Resenha de Formação docente em língua inglesa
diferentes perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42097Palavras-chave:
Formação continuada de professores, Língua Inglesa, LetramentosResumo
A obra Formação docente em língua inglesa: diferentes perspectivas reúne capítulos que versam sobre experiências de formação docente a partir de contextos diversos. Seus organizadores, Ana Karina de Oliveira Nascimento e Vanderlei José Zacchi, são doutores em Letras (Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) pela Universidade de São Paulo (USP) e professores na Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde atuam na graduação e na pós-graduação em Letras. Os capítulos da coletânea são de autoria de professores participantes do projeto Formação Continuada de Professores de Inglês como Língua Adicional. O projeto consistia em uma iniciativa de formação continuada de professores, que não se concretizou, do Ministério da Educação (MEC), com vistas a instrumentalizar criticamente professores de Língua Inglesa (LI) da educação básica para que formassem estudantes proficientes e atuantes no cenário da Copa do Mundo de Futebol (2014) e das Olimpíadas (2016) no Brasil. Assim sendo, ao se observar a impossibilidade de sua implementação, adaptou-se localmente a proposta em parceria com pesquisadores de universidades brasileiras. O projeto fez parte das atividades do Grupo de Pesquisa Letramentos em Inglês: língua, literatura e cultura da UFS, que, por sua vez, agrega-se ao Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia, coordenado pelos professores Walkyria Monte Mór e Lynn Mario Trindade Menezes de Souza, ambos da USP.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução: Lahud De Michel e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 1997.
BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
DUBOC, Ana Paula; FERRAZ, Daniel Mello. Letramentos críticos e formação de professores de inglês: currículos e perspectivas em expansão. pt. Revista X, v. 1, n. 1.2011, nov. 2011. ISSN 1980-0614. DOI: 10.5380/rvx.v1i1.2011.23056. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/23056. Acesso em: 10 jan. 2023.
KRESS, Gunther. Multimodality. In: COPE, Bill; KALANTZIS, Mary (Ed.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London ; New York: Routledge, 2003. (Literacies). p. 149–157.
NASCIMENTO, Ana Karina de Oliveira; ZACCHI, Vanderlei J. (Ed.). Formação docente em língua inglesa: diferentes perspectivas. Campinas: Editora Mercado de Letras, jun. 2019. ISBN 9788575915660.
PESSOA, R. R. Ousadia na pesquisa e na vida. In: ANDRADE, M. E. S. F. (Ed.). Formação continuada crítica de professoras de inglês como língua estrangeira/adicional: problematização de discursos e constituição ética dos sujeitos. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 11–14.
ZACCHI, V. J. Neoliberalismo, ensino de língua inglesa e o livro didático. In: JORDÃO, C. M. (Ed.). A linguística aplicada no Brasil: rumos e passagens. Campinas: Pontes, 2016. p. 417–443.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lauro Sérgio Machado Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.