Adaptação e evidências de validade do Questionnaire for Assessing Educational Podcasts (QAEP) para o português brasileiro
um estudo indisciplinar em letramento em saúde
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.47783Palavras-chave:
Letramento em saúde, Podcast, Podcast educativo, Validação, Recurso educacional digitalResumo
Adotando a perspectiva interdisciplinar da linguística aplicada (Moita Lopes, 2006) e assumindo a relação intrínseca entre linguagem e práticas sociais, neste artigo, apresentamos a validação de um instrumento de avaliação de podcast educacional cujo conteúdo vise ao desenvolvimento do letramento em saúde. O uso de podcasts como estratégia de educação em saúde vem aumentando nos últimos anos. Os profissionais dessa área precisam, por outro lado, analisar a adequação desse tipo de recurso educacional digital (RED). Para análise deste tipo de RED, foi desenvolvido, no contexto brasileiro, um instrumento destinado à avaliação de podcast educativo por profissionais de saúde. No entanto, no Brasil, não existe ainda um instrumento específico para avaliação de podcast pelo público ao qual se destina esse tipo de recurso educacional. O objetivo deste estudo então foi traduzir, adaptar e validar, para o português brasileiro, um instrumento com esta finalidade, no caso, o Questionnaire for Assessing Educational Podcasts (QAEP). Trata-se de um estudo metodológico, que se desenvolveu a partir das seguintes fases: 1) foi obtida autorização do autor principal para tradução e uso do instrumento; 2) em seguida, foram executadas etapas de tradução por tradutor profissional e de retrotradução do instrumento por falantes nativos da língua-cultura de partida, que passou a ser chamado de Instrumento de Avaliação de Podcast Educativo (IAPE); 3) um comitê de especialistas (três profissionais da área de saúde e uma linguista aplicada) discutiu a conformidade do protocolo com os objetivos da pesquisa e da área após a tradução e 4) finalmente, foi feita a validação da adaptação por juízes especialistas.
Downloads
Referências
ALARCÓN, Rafael; BENDAYAN, Rebecca; BLANCA, María J. Student Satisfaction with Educational Podcasts Questionnaire. Escritos de Psicología, v. 10, n. 2, 2017. DOI: 10.5231/psy.writ.2017.14032.
ALARCÓN, Rafael; BLANCA, María J. Development and Psychometric Properties of the Questionnaire for Assessing Educational Podcasts (QAEP). Front. Psychol., v. 11, p. 579454, 2020. DOI: 10.3389/fpsyg.2020.579454.
ALEXANDRE, Neusa M. C.; COLUCI, Marina Z. O. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 7, p. 3061–3068, 2011. DOI: 10.1590/S1413-81232011000800006.
ARAÚJO, Nukácia M. S. Curadoria digital: o importante papel do professor como curador de Recursos Educacionais Digitais. In: REBECA, Finardi Kyria; ROGÉRIO, Tílio; VLÁDIA, Borges; ADRIANA, Dellagnelo; ETELVO, Ramos Filho (ed.). Transitando e transpondo n(a) linguística aplicada. Campinas: Pontes, 2019. p. 211–239.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PODCASTERS. PodPesquisa Produtores 2020/2021. Acesso em: 27 jan. 2021. 2021. Disponível em: https://abpod.org/wp-content/uploads/2020/12/Podpesquisa-Produtor-2020-2021%5C_Abpod-Resultados.pdf.
BAKHTIN, Mikhail. Gêneros do discurso. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas [1970-1975]. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2017.
BALLS-BERRY, Joyce; SINICROPE, Pamela; VALDEZ SOTO, Miguel; BROCKMAN, Tabetha; BOCK, Martha; PATTEN, Christi. Linking Podcasts With Social Media to Promote Community Health and Medical Research: Feasibility Study. JMIR Form Res., v. 2, n. 2, e10025, 2018. DOI: 10.2196/10025.
BIABDILLAH, Fajerin; TOLLE, Herman; BACHTIER, Fitra A. Go Story: Design and Evaluation Educational Mobile Learning Podcast using Human Centered Design Method and Gamification for History. Journal of Information Technology and Computer Science, v. 6, n. 3, p. 308–318, 2021. DOI: 10.25126/jitecs.202163345.
BOTTENTUIT JUNIOR, João B.; COUTINHO, Clara P. Podcast em educação: um contributo para o estado da arte. In: BARCA, A. et al. (ed.). Libro de Actas do Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía. La Coruña: Universidade da Coruña, 2007. p. 837–846.
CHAN, Teresa M.; THOMA, Brent; KRISHNAN, Keeth; LIN, Michelle; CARPENTER, Christopher R.; ASTIN, Matt; KULASEGARAM, Kulamakan. Derivation of two critical appraisal scores for trainees to evaluate online educational resources: a METRIQ study. Western Journal of Emergency Medicine, v. 17, n. 5, p. 574–584, 2016. DOI: 10.5811/westjem.2016.6.30825.
GALVÃO, Paulo César da Costa; VASCONCELOS, Camila Brito de; AMORIM, Cíntia Raquel Ferreira de; LIMA, Ricardo Oliveira da Cunha; FIORENTINO, Giovanna. Caracterização dos estudos metodológicos em enfermagem: Revisão Integrativa. International Journal of Development Research, v. 12, n. 03, 2022. DOI: 10.37118/ijdr.23954.03.2022.
GUILLEMIN, Francis; BOMBARDIER, Claire; BEATON, Dorcas. Crosscultural adaptation of health-related quality of life measures: literature review and proposed guidelines. J Clin Epidemiol., v. 46, n. 12, p. 1417–1432, 1993. DOI: 10.1016/0895-4356(93)90142-N.
LEITE, Paloma Loiola; TORRES, Francisco Ayslan Ferreira; PEREIRA, Leonarda Marques; BEZERRA, Adriana de Moraes; MACHADO, Lucas Dias Soares; SILVA, Maria Rocineide Ferreira da. Construção e validação de podcast para educação em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 30, spe, e3706, 2022. DOI: 10.1590/1518-8345.6263.3705.
LOPES, Leo. Podcast: guia básico. Rio de janeiro: Editora Marsupial, 2015.
MARQUES, Suzana R. L.; LEMOS, Stela M. A. Letramento em saúde e fatores associados em adultos usuários da atenção primária. Trabalho, Educação e Saúde, v. 16, n. 2, 2022. DOI: 10.1590/1981-7746-sol00109.
MOITA LOPES, Luiz (ed.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.
MOTA, Alessandra da Silva; REIS, Jessyca Santos Cavalcante dos; ROCHA, Sarah Lais; OLIVEIRA, Gisele Rodrigues de Carvalho; DOMINGUES, Robson José de Souza. Construção e Validação de podcast como tecnologia educacional para prevenção da Hemorragia Pós-parto. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i3.12913.
MUNIZ, Ricardo Alexandre Amaral; LAMB, Paolo Porciúncula; ROGES, Andréa Loureiro; ARAÚJO, Ednaldo Cavalcante de; VASCONCELOS, Eliane Maria Ribeiro de; MUNIZ, Vilma Célia Amaral. Construção e validação de podcast com conteúdo educacional em saúde com participação ativa de acadêmicos de enfermagem. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i3.13646.
PASQUALI, Luiz. Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed, 2010.
PATERSON, Quinten S.; THOMA, Brent; MILNE, W. Kenneth; LIN, Michelle; CHAN, Teresa M. A Systematic Review and Qualitative Analysis to Determine Quality Indicators for Health Professions Education Blogs and Podcasts. Journal of graduate medical education, v. 7, n. 4, p. 549–554, 2015. DOI: 10.4300/JGME-D-14-00728.1.
SAMPAIO, H. A. C.; AZEVEDO, R. M. Podcast como estratégia educativa. In: JORGE, Maria S. B. et al. (ed.). Tecnologias e-health em gestão em saúde. Curitiba: Editora CRV, 2021. p. 89–111.
SAMPAIO, Helena Alves de Carvalho; CARIOCA, Antônio Augusto Ferreira; SABRY, Maria Olganê Dantas; SANTOS, Patrícia Mariano dos; COELHO, Maria Auristela Magalhães; PASSAMAI, Maria da Penha Baião. Letramento em saúde de diabéticos tipo 2: fatores associados e controle glicêmico. Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, n. 3, p. 865–874, 2015.
SEMAKULA, Daniel; NSANGI, Allen; OXMAN, Andrew D.; OXMAN, Matt; AUSTVOLL-DAHLGREN, Astrid; ROSENBAUM, Sarah; MORELLI, Angela; GLENTON, Claire; LEWIN, Simon; NYIRAZINYOYE, Laetitia; KASEJE, Margaret; CHALMERS, Iain; FRETHEIM, Atle; ROSE, Christopher J.; SEWANKAMBO, Nelson K. Effects of the Informed Health Choices podcast on the ability of parents of primary school children in Uganda to assess the trustworthiness of claims about treatment effects: One-year follow up of a randomised trial. Trials, v. 21, n. 1, 2020.
SEMAKULA, Daniel; NSANGI, Allen; OXMAN, Matt; AUSTVOLL-DAHLGREN, Astrid; ROSENBAUM, Sarah; KASEJE, Margaret; NYIRAZINYOYE, Laetitia; FRETHEIM, Atle; CHALMERS, Iain; OXMAN, Andrew D.; SEWANKAMBO, Nelson K. Can an educational podcast improve the ability of
parents of primary school children to assess the reliability of claims made about the benefits and harms of treatments: study protocol for a randomised controlled trial. Trials, v. 18, n. 1, 2017. DOI: 10.1186/s13063-016-1745-y.
SOBRAL, A. Dizer o “mesmo” a outros: ensaios sobre tradução. São Paulo: Special Book Services Livraria, 2008.
SULISTIAWATI, Lia; SUSENO, Muchlas. An Evaluation of English Podcast Come and Speak Hour Program. Journal of Linguistics and English Teaching Studies, v. 3, n. 2, p. 47–59, 2022.
TOURY, G. Descriptive Translation Studies and Beyond. [S. l.]: J. Benjamins Pub., 1995. (Benjamins translation library). ISBN 9789027221452.
VIANA, Luana. Estudos sobre podcast: um panorama do estado da arte em pesquisas brasileiras de rádio e mídia sonora. Contracampo, v. 39, n. 3, p. 1–16, 2020. DOI: 10.22409/contracampo.v39i3.43248.
VILLARTA-NEDER, Marco A.; FERREIRA, Helena M. O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aula. Letras, p. 35–56, 2022. DOI: 10.5902/2176148539579.
VOLOCHINOV, Valentin N. A construção da enunciação. In: VOLOCHINOV, Valentin N. (ed.). A Construção da Enunciação e Outros Ensaios. [S. l.]: Pedro & João Editores, 2013. p. 157–188.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Health Promotion Glossary of Terms. Geneva: WHO, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Helena Alves de Carvalho Sampaio, Nukácia Meyre Silva Araújo, Patrícia Cândido Alves, Lisidna Almeida Cabral
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.