Expressões de busca e o uso de diferentes operadores avançados de pesquisa em um mecanismo de busca
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.47531Palavras-chave:
Buscadores, Ferramentas de busca na web, Recuperação da informação, Operadores booleanos, GoogleResumo
Pesquisar online é uma atividade presente na vida de muitas pessoas, principalmente no que diz respeito às pesquisas de rotina para resolver problemas do cotidiano. Simultaneamente, o volume de dados disponíveis na web cresce diariamente. Filtrar os resultados pode determinar a eficácia desta busca. Os mecanismos de busca também retornam outros elementos além dos resultados, compondo uma interface complexa. Essa complexidade pode dificultar o uso e desviar a atenção do usuário para esses elementos. Diante disso, o presente trabalho buscou examinar quais características nos resultados de pesquisa se destacam a partir do uso de operadores avançados na busca por documentos na web. Partindo do pressuposto de que a utilização desses operadores pode sugerir maior agilidade na busca e maior precisão aos resultados, a pesquisa identificou características apresentadas junto aos resultados de várias buscas. Por meio de uma pesquisa experimental, foram coletados e analisados os resultados presentes em 380 capturas de tela de usuários que reproduziram uma busca no Google em cinco cenários diferentes: busca livre; busca normalizada; busca com o operador booleano AND e acréscimo de aspas; busca com o operador filetype: e busca com o operador site:. Os resultados ressaltaram características como anúncios de pesquisa, sugestões de pesquisas já realizadas por outros usuários e quantidade aproximada de resultados. Entende-se que o uso de operadores avançados de pesquisa pode interferir não apenas nos resultados apresentados, mas também na sua forma de apresentação.
Downloads
Referências
CAMOSSI, Gustavo; AMORIM, Cineia Josefina Da Rocha; RODAS, Cecilo Merlotti. Conceito de Relevância e as Técnicas de Search Engine Optimization: suas implicações no ranqueamento nos mecanismos de busca. Brazilian Journal of Information Science: research trends, v. 17, e023009, jan. 2023. ISSN 1981-1640. DOI: 10.36311/1981-1640.2023.v17.e023009. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/12982. Acesso em: 20 nov. 2023.
CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Ed. SENAC, 2003.
GONZÁLEZ GUITIÁN, María Virginia; DE ZAYAS PÉREZ, María Rosa; NÚÑEZ GRILLO, María Mercedes; RODRÍGUEZ ARIAS, Kadiuska; GONZÁLEZ SÁNCHEZ, Ana Leonor. Comportamiento informacional en Internet en estudiantes de Ciencias de la Información, Universidad de Holguín. Información, cultura y sociedad, n. 46, p. 107–128, jun. 2022. ISSN 1851-1740, 1514-8327. DOI: 10.34096/ics.i46.11250. Disponível em: http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/ICS/article/view/11250. Acesso em: 20 nov. 2023.
GOOGLE. Refinar pesquisas do Google - Ajuda da Pesquisa do Google. [S. l.: s. n.], 2013. Disponível em: https://support.google.com/websearch/answer/2466433?hl=pt. Acesso em: 20 nov. 2023.
GOOGLE. Escolher o tipo certo de campanha - Ajuda do Google Ads. [S. l.: s. n.], 2018. Disponível em: https://support.google.com/google-ads/answer/2567043?hl=pt-BR. Acesso em: 20 nov. 2023.
GOOGLE. Exibir anúncios na primeira página - Ajuda do Google Ads. [S. l.: s. n.], 2021. Disponível em: https://support.google.com/google-ads/answer/2472742?hl=pt-BR. Acesso em: 20 nov. 2023.
GOOGLE. Anúncios e dados. [S. l.: s. n.], 2022. Disponível em: https://safety.google/privacy/ads-and-data/. Acesso em: 20 nov. 2023.
IBICT. Stop words e sinonimos - IBICT. 2015. Disponível em: http://wiki.ibict.br/index.php/Stop_words_e_sinonimos. Acesso em: 20 nov. 2023.
LACEY, Patricia. Google is goodish: An information literacy course designed to teach users why Google may not always be the best place to search for evidence. Health Information & Libraries Journal, v. 39, n. 1, p. 91–95, mar. 2022. ISSN 1471-1834, 1471-1842. DOI: 10.1111/hir.12401. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/hir.12401. Acesso em: 20 nov. 2023.
LECARDELLI, Jane. Dados científicos abertos em agências de fomento à pesquisa: cenário dos planos de gestão de dados (PGD) e princípios FAIR. 2020. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Florianópolis. Disponível em: http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00008b/00008bdf.pdf. Acesso em: 20 nov. 2023.
MNGUNI, Khulekani; KEKANA, Matsobane. Web Information Seeking Behaviour of Undergraduate Students of Library and Information Studies at the University of Zululand. Library Philosophy and Practice (e-journal), p. 1–18, jun. 2022. Disponível em: https://digitalcommons.unl.edu/libphilprac/7174. Acesso em: 20 nov. 2023.
PICALHO, Antonio Carlos; LUCAS, Elaine Rosangela De Oliveira; AMORIM, Igor Soares. Lógica booleana aplicada na construção de expressões de busca. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, v. 11, p. 1–12, 2022. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/81838. Acesso em: 20 nov. 2023.
ROSA, Bruna Neder. Publicidade e os limites da privacidade: percepção dos usuários a anúncios personalizados. 2022. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Disponível em: https://tede.pucsp.br/bitstream/handle/25981/1/Bruna%20Neder%20Rosa.pdf. Acesso em: 20 nov. 2023.
SANTOS, Luana Carla de Moura dos; VIERA, Angel Freddy Godoy. Avaliação da recuperação da informação em acervos digitais de jornais. Em Questão, p. 49–73, set. 2015. ISSN 1808-5245. DOI: 10.19132/1808-5245212.49-73. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/52362. Acesso em: 20 nov. 2023.
STATCOUNTER. Search Engine Market Share Brazil. 2022. Disponível em: https://gs.statcounter.com/search-engine-market-share/all/brazil. Acesso em: 20 nov. 2023.
VIDMAR, Dale James. Darwin on the Web: The Evolution of Search Engines. Computers in Libraries, v. 19, n. 5, p. 1–5, 1999. Disponível em: http://webpages.sou.edu/~vidmar/Articles/cildarwn.htm. Acesso em: 20 nov. 2023.
WU, Xindong; ZHU, Xingquan; WU, Minghui. The Evolution of Search: Three Computing Paradigms. ACM Transactions on Management Information Systems, v. 13, n. 2, p. 1–20, jun. 2022. ISSN 2158-656X, 2158-6578. DOI: 10.1145/3495214. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3495214. Acesso em: 20 nov. 2023.
YUS, Francisco. En qué difieren los géneros electrónicos de los analógicos. In: CONGRESO Leer y Escribir en Español en la Red. Aprendizaje, Renovación y Propuestas. Cantabria, Espanha: University of Comillas, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Antonio Carlos Picalho, Luciane Maria Fadel, Alexandre Leopoldo Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.