v. 15 (2022): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia

					Visualizar v. 15 (2022): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia

Belo Horizonte-MG, Brasil

Publicado em: 18 de outubro de 2021

Publicação contínua

Publicado: 18-10-2021

Artigos

  • Letramento digital breve revisão bibliográfica do limiar entre conceitos e concepções de professoras e de professores

    Newton Vieira Lima Neto, Alexandra Bittencourt de Carvalho
    e40207
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.40207
  • Do contato entre a Literatura, a Linguística de Corpus e o Processamento de Língua Natural o caso dos anagramáticos de Guimarães Rosa

    Átila Augusto Soares Vital
    e39316
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.39316
  • Mudanças na autopercepção tecnológica de professores no contexto de uma pandemia

    Susan Rivera-Robles, Pedro Salcedo-Lagos, Carolina Fernández-Chávez, María Graciela Badilla-Quintana
    e39657
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.39657
  • Análise visual de jogos bidimensionais uma abordagem por meio da semiótica social

    André de Oliveira Matumoto, Paulo Roberto Gonçalves-Segundo
    e39398
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.39398
  • Ensino de visão e interpretação bilateral online percepções dos alunos sobre o feedback do professor

    Amina Tahraoui
    e39545
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.39545
  • Aprendizagem de matemática aprimorada por tecnologia na Europa uma revisão de literatura

    Vicente Gabarda Méndez, Ernesto Colomo Magaña, Julio Ruiz Palmero, Andrea Cívico Ariza
    e40275
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.40275
  • Competência digital docente uma revisão de literatura

    Daiane Padula Paz, Edilson Pontarolo, Franciele Clara Peloso
    e39263
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.39263
  • Recursos online para a classificação sintático-semântica de verbos teoria, métodos e aplicações

    Luana Lopes Amaral
    e38715
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.38715
  • Ensino de russo como língua estrangeira durante a pandemia de COVID-19

    Olga Fisenko, Zozulya Elena Alexandrovna, Nikitina Vlada, Bystrenina Irina Evgenevna
    e38581
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.38581
  • Envolvendo professores de inglês pré-serviço em modelo de instrução protegido – conteúdo mediado e aprendizagem de línguas um estudo microetnográfico baseado em sala de aula

    Elih Sutisna Yanto
    e39459
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.39459
  • Gestão e ansiedade acadêmica em estudantes de instituições superiores ibero-americanas durante a COVID-19

    Elias Said-Hung, Eva Matarín Rodríguez-Peral, Carolina Mejía Corredor
    e38733
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.38733
  • Da invisibilidade à participação ativa e empoderada. Síndrome de câmera desligada estudo de caso no ensino superior

    Francisco Recio-Muñoz, Jorge Martínez-Pérez, Sara Cebrián Cifuentes
    e38649
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.38649
  • Introdução à análise acústica da fala com o Praat

    Maria Mendes Cantoni, Bárbara Godinho de Oliveira, Henrique Mancini Nevado
    e37947
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.37947
  • Aplicação estendida de analisador computacional na extração de sintagmas nominais em textos antigos um estudo de caso

    César Nardelli Cambraia, Ramon Cunha Sampaio Leite
    e37557
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.37557
  • Parser sintático para o português brasileiro desafios e soluções

    Willian Emerson Afonso Pacheco, Manoel Francisco Guaranha
    e37569
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.37569
  • Corpus de legendas de animes (CorLeAni)

    Daniel Gomes da Cunha, Janailton Mick Vitor da Silva
    e38695
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.38695
  • Análise de intervenções educativas com videogames no ensino médio uma revisão sistemática

    Paula Rojas-García, Fabiola Sáez-Delgado, María Graciela Badilla-Quintana, Laura Jiménez-Pérez
    e37810
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.37810
  • Da realidade à hiper-realidade da simulação

    Paulo Barroso
    e37426
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.37426
  • Apropriação social das TIC e associações agrícolas no setor rural revisão sistemática da literatura 2010-2020

    Angela María Lopera Molano
    e37365
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.37365
  • Corpus Multilíngue sobre Migração e Refúgio (COMMIRE) planejamento, compilação e conteúdo, em linhas gerais

    Anna Beatriz Dimas Furtado, Elisa Duarte Teixeira
    e36965
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.36965
  • Confinamento e retorno às aulas na Argentina histórias de professores sobre desigualdade em uma pandemia

    Mariano Anderete Schwal
    e38009
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.38009
  • Aprendizagem autorregulada de alunos da educação infantil ao contar histórias orais com aplicativo

    María Esther Del-Moral Pérez, Nerea López-Bouzas, Jonathan Castañeda Fernández, María del Rosario Neira-Piñeiro
    e37844
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.37844
  • A gestão democrática no Plano de Desenvolvimento Institucional dos Institutos Federais uma análise a partir do uso do software IRaMuTeQ

    Silvani da Silva, Eduardo Augusto Werneck Ribeiro
    e37294
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.37294
  • Professores universitários enfrentando o confinamento acadêmico uma análise exploratória

    Francisco Javier Rocha Estrada, Elvira Guadalupe Rincón Flores
    e38234
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.38234
  • O envolvimento cognitivo e o desempenho acadêmico do aluno do ensino secundário no modelo Flipped Classroom na educação a distância

    Teresa Ribeirinha, Bento Silva Duarte, Paulo Ribeirinha, Regina Alves
    e37789
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.37789
  • Tecnologias digitais para aprender e ensinar inglês no Brasil

    Ronaldo Corrêa Gomes Junior, Luciana de Oliveira Silva, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva
    e38008
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.38008
  • “Essa é nova! Gringo quer nos ensinar a falar a nossa própria língua” ideologias linguísticas e posicionamentos identitários em uma página do Facebook

    Bruna de Almeida Oliveira Moreira, Diogo Oliveira do Espírito Santo
    e37306
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.37306
  • Tecnologias de reconhecimento automático da fala e texto-fala para o aprimoramento da pronúncia em L2 reflexões das suas aplicabilidades

    William Gottardi, Janaina Fernanda de Almeida, Celso Henrique Soufen Tumolo
    e36736
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.36736
  • Pesquisa cognitiva e tradução automática em jurilinguística

    Bahia Zemni, Farouk Bouhadiba, Mimouna Zitouni
    e27031
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.27031
  • Tradução de inglês para chinês do fansub de humor em The Marvelous Mrs. Maisel

    Yee Han Tee, Mansour Amini, Ching Sin Siau, Amin Amirdabbaghian
    e37677
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.37677
  • Modelo para a concepção de um instrumento de aprendizagem adaptativa e avaliação do conhecimento algébrico

    Viviana Guadalupe Azcorra Novelo, Katherina Edith Gallardo Córdova
    e37264
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.37264
  • Um ‘olhar discursivo’ sobre predicação e gênero aproximações metodológicas entre corpus e discurso

    Cláudia Freitas, Flávia Martins, Liana Biar
    e36213
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.36213
  • Procedimento de agrupamento de alunos de acordo com o risco de evasão para melhorar a gestão estudantil no ensino superior

    Mauricio Hinojosa, Iván Derpich, Miguel Alfaro, David Ruete, Alejandro Caroca, Gustavo Gatica
    e37275
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.37275
  • Representação dos dados estruturados do gênero textual como técnica para o processamento automático de texto

    Claudia Aparecida Fonseca, Marcus Vinícius Carvalho Guelpeli, Rafael Santiago de Souza Netto
    e35445
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.35445
  • Autopercepção inicial e nível de competência digital de professores universitários

    Raquel Barragán Sánchez, Carmen Llorente Cejudo, Sonia Aguilar Gavira, Remedios Benítez Gavira
    e36032
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.36032
  • Percepções dos alunos de pós-graduação em face da gamificação em sala de aula com Quizizz

    Marta Magadán-Díaz, Jesús I. Rivas-García
    e36941
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.36941
  • Navegar por redes nunca antes navegadas motivações e engagement dos seniores ibéricos

    Sandra Miranda, Ana Cristina Antunes, Ana Gama, Branco Di Fatima, Ana Teresa Machado
    e33366
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.33366
  • As imagens do duplo e da mão na obra digital hipertextual 88 Constellations for Wittgenstein (to Be Played with the Left Hand), de DavidClark

    Alice Garcia Silveira, Vinicius Carvalho Pereira
    e35555
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.35555
  • Percepção dos professores sobre jogos da web e dispositivos móveis no nível educacional superior durante a pandemia de COVID-19

    Ricardo-Adán Salas-Rueda , Jesús Ramírez-Ortega, Ana-Libia Eslava-Cervantes, Ricardo Castañeda-Martínez, Gustavo De-La-Cruz-Martínez
    e37074
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.37074
  • Arquitetura de horizontes em empreendedorismo social inovação com tecnologias emergentes

    Maria Soledad Ramirez-Montoya, José-Guadalupe González-Padrón
    e25716
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.25716
  • Uso da internet e redes sociais no marco da contingência Covid-19 na Colômbia análise da população jovem considerando seu nível socioeconômico

    Guillermo Rodríguez-Martínez, Carlos Andrés Arango Lozano
    e34828
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.34828
  • Mensuração do engajamento online de estudantes do ensino superior uma revisão de escopo na literatura internacional

    Fernanda da Cunha Ortega , Valesca Brasil Irala
    e35747
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.35747
  • Modelos preditivos baseados no uso de analítica da aprendizagem no ensino superior uma revisão sistemática

    Javier Mella-Norambuena, María Graciela Badilla-Quintana, Yaranay López Angulo
    e36310
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.36310

Dossiê 2022: Neurociência, neuroeducação, neurodidáctica e tecnologia

  • Neurociência, neuroeducação, neurodidáctica e tecnologia

    Claudia De Barros, Antonio Hernández Fernández
    e41235
  • Neuropedagogia e neuroimagem

    Antonio Hernández Fernández
    e40453
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.40453
  • Neurometodologia e neuroimagem para a formação de professores

    Claudia De Barros
    e40454
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.40454
  • Modelo SEM em neuromarketing como uma ferramenta de planejamento no ensino superior

    Adriana Estefania Mónico Bordino
    e40501
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.40501
  • O papel da neurodidáctica na profissionalização de professores para ensino online na educação superior

    Borja Fernández García-Valdecasas, Isabel Martínez Sánchez, Daniel González González, José Álvarez Rodríguez
    e40505
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.40505
  • Neurociência cognitiva melhoria do pensamento autônomo na leitura através de videogames

    Paula Aguadero Ruiz
    e40506
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.40506
  • O mapa conceitual e o software CmapTools como ferramentas neurodidáticas para melhorar a aprendizagem

    José Gijón Puerta, Meriem Khaled Gijón, Ana Matas Lara, Pablo García Sempere
    e40725
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.40725
  • Utilização das TIC e redes sociais no neurodesenvolvimento de menores Implicações para a prevenção do risco de exclusão social

    Inmaculada Ávalos Ruiz, Mercedes Cuevas López, Emilio Jesús Lizarte Simón, Slava López Rodríguez
    e40508
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.40508
  • A neuroeducação e a tecnologia como ferramenta de inclusão de grupos vulneráveis, especificamente a etnia cigana

    Cristina Pinto Díaz, Carmen Flores Melero
    e40458
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.40458
  • Fatores neurodidáticos na previsão de abandono acadêmico em estudantes universitários andaluzes ações preventivas baseadas em TIC

    Daniel Álvarez Ferrándiz, María Arias Corona, Esther González Castellón, Manuel Fernández Cruz
    e40502
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.40502
  • Inclusão educacional e social da Internet das coisas na neurodiversidade

    Sara María Extremera Sánchez, Cristina Marín Perabá, Rocío Sanz Peinado
    e40507
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.40507
  • Neurodidática uma experiência em educação inclusiva aplicada às TIC

    Karina Delgado Valdivieso, Janio Jadan Guerrero
    e40509
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.40509
  • Neuroeducação e tecnologia parceiras emergentes no processo ensino-aprendizagem no contexto do século XXI

    Maria Selma Lima do Nascimento, Leonice da Silva Santos, Maria da Penha Cardoso, Márcia Morais de Melo
    e40459
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.40459
  • Fatores neurodidáticos no ensino baseado nas TIC contribuições para a formação de professores

    Pilar Ibáñez-Cubillas
    e41617
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.41617

Relatos de experiência

  • Hack4women um passo em direção à igualdade de gênero

    Giannina Costa-Lizama, Lilian San Martín, Oscar Pinto, Gustavo Gatica
    e39348
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.39348
  • Aprendizagem-Serviço lúdica na formação inicial de professores um estudo qualitativo

    Ana Manzano-León, Ana María Ortiz-Colón, Javier Rodríguez-Moreno, José Manuel Aguilar-Parra
    e39171
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.39171

Resenhas críticas

  • Resenha: Um mundo sem livros e sem livrarias?

    José Teófilo de Carvalho
    e36123
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.36123