Formação tecnológica e pluricultural de professores para uma inclusão educacional de qualidade
DOI:
https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.25648Palavras-chave:
Tecnologias, Pluriculturalismo, Inclusão educacional, Formação de professores, EducaçãoResumo
Este trabalho tem como objetivo estabelecer os vínculos que podem existir entre a formação tecnológica e pluricultural de professores com a inclusão educacional. O desenho da pesquisa é não-experimental, explicativo e correlacional, com um método quantitativo. Foi utilizada uma escala tipo Likert, que foi validada em termos de conteúdo e é confiável. A amostra utilizada é de 594 sujeitos, formada por estudantes universitários em seu último ano do Ensino Fundamental e alunos de pós-graduação (Mestrado em Formação de Professores) (Universidade de Jaén, Espanha). Para os resultados realizamos uma análise fatorial exploratório que validou a construção da escala e que nos permite concluir o maior valor dado à formação estrangeira do que à formação nacional e, além disso, pouco valor que é dado à formação de professores como chave para um sistema educacional de acordo com o século XXI. Aplicamos o Rho de Spearman, onde se observa a correlação significativa entre a formação fornecido por instituições não universitárias e a formação pluricultural. A modelagem de equação estrutural (SEM) nos permite concluir demonstrando a forte relação entre a formação inclusiva e pluricultural de professores, e entre tecnologia e formação de professores, com uma relação fraca entre a formação tecnológica e uma formação geral de professores.
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