Curadoria digital e decolonial de vídeos e podcasts na educação linguística em francês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.47937

Palavras-chave:

Curadoria digital, Educação Linguística, Decolonialidade

Resumo

Em percursos formativos com futuros/as professores/as de língua francesa foi observado o apagamento da criticidade em planejamentos de sequências didáticas que envolvem a busca, seleção, análise, adaptação, organização e compartilhamento de materiais digitais (Deschaine; Sharma, 2015). Tal problemática será discutida neste artigo, que visa explicitar limites e possibilidades nos processos de curadoria e criação de recursos técnico-pedagógicos para a educação linguística. Os resultados das análises até o momento realizadas apontam que as fontes às quais permanentemente recorrem aqueles estudantes na preparação de seus planos de aula (vídeos e podcasts instanciados em portais midiáticos e em plataformas de streaming) podem inviabilizar o desenho didático ético, estético (Rocha, 2019) e decolonial (Veronelli; Daitch, 2021) de experiências de ensino-aprendizagem para a expansão de repertórios em línguas. Com o intuito de compreender o problema descrito, pretende-se, para além da discussão dos resultados parciais de duas pesquisas em andamento, apontar a necessidade de criarmos referenciais teórico-metodológicos que possam decolonizar a curadoria-autoria de materiais nesse campo, desde a formação de educadores/as à sua atuação em comunidades de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Nukácia Meyre Silva. Curadoria digital: o importante papel do professor como curador de recursos educacionais digitais. In: FINARDI, Kyria Rebeca; TILIO, Rogerio; BORGES, Vládia Maria Cabral;

DELLAGNELO, Adriana Kuerten; FILHO, Etelvo Ramos (ed.). Transitando e transpondo n(a) Linguística Aplicada. Campinas: Editora Pontes, 2019. p. 211–239.

BEVILÁQUA, André Firpo; COSTA, Alan Ricardo; FIALHO, Vanessa Ribas; LEFFA, Vilson J. Princípios de curadoria de recursos digitais em Inglês como Segunda Língua no ELO em Nuvem. Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies, v. 74, n. 3, set. 2021. ISSN 2175-8026, 0101-4846. DOI: 10.5007/2175-8026.2021.e80087. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/80087. Acesso em: 30 dez. 2023.

DESCHAINE, Mark E.; SHARMA, Sue Ann. The Five Cs of Digital Curation: Supporting Twenty-First-Century Teaching and Learning. InSight: A Journal of Scholarly Teaching, v. 10, p. 19–24, 2015. ISSN 1933-4850. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1074044. Acesso em: 30 dez. 2023.

GRILLI, Marina. Por uma educação linguística Translíngue e Decolonial: questões para o ensino de alemão. Iniciação & Formação Docente, v. 7, n. 4, p. 904, jan. 2021. ISSN 2359-1064. DOI: 10.18554/ifd.v7i4.5200. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/5200. Acesso em: 30 dez. 2023.

KALANTZIS, Mary. Letramentos. Campinas-SP: Fundação de Desenvolvimento da Unicamp - Funcamp, abr. 2020. ISBN 978-6586253177.

KLEIMAN, Ângela. Agenda de pesquisa e ação em Linguística Aplicada: problematizações. In: MOITA LOPES, Luiz P. (ed.). Linguística Aplicada na Modernidade Recente. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 39–58.

RIBEIRO, Ana Elisa. Educação e tecnologias digitais na pandemia: ciclos da precariedade. Cadernos de Linguística, v. 2, n. 1, p. 01–16, jan. 2021. ISSN 26754916. DOI: 10.25189/2675-4916.2021.v2.n1.id270. Disponível em: https://cadernos.abralin.org/index.php/cadernos/article/view/270. Acesso em: 30 dez. 2023.

RIBEIRO, Ana Elisa. Ciclos da precariedade: revisitando experiências de ensino pandêmicas e além. Cadernos de Linguística, v. 4, n. 1, jul. 2023. ISSN 2675-4916. DOI: 10.25189/2675-4916.2023.v4.n1.id682. Disponível em: https://cadernos.abralin.org/index.php/cadernos/article/view/682. Acesso em: 30 dez. 2023.

ROCHA, Claudia. MOOCs em língua estrangeira: desafios para a construção de ecologias de aprendizagens situadas e transgressivas. In: FINARDI, Kyria Rebeca; TILIO, Rogerio; BORGES, Vládia Maria Cabral;

DELLAGNELO, Adriana Kuerten; FILHO, Etelvo Ramos (ed.). Transitando e transpondo n(a) Linguística Aplicada. Campinas: Editora Pontes, 2019. p. 139–178.

TZIRIDES, Anastasia Olga; SAINI, Akash; ZAPATA, Gabriela; SEARSMITH, Duane; COPE, Bill; KALANTZIS, Mary; CASTRO, Vania; KOURKOULOU, Theodora; JONES, John; SILVA, Rodrigo Abrantes da; WHITING, Jen; KASTANIA, Nikoleta Polyxeni. Generative AI: Implications and Applications for Education. arXiv, 2023. DOI: 10.48550/ARXIV.2305.07605. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2305.07605. Acesso em: 30 dez. 2023.

VERONELLI, Gabriela Alejandra; DAITCH, Silvana Leticia. Sobre a colonialidade da linguagem. Revista X, v. 16, n. 1, p. 80, fev. 2021. ISSN 1980-0614, 1980-0614. DOI: 10.5380/rvx.v16i1.78169. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/78169. Acesso em: 30 dez. 2023.

Downloads

Publicado

29-01-2024

Como Citar

ABREU, M. dos S.; DIAS, L. C. da C.; OLIVEIRA, M. E. de S. Curadoria digital e decolonial de vídeos e podcasts na educação linguística em francês. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 17, p. e47937, 2024. DOI: 10.1590/1983-3652.2024.47937. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/47937. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 2024: Educação linguística e cultural mediada por tecnologias digitais