FAB LAB e educação no Brasil

as ações de disseminação da cultura maker na educação básica e no ensino superior

Autores

  • Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Recife, PE, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2572-7383

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.52809

Palavras-chave:

Cultura maker, FAB LAB, Educação básica, Ensino superior, STEAM

Resumo

A proposta da presente pesquisa é analisar as estratégias e ações de disseminação da cultura maker no campo da educação promovidas pelos Laboratórios de Fabricação Digital (FAB LAB) no Brasil, considerando os elementos para o desenvolvimento do letramento digital e científico, bem como os aspectos relacionados à diversidade e ao incentivo ao STEAM. A metodologia proposta foi orientada pelos princípios da pesquisa qualitativa, documental, com fundamentação teórica no campo dos Estudos Culturais. Foram analisados os documentos de quarenta e dois FAB LAB brasileiros que indicaram em seus documentos ações no campo da Educação. Os resultados indicam que existe uma grande diversidade de abordagens e ações pedagógicas nesses espaços, uso do maker como uma ação de marketing em instituições públicas e privadas, limitações das ações efetivas direcionadas para a Educação Básica e Ensino Superior, poucas ações de diversidade e incentivo ao STEAM e letramento científico. A princípio, a diversidade de metodologias e teorias que perpassam o uso dos elementos da cultura maker na Educação parece um ajuste necessário para o desenvolvimento de propostas integradas ao currículo e as concepções de aprendizagem adotadas em algumas instituições, mas na prática surgem como uma bricolagem com elementos conflitantes que comprometem os resultados das propostas. Apesar das limitações encontradas, a existência de propostas de espaço maker comprometidos com a disseminação e consolidação da cultura maker na Educação mostra que é possível articular ações efetivas com excelentes resultados.

Biografia do Autor

  • Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Recife, PE, Brasil

    Doutora em Educação e professora (Associado 4) da Universidade Federal de Pernambuco, lotada no Departamento de de Ensino e Currículo. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) e do Mestrado Profissional em Rede para Professores de Geografia - PROFGEO. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: cultura digital, narrativas digitais e transmidiáticas, narrativas em jogos digitais, tecnologias digitais e ensino, redes sociais e divulgação científica.

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Publicado

29-10-2024

Como Citar

FAB LAB e educação no Brasil: as ações de disseminação da cultura maker na educação básica e no ensino superior. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 17, p. e52809, 2024. DOI: 10.1590/1983-3652.2024.52809. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/52809. Acesso em: 23 dez. 2024.

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