Formação tecnológica e pluricultural de professores para uma inclusão educacional de qualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.25648

Palavras-chave:

Tecnologias, Pluriculturalismo, Inclusão educacional, Formação de professores, Educação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo estabelecer os vínculos que podem existir entre a formação tecnológica e pluricultural de professores com a inclusão educacional. O desenho da pesquisa é não-experimental, explicativo e correlacional, com um método quantitativo. Foi utilizada uma escala tipo Likert, que foi validada em termos de conteúdo e é confiável. A amostra utilizada é de 594 sujeitos, formada por estudantes universitários em seu último ano do Ensino Fundamental e alunos de pós-graduação (Mestrado em Formação de Professores) (Universidade de Jaén, Espanha). Para os resultados realizamos uma análise fatorial exploratório que validou a construção da escala e que nos permite concluir o maior valor dado à formação estrangeira do que à formação nacional e, além disso, pouco valor que é dado à formação de professores como chave para um sistema educacional de acordo com o século XXI. Aplicamos o Rho de Spearman, onde se observa a correlação significativa entre a formação fornecido por instituições não universitárias e a formação pluricultural. A modelagem de equação estrutural (SEM) nos permite concluir demonstrando a forte relação entre a formação inclusiva e pluricultural de professores, e entre tecnologia e formação de professores, com uma relação fraca entre a formação tecnológica e uma formação geral de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia de Barros Camargo, Universidad de Granada

Investigadora del Instituto de Migraciones (Universidad de Granada). Miembro del grupo de investigación (LABOSfor) Laboratorio de Investigación en Formación y Profesionalización (SEJ059) (Universidad de Granada).

Doctorado por la Universidad de Jaén-Espanha.
Mestre em Ciência da Educação. Licenciada en Pedagogía. Especialista em Neuropsicopedagogia- Aplicada a Educação. Licenciatura en Educación.

Referências

AINSCOW, M. Hacia escuelas eficaces para todos. Manual para la formación de equipos. Madrid: Narcea, 2001.

ALCARAZ, S.; ARNAIZ, P. La escolarización del alumnado con necesidades educativas especiales en España: un estudio longitudinal. Revista Colombiana de Educación, 78, p. 299-320, 2020. http://doi.org/10.17227/rce.num78-10357

BARBOSA, A. Educação bilíngue nos Estados Unidos. Uma possível transição moral para a cidadania global. Educ. Pesqui., São Paulo, v.39, n. 3, p. 673-688, jul./set, 2013.

BERNATE, J.; BEATRIZ, G; PAOLA, H; MANUEL, M; DEIVIS, M; ALIETH, P.; ERIXON, R.; ORLANDO, S.; ORLANDO, V. Innovación educativa desde la praxis y la formación docente. Bogotá: Editorial Eidec, 2020. https://doi.org/10.34893/7j9b-8m20

BESALÚ, X. Diversidad cultural y educación. Madrid: Síntesis, 2002.

BEYER, L. The value of critical perspectives in teacher education. Journal of Teacher Education. v. 1, n. 52, p. 151-161, 2001.

BIESTA, G; FILIPPAKOU, O.; WAINWRIGHT, E.; ALDRIDGE, D. Why educational research should not just solve problems, but should cause them as well. British Educational Research Journal, v. 45, n. 1, p. 1-4, 2019.

CABERO, J.; FERNÁNDEZ, J. M.; CÓRDOBA, M. Conocimiento de las TIC aplicadas a las personas con discapacidades. Construcción de un instrumento de diagnóstico. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, v. 8, n. 17, p. 157-176, 2016.

FISHER, R. A. Métodos estadísticos para investigadores. Madrid: Aguilar, 1949.

GEORGE, D.; MALLERY, P. SPSS for Windows step by step: A simple guide and reference. 11.0 update. Boston: Allyn & Bacon, 2003.

INFANTE, A. El papel de la educación en situaciones de posconflicto : estrategias y recomendaciones. Hallazgos, v. 11, n. 21, p. 223-245, 2013. Recuperado de: https://doi.org/10.15332/s1794-3841.2014.0021.13.

INFANTE, M.; MATUS, C. Desafíos de la formación docente: inclusion educativa. Estudios Pedagógicos XXXVI, v. 1, n. 1, p. 287-297, 2009.

INFANTE, M.; ORTEGA, M.; RODRÍGUEZ, C.; FONSECA, C.; MATUS, C.; RAMÍREZ, V. Desafíos de la formación docente: inclusión educativa. Estudios Pedagógicos XXXVI, v. 1, n. 1, p. 287-297, 2008.

IRAOSSI, G. The Power of Survey Design: A User's Guide for Managing Surveys, Interpreting Results, and Influencing Respondents. Washington, D. C.: The World Bank, 2006.

JORDAN, J.; MAUREEN, W.; HARTLING, L. M. The complexity of connections: writings from the stone center´s Jean Baker Miller Training Institute. New Yorf: Guilford, 2004.

KAISER, H. F. An index of factorial simplicity. Psychometrika, v. 1, n. 39, p. 31-36, 1974.

KAPLAN, D. Structural equation modeling: Foundations and extensions. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2000.

KLINE, R. Principles and practices of structural equation modeling (2n ed.). New York: Guilford Press, 2005.

LADSON, G. Toward a theory of culturally relevant pedagogy. American Educational Research Journal, v. 32, n. 3, p. 465-491, 1995.

MALLA, F.; ZABALA, I. La previsión del futuro en la empresa (III): el método Delphi. Estudios Empresariales, v. 1, n. 39, p. 13-24, 1978.

MARTÍNEZ, S. Tecnologías de Información y Comunicación, Realidad Aumentada y Atención ala Diversidad en la formación del profesorado. Transdigital, v. 1, n. 1, p. 2020.

MENGUAL, S. La importancia percibida por el profesorado y el alumnado sobre la inclusión de la competencia digital en educación Superior (Doctoral thesis, Universidad de Alicante), 2011.

MONTAÑO, S. La formación y el desarrollo profesional docente. (G. Londoño Orozco, Ed.) (Primera ed). Bogotá: Universidad de la Salle. Recuperado de: https://goo.gl/VEVMWc, 2010.

MURILLO, L. D.; RAMOS, D. Y.; GARCÍA, I.; SOTELO, M. A. Estrategias educativas inclusivas y su relación con la autoeficacia de docentes en formación. Revista Actualidades Investigativas en Educación, v. 20, n. 1, p. 1-25, 2020. DOI: 10.15517/aie.v20i1.40060.

RIEHL, C. The Principal's Role in Creating Inclusive Schools for Diverse Students: A Review of Normative, Empirical, and Critical Literature on the Practice of Educational Administration. Review of Educational Research, v. 70, n. 1, p. 55-81, 2000.

TENORIO, S. Las representaciones sociales de profesores básicos de las comunas de Ñuñoa y Macul acerca de la integración escolar. Tesis para optar al grado de Doctor en Ciencias de la Educación. Santiago de Chile: Pontificia Universidad Católica de Chile, 2007.

REDECKER, C.; PUNIE, Y. European Framework for the Digital Competence of Educators: DigCompEdu. Luxenbourg: Publications Office of the European Union, 2017.

UNESCO. A guide for ensuring inclusion and equity in education. Paris: UNESCO, 2017.

Downloads

Publicado

02-10-2020

Como Citar

CAMARGO, C. de B. . Formação tecnológica e pluricultural de professores para uma inclusão educacional de qualidade. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 13, n. 3, p. 224–239, 2020. DOI: 10.35699/1983-3652.2020.25648. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/25648. Acesso em: 18 abr. 2024.