Aprendizagem-Serviço lúdica na formação inicial de professores

um estudo qualitativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.39171

Palavras-chave:

Aprendizagem-Serviço, Formação universitária, Inovação educacional, Dificuldades de aprendizagem

Resumo

O ensino superior é constantemente desafiado a aumentar a qualidade do ensino e a motivação dos alunos. Este estudo avalia o impacto de um programa de Aprendizagem-Serviço para promover aprendizagem significativa e motivação na formação inicial de professores. Aprendizagem-Serviço é uma abordagem de ensino e aprendizagem que integra o conteúdo curricular com o serviço comunitário. Esta pesquisa reflete a experiência de 31 alunos do grau de Educação Infantil em um programa de Aprendizagem-Serviço no qual se desenvolveram jogos e materiais didáticos adaptados às necessidades de crianças com dificuldades de aprendizagem em escolas da região. Após o término do projeto, foi realizado um estudo qualitativo por meio de pesquisas on-line para conhecer as opiniões e experiências dos alunos sobre a metodologia. Os resultados indicam que o Aprendizagem-Serviço, por um lado, melhora a aquisição de aprendizagem prática sobre a atenção à diversidade e é uma metodologia que pode ser motivadora, e, por outro lado, que quando o Aprendizagem-Serviço é realizado, os estudantes universitários se sentem mais solidários e consideram que suas ações podem ter um impacto positivo em seu ambiente.

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Publicado

2022-07-05

Como Citar

MANZANO-LEÓN, A.; ORTIZ-COLÓN, A. M.; RODRÍGUEZ-MORENO, J.; AGUILAR-PARRA, J. M. Aprendizagem-Serviço lúdica na formação inicial de professores: um estudo qualitativo. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 15, p. e39171, 2022. DOI: 10.35699/1983-3652.2022.39171. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/39171. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

Relatos de experiência