acesso em: 12 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 521

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.