Cursos Online Abertos e Massivos (MOOC) em contextos corporativos

uma revisão da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.51188

Palavras-chave:

MOOC, Educação Corporativa, Formação Profissional, Curso Virtual

Resumo

Este estudo visa investigar como Cursos Online Abertos e Massivos (MOOC) vêm sendo adotados como espaços formativos em organizações, com enfoque em identificar as práticas e estratégias aplicadas para reduzir a evasão nesses cursos. Para atingir tal objetivo, foi realizada uma revisão sistematizada da literatura, consultando bases de dados como Web of Science, Scopus e SciELO, em busca de artigos relacionados ao tema publicados no período de 2018 a 2022. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, apenas cinco artigos foram considerados relevantes, apontando a lacuna de pesquisas no campo. Os resultados destacam os MOOC como espaços formativos relevantes para qualificação e requalificação profissional em contextos corporativos. Identifica-se ainda sua contribuição para outras funções, incluindo gestão de carreira, recrutamento, retenção de talentos e marketing de produtos ou serviços. Entretanto, um desafio significativo identificado é o de cultivar a motivação dos trabalhadores para conclusão dos cursos. Os resultados indicam a necessidade de promover o alinhamento entre as expectativas dos trabalhadores e metas organizacionais e de desenvolver estratégias que valorizem as necessidades individuais, a autonomia e o desempenho do aprendiz. Destacam-se estratégias como aprimorar a aprendizagem por meio de abordagens pedagógica adaptativa, assim com a promoção de incentivos monetários e não monetários para o reconhecimento pelo desempenho. O estudo identificou uma lacuna significativa na literatura: a ausência de estudos sobre os desafios da abordagem pedagógica autoinstrucional nos MOOC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Bernardo Mendonça, Programa de Gestão e Tecnologia Industrial no Senai/Cimatec, Salvador, Bahia, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutoranda em gestão em tecnologia industrial no SENAI/CIMATEC, mestre em saúde pública pela ENSP/Fiocruz, especialista em design instrucional pelo SENAC/SP. Tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz.

Lynn Rosalina Gama Alves, Programa de Gestão e Tecnologia Industrial no Senai/Cimatec, Salvador, Bahia, Brasil

Lynn Rosalina Gama Alves, Atualmente Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 1D, possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1985), Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em Educação pela Universidade Federal da Bahia. O Pós-doutorado foi na área de Jogos eletrônicos e aprendizagem pela Universidade de Turim, na Itália. É docente e pesquisadora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciência - IHAC - UFBA, professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciência e coordenadora da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais - UFBA. As investigações realizadas relacionam-se com o universo digital, destacando os jogos digitais e suas interfaces, especialmente com a aprendizagem em distintos cenários. Nos últimos anos vem realizando pesquisas que têm como temas: narrativas seriadas, divulgação científica e mais recentemente as questões e tensões relacionadas com a plataformização da educação, destacando a Learning Analytics. Coordenou os projetos de pesquisa e desenvolvimento em jogos digitais como: Tríade (FINEP/FAPESB/UNEB), Búzios: ecos da liberdade (FAPESB), Guardiões da floresta (CNPq, FAPESB, Proforte), Brasil 2014: rumo ao Hexa (SEC-Ba), Insitu (SEC-Ba), Industriali (SEC-Ba), Games studies (FAPESB), DOM (SEC-Ba), Janus (SEC-Ba) e Gamebook (CAPES/FAPESB) e Lider SIM (CAPES). E organiza e coordena há quartorze anos o Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação - construindo novas trilhas. As produções do grupo de pesquisa, inclusive a série de documentários Ciência, Tecnologia e Cultura, encontram-se disponíveis na URL: http://www.comunidadesvirtuais.pro.br e no Canal do Youtube http://www.youtube.com/user/comunidadesvirtuais.

Referências

ADAM, Taskeen. Digital neocolonialism and massive open online courses (MOOCs): colonial pasts and neoliberal futures. Learning, Media and Technology, v. 44, n. 3, p. 365–380, jul. 2019. ISSN 1743-9884, 1743-9892. DOI: 10.1080/17439884.2019.1640740. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17439884.2019.1640740. Acesso em: 30 out. 2024.

ALTALEB, Hanan; MOUTI, Samar; BEEGOM, Shajeela. Enhancing College Education: An AI-driven Adaptive Learning Platform (ALP) for Customized Course Experiences. In: 2023 9th International Conference on Optimization and Applications (ICOA). AbuDhabi, United Arab Emirates: Ieee, out. 2023. p. 1–5. ISBN 9798350312546. DOI: 10.1109/icoa58279.2023.10308834. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/10308834/. Acesso em: 30 out. 2024.

BATES, Tony. Teaching in a digital age: guidelines for designing teaching and learning. Vancouver, B.C.: Tony Bates Associates Ltd., 2019.

BECERRA, Isabel; FERNÁNDEZ PALMA, Orlando Elias; ALMENÁREZ MORENO, Fanny Teresa. Diseño pedagógico adaptativo para el desarrollo de MOOC: una estrategia para el desarrollo de competencias en contextos corporativos. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v. 22, p. 1–18, maio 2020. ISSN 1607-4041. DOI: 10.24320/redie.2020.22.e16.2192. Disponível em: https://redie.uabc.mx/redie/article/view/2192. Acesso em: 30 out. 2024.

BHATT, Parag; MUDULI, Ashutosh. Artificial intelligence in learning and development: a systematic literature review. European Journal of Training and Development, v. 47, n. 7/8, p. 677–694, ago. 2023. ISSN 2046-9012, 2046-9012. DOI: 10.1108/ejtd-09-2021-0143. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/EJTD-09-2021-0143/full/html. Acesso em: 30 out. 2024.

DIJCK, José van. In data we trust? The implications of datafication for social monitoring. MATRIZes, v. 11, n. 1, p. 39–59, abr. 2017. ISSN 1982-8160. DOI: 10.11606/issn.1982-8160.v11i1p39-59. Disponível em: https://revistas.usp.br/matrizes/article/view/131620. Acesso em: 30 out. 2024.

FARROW, Robert. MOOC and the workplace: key support elements in digital lifelong learning. In: v. 4, p. 139–150. ISBN 9788365262196. Disponível em: https://pm.uek.krakow.pl/article/view/1763. Acesso em: 30 out. 2024.

GALVÃO, Taís Freire; PANSANI, Thais De Souza Andrade; HARRAD, David. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 24, n. 2, p. 335–342, jun. 2015. ISSN 1679-4974. DOI: 10.5123/s1679-49742015000200017. Disponível em: http://www.iec.pa.gov.br/template_doi_ess.php?doi=10.5123/S1679-49742015000200017&scielo=S2237-96222015000200335. Acesso em: 30 out. 2024.

GIL-QUINTANA, Javier; OSUNA-ACEDO, Sara. Citizenship Training through sMOOCs: A Participative and Intercreative Learning. Sustainability, v. 12, n. 20, p. 8301, out. 2020. ISSN 2071-1050. DOI: 10.3390/su12208301. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/12/20/8301. Acesso em: 30 out. 2024.

GOGLIO, Valentina; BERTOLINI, Sonia. “The contribution of MOOCs to upskilling the labor force”. Journal of Workplace Learning, v. 33, n. 7, p. 561–574, jul. 2021. ISSN 1366-5626, 1366-5626. DOI: 10.1108/jwl-10-2020-0159. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JWL-10-2020-0159/full/html. Acesso em: 30 out. 2024.

KNOX, Jeremy. Beyond the “c” and the “x”: Learning with algorithms in massive open online courses (MOOCs). International Review of Education, v. 64, n. 2, p. 161–178, 2018. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000262719. Acesso em: 30 out. 2024.

MA, Ning; GONG, Kaixin; ZENG, Min. Effects of collaborative filtering‐based peer recommendation mechanism on in‐service teachers’ learning performance, knowledge construction, and social network during online training. Journal of Computer Assisted Learning, v. 39, n. 6, p. 1972–1987, dez. 2023. ISSN 0266-4909, 1365-2729. DOI: 10.1111/jcal.12858. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jcal.12858. Acesso em: 30 out. 2024.

PAPPANO, Laura. The Year of the MOOC. The New York Times, nov. 2012. ISSN 0362-4331. Disponível em: https://www.nytimes.com/2012/11/04/education/edlife/massive-open-online-courses-are-multiplying-at-a-rapid-pace.html. Acesso em: 30 out. 2024.

PARK, Sunyoung; JEONG, Shinhee; JU, Boreum. MOOCs in the workplace: an intervention for strategic human resource development. Human Resource Development International, v. 24, n. 3, p. 329–340, maio 2021. ISSN 1367-8868, 1469-8374. DOI: 10.1080/13678868.2018.1516062. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13678868.2018.1516062. Acesso em: 30 out. 2024.

ROSENDALE, Joseph; WILKIE, LeAnn. Scaling workforce development: using MOOCs to reduce costs and narrow the skills gap. Development and Learning in Organizations: An International Journal, v. 35, n. 2, p. 18–21, fev. 2021. ISSN 1477-7282, 1477-7282. DOI: 10.1108/dlo-11-2019-0258. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/DLO-11-2019-0258/full/html. Acesso em: 30 out. 2024.

SAMPAIO, Rf; MANCINI, Mc. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, v. 11, n. 1, p. 83–89, fev. 2007. ISSN 1413-3555. DOI: 10.1590/s1413-35552007000100013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552007000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 30 out. 2024.

SHAH, Dhawal. By The Numbers: MOOCs in 2021 — Class Central. [S. l.: s. n.], dez. 2021. Disponível em: https://www.classcentral.com/report/mooc-stats-2021/. Acesso em: 30 out. 2024.

SIEMENS, George. Learning Analytics: The Emergence of a Discipline. American Behavioral Scientist, v. 57, n. 10, p. 1380–1400, out. 2013. ISSN 0002-7642, 1552-3381. DOI: 10.1177/0002764213498851. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0002764213498851. Acesso em: 30 out. 2024.

SINGH, Ammar Bahadur; MØRCH, Anders I. An Analysis of Participants’ Experiences fromthe First International MOOC Offered at the University of Oslo. Nordic Journal of Digital Literacy, v. 13, n. 1, p. 40–64, mar. 2018. ISSN 0809-6724, 1891-943x. DOI: 10.18261/issn.1891-943x-2018-01-04. Disponível em: http://www.idunn.no/doi/10.18261/issn.1891-943x-2018-01-04. Acesso em: 30 out. 2024.

SUREEPHONG, Pradorn; DAHLAN, Winai; CHERNBUMROONG, Suepphong; TONGPAENG, Yootthapong. The Effect of Non-Monetary Rewards on Employee Performance in Massive Open Online Courses. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), v. 15, n. 01, p. 88, jan. 2020. ISSN 1863-0383. DOI: 10.3991/ijet.v15i01.11470. Disponível em: https://online-journals.org/index.php/i-jet/article/view/11470. Acesso em: 30 out. 2024.

SWAMY, Vinitra; DU, Sijia; MARRAS, Mirko; KASER, Tanja. Trusting the Explainers: Teacher Validation of Explainable Artificial Intelligence for Course Design. In: LAK23: 13th International Learning Analytics and Knowledge Conference. Arlington TX USA: Acm, mar. 2023. p. 345–356. ISBN 9781450398657. DOI: 10.1145/3576050.3576147. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3576050.3576147. Acesso em: 30 out. 2024.

TANG, Shujun. Learning Mechanism and Function Characteristics of MOOC in the Process of Higher Education. EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education, v. 13, n. 12, nov. 2017. ISSN 13058223. DOI: 10.12973/ejmste/80769. Disponível em: https://www.ejmste.com/article/learning-mechanism-and-function-characteristics-of-mooc-in-the-process-of-higher-education-5192. Acesso em: 30 out. 2024.

YAN, Zhai. Construction and Application of Vocational Training Platform for Enterprise Employees. Edição: Mian Ahmad Jan. Mobile Information Systems, v. 2022, p. 1–8, jun. 2022. ISSN 1875-905x, 1574-017x. DOI: 10.1155/2022/4091808. Disponível em: https://www.hindawi.com/journals/misy/2022/4091808/. Acesso em: 30 out. 2024.

YOUSEF, Ahmed Mohamed Fahmy; SUMNER, Tamara. Reflections on the last decade of MOOC research. Computer Applications in Engineering Education, v. 29, n. 4, p. 648–665, jul. 2021. ISSN 1061-3773, 1099-0542. DOI: 10.1002/cae.22334. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/cae.22334. Acesso em: 30 out. 2024.

ŻUR, Agnieszka; FRIEDL, Christian. Transforming Workplace Learning: A Qualitative Inquiry into Adopting Massive Open Online Courses into Corporate Learning and Development. Education Sciences, v. 11, n. 6, p. 295, jun. 2021. ISSN 2227-7102. DOI: 10.3390/educsci11060295. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/11/6/295. Acesso em: 30 out. 2024.

Downloads

Publicado

05-11-2024

Como Citar

MENDONÇA, A. P. B.; ALVES, L. R. G. Cursos Online Abertos e Massivos (MOOC) em contextos corporativos: uma revisão da literatura. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 17, p. e51188, 2024. DOI: 10.1590/1983-3652.2024.51188. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/51188. Acesso em: 18 nov. 2024.