Aprendizagem-Serviço lúdica na formação inicial de professores

um estudo qualitativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.39171

Palavras-chave:

Aprendizagem-Serviço, Formação universitária, Inovação educacional, Dificuldades de aprendizagem

Resumo

O ensino superior é constantemente desafiado a aumentar a qualidade do ensino e a motivação dos alunos. Este estudo avalia o impacto de um programa de Aprendizagem-Serviço para promover aprendizagem significativa e motivação na formação inicial de professores. Aprendizagem-Serviço é uma abordagem de ensino e aprendizagem que integra o conteúdo curricular com o serviço comunitário. Esta pesquisa reflete a experiência de 31 alunos do grau de Educação Infantil em um programa de Aprendizagem-Serviço no qual se desenvolveram jogos e materiais didáticos adaptados às necessidades de crianças com dificuldades de aprendizagem em escolas da região. Após o término do projeto, foi realizado um estudo qualitativo por meio de pesquisas on-line para conhecer as opiniões e experiências dos alunos sobre a metodologia. Os resultados indicam que o Aprendizagem-Serviço, por um lado, melhora a aquisição de aprendizagem prática sobre a atenção à diversidade e é uma metodologia que pode ser motivadora, e, por outro lado, que quando o Aprendizagem-Serviço é realizado, os estudantes universitários se sentem mais solidários e consideram que suas ações podem ter um impacto positivo em seu ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAMBURUZABALA, P.; MCILRATH, L. y OPAZO, H. Embedding service learning in European higher education: developing a culture of civic engagement. Abingdon, Oxon, ; New York, NY: Routledge, 2019.

AUSUBEL, D. P. Psicología educativa: un punto de vista cognoscitivo. México D.F.: Trillas, 1978.

BRINGLE, R. G. y col. Enhancing the Psychology Curriculum Through Service Learning. Psychology Learning & Teaching, v. 15, n. 3, p. 294-309, nov. 2016. DOI: 10.1177/1475725716659966. Disponible en: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1475725716659966. Acceso en: 28 jun. 2022.

BROWN, A. y col. A conceptual framework to enhance student online learning and engagement in higher education. Higher Education Research & Development, v. 41, n. 2, p. 284-299, feb. 2022. DOI: 10.1080/07294360.2020.1860912. Disponible en: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/07294360.2020.1860912. Acceso en: 28 jun. 2022.

CALLE-ÁLVAREZ, G. Y. La rúbrica de autoevaluación como estrategia didáctica de revisión de la escritura. Revista de Investigación, Desarrollo e Innovación, v. 10, n. 2, p. 323-335, feb. 2020. DOI: 10.19053/20278306.v10.n2.2020.10628. Disponible en: https://revistas.uptc.edu.co/index.php/investigacion_duitama/article/view/10628. Acceso en: 2 jul. 2022.

CELIO, C. I.; DURLAK, J. y DYMNICKI, A. A Meta-Analysis of the Impact of Service-Learning on Students. Journal of Experiential Education, v. 34, n. 2, p. 164-181, sep. 2011. DOI: 10.1177/105382591103400205. Disponible en: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/105382591103400205. Acceso en: 28 jun. 2022.

CHIVA-BARTOLL, O. y GIL-GÓMEZ, J. Aprendizaje-servicio y responsabilidad social universitaria: una apuesta por la mejora docente y el compromiso social. In: APRENDIZAJE-SERVICIO universitario: modelos de intervención e investigación en la formación docente: Barcelona: Octaedro, 2018. OCLC: 1079404026.

CLAES, E. y col. Community service learning in complex urban settings: challenges and opportunities for social work education. Social Work Education, p. 1-19, jul. 2021. DOI: 10.1080/02615479.2021.1948003. Disponible en: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02615479.2021.1948003. Acceso en: 2 jul. 2022.

CORTÉS DÍAZ, M.; FERREIRA VILLA, C. y ARIAS GAGO, A. R. Fundamentos del Diseño Universal para el Aprendizaje Desde la Perspectiva Internacional. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 27, e0065, 2021. DOI: 10.1590/1980-54702021v27e0065. Disponible en: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382021000100306&tlng=es. Acceso en: 2 jul. 2022.

DE LA CUESTA-BENJUMEA, C. ¿Por dónde empezar?: la pregunta en investigación cualitativa. Enfermería Clínica, v. 18, n. 4, p. 205-210, jul. 2008. DOI: 10.1016/S1130-8621(08)72197-1. Disponible en: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S1130862108721971. Acceso en: 2 jul. 2022.

DE LA ESPRIELLA, R. y GÓMEZ RESTREPO, C. Teoría fundamentada. Revista Colombiana de Psiquiatría, v. 49, n. 2, p. 127-133, abr. 2020. DOI: 10.1016/j.rcp.2018.08.002. Disponible en: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0034745018300891. Acceso en: 2 jul. 2022.

FERREIRA, C. y VIEIRA, M. J. La simulación de entrevistas familiares en la formación de maestros y orientadores. MLS Educational Research, v. 5, n. 2, sep. 2021. DOI: 10.29314/mlser.v5i2.553. Disponible en: https://www.mlsjournals.com/Educational-Research-Journal/article/view/553. Acceso en: 2 jul. 2022.

FLICK, U. Introducción a la investigación cualitativa. Madrid: Ediciones Morata, 2012.

GLEASON, N. W. Higher education in the era of the fourth industrial revolution. Singapore: Palgrave Macmillan, 2018.

GÜMÜŞDAĞ, H. Effects of Pre-school Play on Motor Development in Children. Universal Journal of Educational Research, v. 7, n. 2, p. 580-587, feb. 2019. DOI: 10.13189/ujer.2019.070231. Disponible en: http://www.hrpub.org/journals/article_info.php?aid=7736. Acceso en: 2 jul. 2022.

HALBERSTADT, J. y col. Skills and knowledge management in higher education: how service learning can contribute to social entrepreneurial competence development. Journal of Knowledge Management, v. 23, n. 10, p. 1925-1948, dic. 2019. DOI: 10.1108/JKM-12-2018-0744. Disponible en: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JKM-12-2018-0744/full/html. Acceso en: 28 jun. 2022.

HANGHØJ, T.; LIEBEROTH, A. y MISFELDT, M. Can cooperative video games encourage social and motivational inclusion of at-risk students?: British Journal of Educational Technology. British Journal of Educational Technology, v. 49, n. 4, p. 775-799, jul. 2018. DOI: 10.1111/bjet.12642. Disponible en: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/bjet.12642. Acceso en: 2 jul. 2022.

HARADA, A. S. y col. Análisis de las competencias docentes en proyectos de aprendizaje-servicio en la educación superior: La percepción del profesorado. Formación Universitaria, v. 13, n. 3, p. 31-42, 2020. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8049921. Acceso en: 28 jun. 2022.

HUDA, M. y col. Transmitting leadership based civic responsibility: insights from service learning. International Journal of Ethics and Systems, v. 34, n. 1, p. 20-31, feb. 2018. DOI: 10.1108/IJOES-05-2017-0079. Disponible en: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/IJOES-05-2017-0079/full/html. Acceso en: 28 jun. 2022.

JACOBY, B. Service-learning essentials: questions, answers, and lessons learned. 1. ed. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2015.

JIMÉNEZ PORTA, A. M. y DÍEZ-MARTÍNEZ, E. Impacto de videojuegos en la fluidez lectora en niños con y sin dislexia. El caso de Minecraft. RELATEC: Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, v. 17, n. 1, p. 78-90, 2018.

KAUFMAN, D. e IRELAND, A. Enhancing Teacher Education with Simulations. TechTrends, v. 60, n. 3, p. 260-267, mayo 2016. DOI: 10.1007/s11528-016-0049-0. Disponible en: http://link.springer.com/10.1007/s11528-016-0049-0. Acceso en: 2 jul. 2022.

KOKKALIA, G.; DRIGAS, A. y ECONOMOU, A. The Role of Games in Special Preschool Education. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), v. 11, n. 12, pág. 30, dic. 2016. DOI: 10.3991/ijet.v11i12.5945. Disponible en: http://online-journals.org/index.php/i-jet/article/view/5945. Acceso en: 2 jul. 2022.

LATTA, M. y col. Approaching critical service-learning: A model for reflection on positionality and possibility. Journal of Higher Education Outreach and Engagement, v. 22, p. 31-56, 2018.

MACANCHÍ PICO, M. L.; OROZCO CASTILLO, B. M. y CAMPOVERDE ENCALADA, M. A. Innovación educativa, pedagógica y didáctica. Concepciones para la práctica en la Educación Superior. Universidad y Sociedad, v. 12, p. 396-403, 2020.

MANZANO-LEÓN, A. y col. Testing the Factorial Validity of the Classroom Engagement Inventory with Spanish Students. Psychology Research and Behavior Management, Volume 14, p. 1011-1018, jul. 2021. DOI: 10.2147/PRBM.S316048. Disponible en: https://www.dovepress.com/testing-the-factorial-validity-of-the-classroom-engagement-inventory-w-peer-reviewed-fulltext-article-PRBM. Acceso en: 28 jun. 2022.

MARCO-GARDOQUI, M.; EIZAGUIRRE, A. y GARCÍA-FEIJOO, M. The impact of service-learning methodology on business schools’ students worldwide: A systematic literature review. Edición: Ivan Barreda-Tarrazona. PLOS ONE, v. 15, n. 12, e0244389, dic. 2020. DOI: 10.1371/journal.pone.0244389. Disponible en: https://dx.plos.org/10.1371/journal.pone.0244389. Acceso en: 28 jun. 2022.

MARTÍNEZ, V. y col. El Aprendizaje-Servicio en la Universidad. Una metodología docente y de investigación al servicio de la justicia social y el desarrollo sostenible. [S.l.]: Comunicación Social Ediciones y Publicaciones, 2018.

MARTÍNEZ-USARRALDE, M. J.; SALOM, D. y MENDOZA, D. Revisión sistemática de Responsabilidad Social Universitaria y Aprendizaje Servicio. Análisis para su institucionalización. Revista Mexicana de Investigacion Educativa, v. 24, p. 149-172, 2019.

MESURADO, B. y col. The Hero program: Development and initial validation of an intervention program to promote prosocial behavior in adolescents. Journal of Social and Personal Relationships, v. 36, n. 8, p. 2566-2584, ago. 2018. DOI: 10.1177/0265407518793224. Disponible en: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0265407518793224. Acceso en: 28 jun. 2022.

MOREIRA, M. A. Aprendizaje significativo como un referente para la organización de la enseñanza. Archivos de Ciencias de la Educación, v. 11, p. 1-17, 2017.

OPAZO, H.; ARAMBURUZABALA, P. y CERRILLO, R. A Review of the Situation of Service-Learning in Higher Education in Spain. Asia-Pacific Journal of Cooperative Education, v. 17, n. 1, p. 75-91, 2016. Disponible en: https://eric.ed.gov/?id=EJ1114040. Acceso en: 4 jul. 2022.

PALPACUER LEE, C.; CURTIS, J. H. y CURRAN, M. E. Shaping the vision for service‐learning in language education. Foreign Language Annals, v. 51, n. 1, p. 169-184, 2018.

PU, S. y col. Improvement of Pre-Service Teachers’ Practical Knowledge and Motivation about Artificial Intelligence through a Service-learning-based Module in Guizhou, China: A Quasi-Experimental Study. Asian Journal of University Education, v. 17, n. 3, pág. 203, ago. 2021. DOI: 10.24191/ajue.v17i3.14499. Disponible en: https://myjms.mohe.gov.my/index.php/AJUE/article/view/14499. Acceso en: 2 jul. 2022.

PUIG, J. M. Aprendizaje servicio: educación y compromiso cívico. [S.l.]: Editorial Graó, 2009.

RESCH, K. y SCHRITTESSER, I. Using the Service-Learning approach to bridge the gap between theory and practice in teacher education. International Journal of Inclusive Education, p. 1-15, feb. 2021. DOI: 10.1080/13603116.2021.1882053. Disponible en: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13603116.2021.1882053. Acceso en: 2 jul. 2022.

RICHARDS, K. A. R. y col. Experiential Learning Through a Physical Activity Program for Children With Disabilities. Journal of Teaching in Physical Education, v. 34, n. 2, p. 165-188, abr. 2014. DOI: 10.1123/jtpe.2014-0015. Disponible en: https://journals.humankinetics.com/view/journals/jtpe/34/2/article-p165.xml. Acceso en: 28 jun. 2022.

SALA, G.; TATLIDIL, K. S. y GOBET, F. Video game training does not enhance cognitive ability: A comprehensive meta-analytic investigation. Psychological Bulletin, v. 144, n. 2, p. 111-139, feb. 2018. DOI: 10.1037/bul0000139. Disponible en: http://doi.apa.org/getdoi.cfm?doi=10.1037/bul0000139. Acceso en: 2 jul. 2022.

SALAM, M. y col. Service learning in higher education: a systematic literature review. Asia Pacific Education Review, v. 20, n. 4, p. 573-593, dic. 2019. DOI: 10.1007/s12564-019-09580-6. Disponible en: http://link.springer.com/10.1007/s12564-019-09580-6. Acceso en: 28 jun. 2022.

SASS, M. S. y COLL, K. The Effect of Service Learning on Community College Students. Community College Journal of Research and Practice, v. 39, n. 3, p. 280-288, mar. 2015. DOI: 10.1080/10668926.2012.756838. Disponible en: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10668926.2012.756838. Acceso en: 28 jun. 2022.

SAYLOR, J. y col. Effects of a service learning experience on confidence and clinical skills in baccalaureate nursing students. Nurse Education Today, v. 61, p. 43-48, feb. 2018. DOI: 10.1016/j.nedt.2017.11.009. Disponible en: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0260691717302630. Acceso en: 28 jun. 2022.

SCHOENHERR, T. Service-Learning in Supply Chain Management: Benefits, Challenges and Best Practices: Service-Learning in Supply Chain Management. Decision Sciences Journal of Innovative Education, v. 13, n. 1, p. 45-70, ene. 2015. DOI: 10.1111/dsji.12052. Disponible en: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/dsji.12052. Acceso en: 28 jun. 2022.

TÜRKOĞLU, B. The Effect of Educational Board Games Training Programme on the Social Skill Development of the Fourth Graders. İlköğretim Online, p. 1326-1344, sep. 2019. DOI: 10.17051/ilkonline.2019.612180. Disponible en: https://dergipark.org.tr/en/doi/10.17051/ilkonline.2019.612180. Acceso en: 2 jul. 2022.

VYGOTSKII, L. S. El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Barcelona: Crítica, 1982.

WEILER, L. y col. Benefits Derived by College Students from Mentoring At-Risk Youth in a Service-Learning Course. American Journal of Community Psychology, v. 52, n. 3-4, p. 236-248, dic. 2013. DOI: 10.1007/s10464-013-9589-z. Disponible en: http://doi.wiley.com/10.1007/s10464-013-9589-z. Acceso en: 28 jun. 2022.

Publicado

05-07-2022

Como Citar

MANZANO-LEÓN, A.; ORTIZ-COLÓN, A. M.; RODRÍGUEZ-MORENO, J.; AGUILAR-PARRA, J. M. Aprendizagem-Serviço lúdica na formação inicial de professores: um estudo qualitativo. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 15, p. e39171, 2022. DOI: 10.35699/1983-3652.2022.39171. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/39171. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência