Curadoria digital e decolonial de vídeos e podcasts na educação linguística em francês
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.47937Palavras-chave:
Curadoria digital, Educação Linguística, DecolonialidadeResumo
Em percursos formativos com futuros/as professores/as de língua francesa foi observado o apagamento da criticidade em planejamentos de sequências didáticas que envolvem a busca, seleção, análise, adaptação, organização e compartilhamento de materiais digitais (Deschaine; Sharma, 2015). Tal problemática será discutida neste artigo, que visa explicitar limites e possibilidades nos processos de curadoria e criação de recursos técnico-pedagógicos para a educação linguística. Os resultados das análises até o momento realizadas apontam que as fontes às quais permanentemente recorrem aqueles estudantes na preparação de seus planos de aula (vídeos e podcasts instanciados em portais midiáticos e em plataformas de streaming) podem inviabilizar o desenho didático ético, estético (Rocha, 2019) e decolonial (Veronelli; Daitch, 2021) de experiências de ensino-aprendizagem para a expansão de repertórios em línguas. Com o intuito de compreender o problema descrito, pretende-se, para além da discussão dos resultados parciais de duas pesquisas em andamento, apontar a necessidade de criarmos referenciais teórico-metodológicos que possam decolonizar a curadoria-autoria de materiais nesse campo, desde a formação de educadores/as à sua atuação em comunidades de aprendizagem.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Nukácia Meyre Silva. Curadoria digital: o importante papel do professor como curador de recursos educacionais digitais. In: FINARDI, Kyria Rebeca; TILIO, Rogerio; BORGES, Vládia Maria Cabral;
DELLAGNELO, Adriana Kuerten; FILHO, Etelvo Ramos (ed.). Transitando e transpondo n(a) Linguística Aplicada. Campinas: Editora Pontes, 2019. p. 211–239.
BEVILÁQUA, André Firpo; COSTA, Alan Ricardo; FIALHO, Vanessa Ribas; LEFFA, Vilson J. Princípios de curadoria de recursos digitais em Inglês como Segunda Língua no ELO em Nuvem. Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies, v. 74, n. 3, set. 2021. ISSN 2175-8026, 0101-4846. DOI: 10.5007/2175-8026.2021.e80087. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/80087. Acesso em: 30 dez. 2023.
DESCHAINE, Mark E.; SHARMA, Sue Ann. The Five Cs of Digital Curation: Supporting Twenty-First-Century Teaching and Learning. InSight: A Journal of Scholarly Teaching, v. 10, p. 19–24, 2015. ISSN 1933-4850. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1074044. Acesso em: 30 dez. 2023.
GRILLI, Marina. Por uma educação linguística Translíngue e Decolonial: questões para o ensino de alemão. Iniciação & Formação Docente, v. 7, n. 4, p. 904, jan. 2021. ISSN 2359-1064. DOI: 10.18554/ifd.v7i4.5200. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/5200. Acesso em: 30 dez. 2023.
KALANTZIS, Mary. Letramentos. Campinas-SP: Fundação de Desenvolvimento da Unicamp - Funcamp, abr. 2020. ISBN 978-6586253177.
KLEIMAN, Ângela. Agenda de pesquisa e ação em Linguística Aplicada: problematizações. In: MOITA LOPES, Luiz P. (ed.). Linguística Aplicada na Modernidade Recente. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 39–58.
RIBEIRO, Ana Elisa. Educação e tecnologias digitais na pandemia: ciclos da precariedade. Cadernos de Linguística, v. 2, n. 1, p. 01–16, jan. 2021. ISSN 26754916. DOI: 10.25189/2675-4916.2021.v2.n1.id270. Disponível em: https://cadernos.abralin.org/index.php/cadernos/article/view/270. Acesso em: 30 dez. 2023.
RIBEIRO, Ana Elisa. Ciclos da precariedade: revisitando experiências de ensino pandêmicas e além. Cadernos de Linguística, v. 4, n. 1, jul. 2023. ISSN 2675-4916. DOI: 10.25189/2675-4916.2023.v4.n1.id682. Disponível em: https://cadernos.abralin.org/index.php/cadernos/article/view/682. Acesso em: 30 dez. 2023.
ROCHA, Claudia. MOOCs em língua estrangeira: desafios para a construção de ecologias de aprendizagens situadas e transgressivas. In: FINARDI, Kyria Rebeca; TILIO, Rogerio; BORGES, Vládia Maria Cabral;
DELLAGNELO, Adriana Kuerten; FILHO, Etelvo Ramos (ed.). Transitando e transpondo n(a) Linguística Aplicada. Campinas: Editora Pontes, 2019. p. 139–178.
TZIRIDES, Anastasia Olga; SAINI, Akash; ZAPATA, Gabriela; SEARSMITH, Duane; COPE, Bill; KALANTZIS, Mary; CASTRO, Vania; KOURKOULOU, Theodora; JONES, John; SILVA, Rodrigo Abrantes da; WHITING, Jen; KASTANIA, Nikoleta Polyxeni. Generative AI: Implications and Applications for Education. arXiv, 2023. DOI: 10.48550/ARXIV.2305.07605. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2305.07605. Acesso em: 30 dez. 2023.
VERONELLI, Gabriela Alejandra; DAITCH, Silvana Leticia. Sobre a colonialidade da linguagem. Revista X, v. 16, n. 1, p. 80, fev. 2021. ISSN 1980-0614, 1980-0614. DOI: 10.5380/rvx.v16i1.78169. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/78169. Acesso em: 30 dez. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcella dos Santos Abreu, Lorrana Crystina da Costa Dias, Maria Eduarda de Sousa Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.