FAB LAB e educação no Brasil
as ações de disseminação da cultura maker na educação básica e no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.52809Palavras-chave:
Cultura maker, FAB LAB, Educação básica, Ensino superior, STEAMResumo
A proposta da presente pesquisa é analisar as estratégias e ações de disseminação da cultura maker no campo da educação promovidas pelos Laboratórios de Fabricação Digital (FAB LAB) no Brasil, considerando os elementos para o desenvolvimento do letramento digital e científico, bem como os aspectos relacionados à diversidade e ao incentivo ao STEAM. A metodologia proposta foi orientada pelos princípios da pesquisa qualitativa, documental, com fundamentação teórica no campo dos Estudos Culturais. Foram analisados os documentos de quarenta e dois FAB LAB brasileiros que indicaram em seus documentos ações no campo da Educação. Os resultados indicam que existe uma grande diversidade de abordagens e ações pedagógicas nesses espaços, uso do maker como uma ação de marketing em instituições públicas e privadas, limitações das ações efetivas direcionadas para a Educação Básica e Ensino Superior, poucas ações de diversidade e incentivo ao STEAM e letramento científico. A princípio, a diversidade de metodologias e teorias que perpassam o uso dos elementos da cultura maker na Educação parece um ajuste necessário para o desenvolvimento de propostas integradas ao currículo e as concepções de aprendizagem adotadas em algumas instituições, mas na prática surgem como uma bricolagem com elementos conflitantes que comprometem os resultados das propostas. Apesar das limitações encontradas, a existência de propostas de espaço maker comprometidos com a disseminação e consolidação da cultura maker na Educação mostra que é possível articular ações efetivas com excelentes resultados.
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