Situação linguística em Kiev no início do século XXI

material de uma pesquisa em massa no aplicativo móvel "Kyiv Digital"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46196

Palavras-chave:

Situação de linguagem, Política de idiomas, Tecnologias digitais, Bilinguismo, Digitalização

Resumo

O artigo é dedicado ao problema de analisar a situação da língua moderna em Kiev. A pesquisa foi realizada com base na última pesquisa sociolinguística no aplicativo "Kyiv Digital", realizada em janeiro de 2023. O número total de entrevistados é de mais de 6.000. O comportamento linguístico dos residentes de Kiev foi analisado para revelar sua atitude em relação aos problemas linguísticos, e suas opiniões sobre o uso das línguas ucraniana e russa hoje e no futuro foram caracterizadas. O objetivo do artigo é destacar os resultados da análise da situação linguística na cidade de Kiev usando modernas tecnologias digitais. Os seguintes métodos de pesquisa foram usados para resolver o objetivo definido: 1) teórico: análise sistemática da literatura linguística e sociológica; método histórico-genético; métodos de estatística matemática; 2) empírico: pesquisas no aplicativo "Kyiv digital"; observação. A grande maioria dos residentes da cidade de Kiev não compreendia a essência dos conflitos linguísticos e não estava familiarizada com a consolidação legislativa das disposições relativas à língua oficial. A situação em favor da língua ucraniana começou a mudar para melhor já após a Revolução da Dignidade, e agora, após a invasão em grande escala do agressor, muitas pessoas estão mudando do russo para a língua ucraniana e construindo o espaço cultural ucraniano. Na última década, observamos um aumento constante no número daqueles que consideram o ucraniano sua língua nativa: de 57% em 2012 para 86% do número total de entrevistados em 2022. A introdução de tecnologias digitais para avaliar a situação linguística permite analisar rapidamente uma quantidade significativa de dados estatísticos e tirar conclusões sobre o estado real do funcionamento da linguagem na sociedade. Destacamos as seguintes principais vantagens do uso de modernas tecnologias digitais para análise e avaliação da situação linguística: 1) redução do tempo de coleta e processamento de dados; 2) a capacidade de atrair um grande número de usuários sem contato pessoal; 3) aumento da frequência da pesquisa, o que permite rastrear a dinâmica do desenvolvimento da questão. No entanto, a metodologia apresenta desvantagens: 1) despersonalização do entrevistado; 2) na ausência de contato entre o entrevistado e o entrevistado, é permitida a imprecisão nas respostas. Está provado que não afetam significativamente os resultados da pesquisa, o que nos permite reconhecer esta técnica como eficaz e eficiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BURDA, Tatyana. Linguistic behavior of the individual in the conditions of Ukrainian-Russian bilingualism (youth environment of Kyiv). [S.l.]: Kyiv: Kyiv National University named after Taras Shevchenko, 2001.

DANYLEVSKA, ksana. Ukrainian language in the Ukrainian school at the beginning of the 21st century: sociolinguistic essays. [S.l.]: Kyiv: Kyiv-Mohyla Academy Publishing House, 2019.

DZYUBA, Ivan. Internationalism or Russification. [S.l.]: Kyiv: Kyiv-Mohylyan. Acad., 2005.

FERGOSON, Charles. Diglossia. [S.l.]: Word, 1959.

KOCHERGAN, Mykhailo. General Linguistics. [S.l.]: Kyiv: Publishing Center ”Akademiya”, 2010.

KULYK, Volodymyr. Language policy in multilingual countries. Foreign experience and its suitability for Ukraine. [S.l.]: Kyiv: Spirit and letter, 2021.

MATVEIEVA, Natalya. Language situation in the capital in the second half of the nineteenth century. Linguistic Bulletin, v. 24, p. 106–113, 2018.

MATVEIEVA, Natalya. Modern communicative space of the Ukrainian capital. Ukrainian Language, v. 1, p. 141–152, 2020.

SHEVELYOV, Yuri. The Ukrainian language in the first half of the twentieth century (1900–1941). New York: Modernity, 1987.

SOLOKOVA, Svitlana. The language situation of Kyiv: an outside view. Ukrainian language, v. 4, p. 3–17, 2012.

ZHOVNIRENKO, Yaroslav. Definition of the term language situation in linguistic encyclopedic literature. Dnipropetrovsk. Bulletin of Dnipropetrovsk University. Series: Linguistics, p. 52–57, 2013.

Downloads

Publicado

05-07-2023

Como Citar

BOIKO, M.; VINTONIV, M. Situação linguística em Kiev no início do século XXI: material de uma pesquisa em massa no aplicativo móvel "Kyiv Digital". Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 16, p. e46196, 2023. DOI: 10.1590/1983-3652.2023.46196. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/46196. Acesso em: 28 maio. 2024.